Secretaria de Saúde inicia vacinação contra varíola dos macacos (Monkeypox)

Imunização chega à Indaiatuba e tem destino definido para grupos específicos
23/03/2023 15:29h

Foto: Divulgação RIC/PMI
Secretaria de Saúde inicia vacinação contra varíola dos macacos (Monkeypox)

Vacinação ocorrerá de forma gradual e agendada para todos os pacientes elegíveis.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba recebeu na última quarta-feira (22) uma remessa de vacinas contra a varíola dos macacos ou Monkeypox. A imunização será realizada pelo SAE/CTA - Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento – para pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença, dentro do cenário atual de transmissão observada no país.

A população alvo a ser vacinada, definida por normas técnicas do Ministério da Saúde (MS), são as pessoas vivendo com HIV/AIDS com idade igual ou superior a 18 anos, que sejam homens cisgêro, travestis e mulheres transexuais e que possuam contagem de linfócitos T – CD4 menor que 200 cel/mm³ em exame coletado nos últimos seis meses. Os pacientes que já fazem acompanhamento nos serviços de saúde do município serão contatados pelos profissionais da Prefeitura. Àqueles que não estão inseridos no SUS, e estejam em serviços privados/conveniados também tem direito à vacinação mas precisam estar dentro das normas do MS, procurar o SAE/CTA de Indaiatuba de segunda a sexta, das 8h às 17h e apresentar documento com foto, cópia do último exame de linfócitos T – CD4 menor que 200 cel/mm³ coletado nos últimos seis meses além de um relatório médico autorizando a vacinação.

Todos os pacientes elegíveis para essa imunização contra a varíola dos macacos serão convocados pela Saúde através do telefone registrado na unidade do SAE/CTA, a partir daí serão agendados de forma gradual para a realização da vacinação.

O SAE/CTA está localizado na avenida Visconde de Indaiatuba, 199 - Vila Vitória (anexo ao Hospital Dia).

• Redator(es): Gabriel Beccari