Prefeitura divulga informações sobre nova vacina contra Covid-19 que protege de variantes

Imunizante será liberado em fases a partir da próxima segunda, através de convocação no Minha Vacina
24/02/2023 11:10h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Vacinação bivalente contra Covid-19 estará disponível a partir da próxima segunda em Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde divulgou as primeiras informações sobre a nova vacina contra Covid-19, a bivalente, que protege contra variantes da doença e estará disponível para alguns grupos específicos a partir da próxima segunda-feira (27). A bivalente da Pfizer é responsável por melhorar a defesa do organismo contra o Novo Coronavírus e aumenta a eficácia da imunização.

A vacinação em Indaiatuba, assim como em todo Brasil, será escalonada em 5 fases para grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Fase 1 – Pessoas a partir de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir dos 12 anos de idade, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunossuprimidos;

Fase 2 – pessoas de 60 a 69 anos de idade;

Fase 3 – gestantes e puérperas (é possível alterar o cadastro no Minha Vacina caso essa condição tenha sido atualizada);

Fase 4 – trabalhadores da saúde;

Fase 5 – pessoas com deficiência permanente.

No município, os grupos prioritários serão convocados através do Minha Vacina, conforme o recebimento dessas vacinas por meio da Secretaria Estadual de Saúde.

Só podem receber esse novo imunizante, as pessoas que tomaram pelo menos 2 (duas) doses da vacina monovalente (aquelas que já estavam sendo aplicadas desde o início da campanha), incluindo quem já recebeu 3 ou 4 doses também. Se o munícipe não tiver recebido pelo menos 2 doses, não poderá receber a nova vacina bivalente. É obrigatório também respeitar o intervalo de 4 meses desde a aplicação da última dose de qualquer imunizante contra Covid-19.

Para o público que não está incluído nessas primeiras fases da vacinação bivalente, recomenda-se a continuidade do reforço com as vacinas monovalentes (Pfizer, Astrazeneca, Coronavac ou Janssen) disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do WhatsApp da Secretaria de Saúde (19) 99779-3856.

• Redator(es): Gabriel Beccari