Projeto aprovado pelo ProAC leva contação de histórias e oficinas itinerantes para diversos pontos

Dan, o que Conta o Arco-Íris quer mostrar o conhecimento ligado às religiões de matriz africana
08/03/2023 15:38h

Foto: Kimberly Christie

Marina Costa é contadora de histórias e arte-educadora na cidade de Indaiatuba

A produção Dan, o que Conta o Arco-Íris, tem início neste final de semana e reúne diversas atrações gratuitas. Desenvolvida em parceria com a casa de candomblé Ilê Axé Odara, de Indaiatuba, contará com encontros presenciais e itinerantes, voltados ao público infantil e infanto-juvenil, com contação de histórias (Ìtãns) do orixá Oxumaré e diversas de canto, dança e plantio de mudas, que seguem até o dia 1º de abril.

O projeto será realizado por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado e Economia Criativa de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A produção é da Do Corpo ao Conto e Bendita Maria.

A iniciativa de levar Dan, o que Conta o Arco-Íris a vários pontos da cidade é de Marina Costa, contadora de histórias e arte-educadora. Segundo ela, o principal objetivo da produção é fortalecer a transmissão de saberes ligados às religiões de matriz africana em Indaiatuba, divulgando a mitologia yorubá através de um conto do orixá Oxumaré entre adultos e, principalmente, entre crianças.

“A ideia é ampliar o contato da população com saberes das religiões de matriz africana, reconhecer e valorizar a figura do Babalorixá como detentor de saberes, valorizando seu ofício, inclusive como fonte das informações que compõem essa contação de histórias”, explica.

Além da contação de histórias, os encontros também contam com Oficinas de Kokedama, técnica japonesa de arranjos suspensos. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada oficina, confirmadas no dia de sua realização, com a organização do evento.

A produção conta com trilhas sonoras e musicais exclusivas compostas pelo percussionista Fagner Oliveira e participação do músico Fábio Nascimento. As apresentações serão realizadas na Praça Rui Barbosa, Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) do Jardim São Conrado, Casa da Memória ‘José Luiz Sigrist’ e Associação Cultural Ilê Axé Odara.

Oficina de Atabaque

Dan, o que Conta o Arco-Íris também contará com o projeto Na Batida do Atorí, idealizado e ministrado pelo Elémòsó Alexandre Buda. O projeto de percussão nasce do sonho de Buda em perpetuar o conhecimento adquirido ao longo de mais de 20 anos de vivência dentro dos terreiros de candomblé. Com mais de sete anos de existência, consiste em aulas de atabaque na Nação Ketu baiana.

Dan, o que Conta o Arco-Íris

11 de março, às 9 horas