A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Paulo Ricardo abre o 31º Maio Musical no próximo dia 1º com o show Rádio Pirata: 35 Anos

Lenine, Sidney Magal e artistas locais de diversos gêneros também são atrações da primeira semana
28/04/2023 15:44h


Foto: Bella Pinheiro
Paulo Ricardo abre o 31º Maio Musical no próximo dia 1º com o show Rádio Pirata: 35 Anos

Paulo Ricardo abre o Maio Musical relembrando show dirigido por Ney Matogrosso

Com o show Rádio Pirata: 35 Anos, com Paulo Ricardo, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre a programação do 31º Maio Musical na próxima segunda-feira, feriado de 1º de maio. No total, a edição 2023 do evento conta com mais de 60 atrações, entre shows, espetáculos musicais e documentários que serão exibidos em parceria com o Topázio Cinemas.

O 31º Maio Musical começa na segunda, dia 1º, com três shows no palco do Parque Ecológico, em frente à Prefeitura de Indaiatuba. Quem abre a programação é a A2 Rock, a partir das 17 horas. Formada por Adilson Fernandes, André Diniz e Marcelo Costa, a banda convida para uma viagem no tempo, com grandes sucessos nacionais dos anos 80. Às 18h, é a vez da banda Superbad, que irá relembrar clássicos de lendas do rock como Led Zeppelin, Janis Joplin, Deep Purple, Iron Maiden, entre outros.

Fechando a noite, é a vez de Paulo Ricardo com Rádio Pirata: 35 Anos, que celebra o sucesso do show Rádio Pirata Ao Vivo, divisor de águas do show business brasileiro dos anos 80 e apresenta o repertório do álbum lançado em 1985. “Estreamos o show no dia seguinte ao meu aniversário de 24 anos e o impacto foi imediato”, lembra o cantor. “As pessoas enlouqueceram com o laser e a direção precisa e sofisticada de Ney Matogrosso. Este é exatamente o mesmo show de 1985. Se você esteve lá, vai se arrepiar. Se não esteve, bem-vindo a bordo”, define Paulo.

No repertório, grandes sucessos como Rádio Pirata, Revoluções por Minuto, Alvorada Voraz, A Cruz e a Espada, Naja, Olhar 43, Estação no Inferno, London London e Flores Astrais.

Sinfônica

A programação segue na quinta-feira, dia 4, às 19h30, com o concerto da Banda Sinfônica do Exército na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei). Criada em 2002, a Sinfônica tem como objetivo principal fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército Brasileiro, estabelecendo um elo artístico cultural com a sociedade brasileira.

Ao longo dos anos, a Banda Sinfônica do Exército (BSE) se apresentou nas mais importantes salas de concertos do Brasil e recebeu importantes solistas nacionais e internacionais. Recebeu também diversos prêmios, entre eles de Melhor Projeto de Música Erudita e o Prêmio Especial de Cultura, ambos concedidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

No dia 5, sexta-feira, a programação do 31º Maio Musical se divide em dois locais. O Ciaei recebe, às 19h30, o espetáculo Cabaret: Uma Homenagem à Era de Ouro, com Arthur Raymundo e Laura Duarte, formados pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e solistas de diversos projetos nacionais e internacionais.

Com um repertório sensual, dramático e romântico, que mistura gêneros como jazz, MPB e o lírico, na companhia de Chiquinho Costa (piano), Viktor De Lima (baixo) e Gerson Lima Filho (bateria), os cantores exploram o universo de Édith Piaf, Chico Buarque, Jacques Brel, Kurt Weill, entre outros.

Quem sobe ao palco em seguida, às 20h30, é a maestrina, cantora e especialista em Canção Popular, Sonia Di Morais. As Canções que Você Fez pra Mim é um show inédito produzido para o 31º Maio Musical, com um repertório que homenageia as compositoras e grandes intérpretes.

Sonia assina a direção musical e os arranjos do show, ao lado de Eron Guarnieri. No palco, ela será acompanhada por Gerson de Lima Filho na bateria, Victor de Lima no contrabaixo e Eron Guarnieri ao piano.

Noite Sertaneja

A primeira Noite Sertaneja do Maio Musical acontece dia 5 de maio, a partir das 19 horas, com três shows no palco do Parque Ecológico. Em Clássicos Eternos, Alexandre Rizzo traz canções que marcaram época na música sertaneja, passando por compositores consagrados e intérpretes que fizeram – e ainda fazem – sucesso com faixas eternizadas no repertório da Música Popular Brasileira.

Quem sobe ao palco às 20 horas é a dupla Leandro & Lorena, lançados pelo apresentador Rodrigo Faro em rede nacional. A dupla gravou e lançou seu primeiro CD e DVD com a participação dos parceiros Thaeme & Thiago.

Fechando a noite, às 21 horas, é a vez do cantor Matheus Reis, com Primeiro Passo. O cantor vem ganhando cada vez mais espaço em Indaiatuba e região e já se apresentou em diversas casas, levando um show animado e interagindo com o público. Em 2023, lançou seu primeiro DVD, intitulado Primeiro Passo.

Cantautor

No dia 6, às 20 horas, abrindo o primeiro final de semana do 31º Maio Musical, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebe o cantor e compositor Lenine, para apresentação que reúne sucessos como Paciência, O Último Pôr-do-Sol e Hoje Eu Quero Sair Só, entre outros. 

O cantor Lenine é ganhador do Grammy Latino por melhor álbum de pop brasileiro, melhor álbum de música popular brasileira e melhor canção brasileira. Ele se autoproclama ‘cantautor’, uma vez que canta suas próprias composições, inspiradas em suas questões, amores e as sagas de seu tempo.

A Sinfônica de Indaiatuba, que já figura entre as maiores do Estado de São Paulo, se apresenta sob a regência do maestro Paulo de Paula. Na cidade, a orquestra tem realizado intenso trabalho de formação de público através de concertos comentados, tornando a música clássica acessível a uma grande parte da população.

A programação no domingo, dia 7, tem início às 16 horas, no Ciaei, com um concerto para toda a família. A São Paulo Wind Ensemble, formada por jovens músicos bacharelandos da USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e por alunos das Escolas de Música do Município e do Estado de São Paulo, com regência de Mônica Giardini, apresenta uma adaptação de O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, com música composta por Angelo Sormani.

O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe – Um Conto Musical traz uma orquestra de sopros formada por 25 músicos, que são acompanhados pela narração da história e aquarelas projetadas em telão. O objetivo é levar música erudita à população, trazendo temas importantes para reflexão, numa versão inédita para o público infanto-juvenil.

Compositor e maestro italiano, Angelo Sormani formou-se em trompete, composição de música eletrônica, canto coral e instrumentação de coro e banda no Conservatório G.Verdi em Milão, onde mais tarde formou-se com honras em direção, composição e instrumentação de banda.

Mônica Giardini é doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP, estudou com Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, o Prêmio Mulheres no Mercado e o Prêmio Excelência Mulher. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Rádio do Magal

Encerrando a semana, no domingo, dia 7, às 18 horas, no palco do Parque Ecológico, quem abre a programação é Tavinho Rezende Blues Band, que promete um verdadeiro tributo ao Blues, um estilo com grande influência na música popular. No repertório, nomes como Eric Clapton, Muddy Waters, Elvis Presley, em releituras de Tavinho Rezende e sua banda, que também trazem canções autorais.

Em seguida, às 19 horas, é a vez do Baile do Magal, com o cantor Sidney Magal. Conhecido por sua versatilidade e estilo atemporal, o cantor vem com um espetáculo que comemora sua carreira e de artistas que dominavam as paradas de sucesso. 

“Quero mostrar o quão alegre e importante foi o momento do rádio na nossa carreira. Muitos dos sucessos como Meu Sangue Ferve, Tenho e Sandra Rosa Madalena perduram por 40 anos no gogó da galera, porque foi o rádio quem estourou e fez parte do dia a dia de milhões de pessoas”, destaca Magal.

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 346

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba