Indaiatuba recebe evento da Associação Nacional de Basquete 3x3 nos dias 27 e 28 de maio

Areninha 3x3 terá palestras e simulação de torneio no Skate Park Ecológico; inscrições estão abertas
12/05/2023 12:10h

Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI

Interessados em participar do Areninha 3x3 devem realizar sua inscrição pelo site da FIBA

Com realização da Associação Nacional de Basquete 3x3, por meio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes, acontece nos dias 27 e 28 de maio a Areninha 3x3, evento de Basquete 3x3 com inscrições online abertas. As atividades acontecem na quadra do Skate Park Ecológico e a participação é gratuita.

A ação foi criada com o objetivo de fomentar o Basquete 3x3, agora uma modalidade olímpica, por meio do Projeto Areninha 3x3, voltado para técnicos, professores e atletas de todas as idades. “Já somos parceiros da Associação Nacional de Basquete 3x3 e teremos este novo evento para fomentar o esporte, cada vez mais, em nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos.

O projeto visa ensinar desde métodos de treinamento até atividades lúdicas, criando uma rede de relacionamento entre os profissionais atuantes nas quadras de Basquete 3x3. O intuito é incentivar a criação de times oficiais que representem o município nos torneios 3x3, fomentando a prática esportiva nas crianças, jovens e público em geral.

Areninha Indaiatuba

Indaiatuba recebe a 21ª edição do projeto nos dias 27 e 28 de maio, com uma programação que será dividida em duas etapas. No sábado, dia 27, os profissionais da ANB 3x3 falarão sobre introdução a prática esportiva, regras oficiais e introdução ao Play FIBA (Federação Internacional de Basquete), em dois horários, das 10h às 12 e das 14h às 17h.

No domingo, dia 28, acontece a Clínica 3x3, das 10h às 12h. No período da tarde, das 13h às 16h, acontece uma simulação de Torneio com os participantes e a entrega de certificados para aqueles que participarem dos dois dias de atividades da Areninha 3x3. A quadra no Skate Park Ecológico está localizada na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 934, no Jardim Esplanada.

As inscrições acontecem no site da FIBA, através deste link. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 96850-7687 ou pelo e-mail relacionamento@basquete3x3.com.br.

O Projeto Areninha 3x3 é de responsabilidade técnica e execução da Associação Nacional de Basquete 3x3, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, através do Termo de Fomento ao Esporte da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo (SEESP).

Regras

O jogo será disputado numa quadra de basquete 3x3 que possui apenas uma cesta ou em metade de uma quadra de basquete tradicional. Cada equipe deve ser composta por, no máximo, quatro jogadores, sendo três na quadra e uma na reserva.

Cada arremesso feito de dentro do grande arco vale um ponto, atrás do grande arco vale dois pontos e cada lance livre convertido vale um ponto. O tempo normal de jogo será de um período de 10 minutos. O cronômetro de jogo deve ser parado toda vez que a bola sair e em lances livres.

A primeira equipe a marcar 21 pontos ou mais será a vencedora. Se o placar estiver empatado ao final do tempo normal de jogo, será realizada uma prorrogação. A primeira equipe a marcar dois pontos vence o jogo. Confira todas as regras em www.basquete3x3.com.br.

• Redator(es): Fábio Alexandre