A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Projeto com apoio do ProAC visa dar visibilidade às mulheres negras na liderança da cultura popular

‘Por Cima do Medo, Coragem’ reúne grupos de Indaiatuba, São José dos Campos e Capivari em três eventos
21/03/2023 14:11h


Foto: Alisson Simeão
Projeto com apoio do ProAC visa dar visibilidade às mulheres negras na liderança da cultura popular

Em dez anos de trabalho ativo, o grupo Filhos da Semente levou o jongo para muitos espaços

Criado com o objetivo de dar visibilidade à liderança feminina dentro das manifestações populares, o evento Por Cima do Medo, Coragem será realizado em três datas, nas cidades de Indaiatuba (26 de março), São José dos Campos (23 de abril) e Capivari (30 de abril), com produção do grupo Filhos da Semente. Ao final, os encontros serão reunidos em um único documentário, que tem exibição prevista para maio.

O projeto será realizado por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado e Economia Criativa de São Paulo, com produção do grupo de Jongo Filhos da Semente e apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Em dez anos de trabalho ativo, o grupo Filhos da Semente levou o jongo para muitos espaços, comprovando que as manifestações populares brasileiras conversam entre si – e mais ainda, compartilham da mesma raiz. Assim, seus líderes conheceram diversas mulheres pretas, líderes de importantes comunidades.

Pensando nelas, nasceu o projeto Por Cima do Medo, Coragem, que tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho e história destas protagonistas com a troca de conhecimento, por meio de oficinas. Assim, o evento reúne o Jongo do Filhos da Semente, de Indaiatuba, o Batuque de Umbigada Paulista com a mestra D. Marta, de Capivari, e o Jongo Mistura da Raça, com Márcia Cunha, de São José dos Campos.

Batuque de Umbigada Paulista com a mestra D. Marta, de Capivari, é uma das atrações (Foto: Nidin Sanches)

Encontros

Os encontros terão início em Indaiatuba neste domingo, 26 de março, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Jardim São Conrado, localizado na Rua Jordalino Pietrobom, 1.300. A programação tem início às 10 horas, com a roda de conversa com o tema Mulheres na Cultura. O grupo Filhos da Semente abre a programação da tarde às 14h, seguido pelo Batuque de Umbigada Paulista às 16h, e o Jongo Mistura da Raça, às 17h.

O projeto segue para São José dos Campos no dia 23 de abril, no Ponto de Cultura Mistura da Raça. No dia 30 de abril, chega a Capivari, no Quintal D. Marta. Todos estes encontros serão registrados e darão origem a um documentário com o título do projeto, Por Cima do Medo, Coragem, que será exibido dia 7 de maio, às 13 horas, no CEU do Jardim São Conrado, em Indaiatuba. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

Jongo Mistura da Raça, com Márcia Cunha, de São José dos Campos, também é atração (Foto: Paula Campoy)

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 229

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba