Secretaria de Serviços Urbanos retoma Projeto Horta nas Escolas em três unidades municipais

Atividade visa promover integração dos alunos e estimular o desenvolvimento de habilidades
20/04/2023 15:26h

Foto: RIC/PMI

Implantação dos canteiros que receberão as mudas de hortaliças é a primeira etapa do projeto

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente retomou os trabalhos de implantação de horta para atender as escolas municipais. Neste ano, a equipe do Projeto Horta nas Escolas já implantou os canteiros na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Leonardo Braz Zuppa, no Parque das Nações; Creche Prof.ª Vania Aparecida Martim de Mello, no Jardim Lauro Bueno de Camargo, e Escola Estadual Prof.ª Maria Bernardete Amgarten Peres, no Jardim Paulista.

Conforme explicou o secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, a proposta é oferecer um aprendizado de forma lúdica e divertida, onde as crianças têm contato direto com os processos da natureza e constatam no dia a dia o desenvolvimento das verduras e legumes plantados durante as atividades. “A horta é utilizada dentro das atividades pedagógicas da escola e cada unidade define a melhor forma de utilizar o projeto”, reforçou o secretário.

O objetivo do projeto também é promover a integração dos alunos em atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades importantes como participação, cooperação, resolução de problemas, comunicação e responsabilidade, além de incentivar os alunos à prática de ações sustentáveis que contribuem para uma alimentação mais saudável.

As escolas interessadas em receber o projeto devem solicitar por meio de ofício endereçado à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, e a equipe do Horta nas Escolas vai até o local para avaliar se a implantação é viável ou não. O serviço também se estende às escolas estaduais que tiverem interesse.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno