Índice de Efetividade de Gestão Municipal de Indaiatuba está acima da média das cidades paulistas

Avaliação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo atribuiu nota “B” ao município
28/02/2023 15:43h

Foto: Arquivo Eliandro Figueira - RIC/PMI

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), principal órgão fiscalizador da aplicação dos recursos públicos, divulgou o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEG-M) de 2022, referente a 2021. Indaiatuba conquistou nota “B” (efetiva) e está entre as 33 cidades melhor avaliadas do Estado. O município também está acima da média geral das 644 cidades paulistas avaliadas com IEG-M, que é “C” (baixo nível de adequação).

Para o prefeito Nilson Gaspar (MDB) Indaiatuba receber essa avaliação favorável há tantos anos é extremamente gratificante. “Mais uma vez reforço que o planejamento a longo prazo que existe em todas as áreas, aliado a responsabilidade fiscal, tem sido o grande diferencial da Administração Municipal. Não fazemos loucuras, trabalhamos muito sério e desta maneira estamos conseguindo nos manter nesse patamar de excelência, fazendo os investimentos necessários para garantir o desenvolvimento da cidade, gerar empregos e oferecer qualidade de vida para nossa população”, ressaltou.

Para o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna, a gestão eficiente do prefeito Nilson Gaspar, atrelada a uma equipe técnica competente e comprometida, mantém Indaiatuba em grau de excelência fiscal. “A partir de uma gestão pública eficiente e continuada a Execução Orçamentária de Indaiatuba se baseia nos pilares que contemplam três elementos norteadores: responsabilidade, planejamento e controle, o que torna o município um ambiente propício para o desenvolvimento industrial e empresarial”.

O IEG-M foi criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para medir a eficiência dos gastos municipais e políticas públicas do gestor municipal. Os pilares avaliados são: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. Os dados são coletados anualmente por meio de questionários eletrônicos. Dos 644 municípios paulistas, 33 obtiveram nota “B” (efetiva), 164 municípios nota “C+” (em fase de adequação) e 447 tiveram IEM-G C (baixo nível de adequação).

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi