Prefeito Nilson Gaspar entrega título de propriedade à Igreja Nossa Senhora da Candelária

Prefeitura viabilizou documentação por meio da Reurb-S (Regularização Fundiária de Interesse Social)
15/05/2023 14:54h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

Prefeito Nilson Gaspar entrega Matrícula para pároco Paulo Crozera durante missa do Dia das Mães

Um importante capítulo da história da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária foi escrito na manhã deste domingo (15). O prefeito Nilson Gaspar entregou o Título de Propriedade (Matrícula) do imóvel nas mãos do padre Paulo Crozera. A Matriz, que tem 192 anos de fundação, possuía apenas o cadastro do imóvel regularizado junto à municipalidade, sem o registro no cartório. A entrega foi oficializada durante a missa do Dia das Mães e também contou com a participação do secretário de Habitação, Osni Wulf.

A Prefeitura viabilizou a documentação da Igreja, gratuitamente, por meio da Reurb-S (Regularização Fundiária de Interesse Social), que é destinada ao parcelamento do solo urbano para fins de interesse social.

Na cerimônia de entrega, o prefeito apresentou um breve histórico da Igreja para a comunidade, ressaltou a importância da Matriz para a cidade e sua satisfação em fazer parte desse marco histórico para a Paróquia. “Todos vocês aqui presentes estão fazendo parte da história da Matriz, com a entrega dessa documentação. Usamos os mecanismos que a lei nos permite e conseguimos fazer a escritura da Igreja, o que oficializa a posse de fato do prédio. Isso vai permitir que a paróquia busque recursos para a restauração do prédio, porque sem documento não se consegue nada. Parabéns a toda equipe envolvida nesse processo e à comunidade em geral”, resumiu.

A constatação de que a Matriz Nossa Senhora da Candelária não possuía a Matrícula do imóvel aconteceu no ano passado, após consultas junto aos cartórios da cidade diante da necessidade da Paróquia em apresentar os documentos do imóvel para buscar recursos junto aos órgãos públicos para viabilizar o restauro da igreja.

Diante do problema, o padre Paulo buscou a ajuda da Prefeitura e protocolou um pedido junto à Secretaria de Habitação, que conseguiu viabilizar a documentação por meio da Reurb-S, sem nenhum custo à Matriz, seguindo a Lei 3.465/2017, que define a regularização fundiária de imóveis urbanos. O imóvel foi registrado em nome da Mitra Arquidiocesana de Campinas.

Fundada em 09 de dezembro de 1830, a Matriz Nossa Senhora da Candelária é um exemplo da arquitetura religiosa colonial paulista e uma das poucas igrejas construídas em taipa de pilão que ainda sobrevivem no Estado. Conforme historiadores, esse sistema construtivo era dominante no planalto paulista até fins do século XIX e consistia em socar camadas de terra úmida entre formas de madeira (taipas).

Foto: Eliandro Figueira/RIC-PMI

Diante da necessidade de manutenção do prédio e das restrições por ser um patrimônio tombado, em 2022 o pároco Paulo Crozera constituiu uma comissão responsável pelo estudo e elaboração de um projeto de restauração que será apresentado à comunidade. O objetivo é buscar recursos para as obras mais urgentes como a restauração do telhado e serviços de elétrica e hidráulica, além de pintura, manutenção de vitrais, órgão e recuperações internas como a capela e portas, entre outros serviços.

O empenho da comunidade é para que o restauro esteja concluído até 2030 para as celebrações de 200 anos de fundação da Matriz. Para isso, a igreja pretende contar com o apoio da comunidade indaiatubana, dos governos Municipal, Estadual e Federal e, principalmente, da iniciativa privada por meio de parcerias.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno