Assistência Social retoma pesagem obrigatória dos beneficiários do Programa Bolsa Família

Se não realizada a pesagem, benefício pode ser bloqueado.
09/05/2023 14:33h

Foto: MDAS/Divulgação

Se não realizada a pesagem, benefício pode ser bloqueado.

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Assistência Social informa que a primeira vigência de pesagem do Programa Bolsa Família teve início no último dia 27 de abril e se encerra em 31 de maio. A ação é obrigatória para os beneficiários do Programa e se não realizada o benefício pode ser bloqueado.

Os dependentes do Programa Bolsa Família que possuem crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos devem retirar os cartões de pesagem no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência ou na Prefeitura Municipal. Após a retirada do cartão é necessário ir até a UBS (unidade básica de saúde) mais próxima com a carteira de vacinação, cartão do SUS e o cartão de pesagem. A própria UBS repassa os dados para a gestão do Programa Bolsa Família.

A gestora do Cadastro Único de Indaiatuba, Marcela Buono, informou que em 2022 Indaiatuba alcançou o índice de 77% do monitoramento na saúde, o resultado nacional de acompanhamento foi de 72%. “É muito importante que os beneficiários do Programa fiquem atentos aos prazos da pesagem 2023 para evitar que o benefício seja bloqueado. Nós estamos fazendo uma busca ativa para localizar essas famílias, mas é importante que todos prestem bastante atenção nas datas”, alertou.

De acordo com os dados do Cadastro Único Municipal 3.620 famílias devem realizar a pesagem nas UBS de Indaiatuba. A pesagem é realizada semestralmente e visa ampliar o monitoramento e aprimorar o serviço. As famílias dentro do perfil recebem o comunicado da pesagem e é importante manter o cadastro atualizado para que as informações cheguem pelo correio.

Mais informações podem ser esclarecidas no telefone (19) 3834-9225.

• Redator(es): Gabriel Beccari