A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Jazz, erudito, pop, samba e reggae formam a programação da terceira semana do 31º Maio Musical

Noite do Flashback e Samba no Parque são atrações junto com Fundo de Quintal e Maneva
17/05/2023 13:58h


Foto: Divulgação
Jazz, erudito, pop, samba e reggae formam a programação da terceira semana do 31º Maio Musical

Fundo de Quintal celebra seus 45 anos de sucesso na Música Popular Brasileira

A terceira semana do 31º Maio Musical mistura jazz, pop, rock, samba e reggae em uma grande mistura de gêneros para todos os gostos. Quem abre a programação nesta quarta, 17 de maio, é a Campinas Jazz Big Band, que recebe o baterista Fabio Augustinis, em uma semana que conta ainda com a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Noite do Flashback, Samba no Parque e shows com o grupo Fundo de Quintal e a banda Maneva.

Abrindo a programação, a Campinas Jazz Big Band convida Fabio Augustinis é atração nesta quarta, 17 de maio, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei). A Campinas Jazz Big Band é uma reunião de músicos experientes do cenário musical de Campinas e São Paulo, interessados na sonoridade e na estética das big bands americanas.

Com um repertório que explora clássicos do jazz e da música brasileira, a banda tem como objetivo a divulgação da música instrumental, realizando releituras de compositores e arranjadores consagrados. Suas referências são músicos como Sammy Nestico, Thad Jones, Maria Schneider, e também o artista brasileiro Moacir Santos.

Neste show, recebem Fabio Augustinis, baterista, percussionista, educador, compositor e produtor cultural. Atualmente, é professor de estudos do jazz e música comercial na Texas Tech University em Lubbock, Texas, Estados Unidos. É doutor em pela Universidade do Texas em Austin, mestre pela Universidade de Iowa, e bacharel em música pela Unicamp.

Nesta quinta-feira, 18 de maio, acontecem dois shows às 19h30. No Casarão Pau Preto, o grupo Plano de Voo apresenta Paragens Brasileiras, que revisita a obra de grandes compositores. No repertório, canções elaboradas e desafiadoras de Edu Lobo, Chico Buarque, Ivan Lins, Gilberto Gil, Djavan, Milton, João Bosco, Dori Caymmi e Tom Jobim.

No Ciaei, quem se apresenta é a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que pertence ao Corpo Musical, unidade sesquicentenária criada em 7 de abril de 1857, quando contava apenas com 17 soldados e um sargento mestre, com a missão de levar entretenimento às praças aquarteladas. Atualmente, a Orquestra é composta pela Banda Sinfônica, duas Seções de Banda, Coro Masculino, Camerata e Jazz Band, além de outras formações extraídas desses grupos.

Noite do Flashback

A sexta-feira, 19 de maio, será marcada por muito pop/rock nacional e internacional de décadas passadas, na Noite do Flashback. Quem abre a programação no palco do Parque Ecológico, às 19h, é a Banda Dadyna, com o show Feito para Dançar, que resgata clássicos dos anos 80, 90 e 2000, apresentados de forma que o público dance e se divirta com clássicos que atravessam gerações.

Na sequência, às 20h, é a vez da Banda Fórmula 2, com o show Vem Bailar, que promete uma verdadeira viagem musical. Fechando a programação, às 21h, a Banda Brexó apresenta músicas de várias épocas e estilos, despertando as emoções do público e apresentando sucessos que embalaram as gerações passadas.

Samba no Parque

Dando continuidade à mistura de gêneros que é marca registrada da 31ª edição do Maio Musical, o Samba no Parque é atração no sábado, 20 de maio, no palco do Parque Ecológico. Quem abre a programação, às 15h, é Marina Costa com o show Sem Amor Ninguém Vive!, um tributo aos 40 anos da passagem de Clara Nunes.

Além dos clássicos da cantora, Marina Costa traz canções que revelam o romantismo com o qual Clara Nunes olhava o mundo. A apresentação também joga luz sobre o amor que Clara nutria pela sua Minas Gerais, pelos Sertões e pelo povo brasileiro. "Não sou sambista", dizia. "Sou operária da Música Popular Brasileira".

Com o show 80 Anos de Samba: Paulinho da Viola e Martinho da Vila, o grupo 4Samba é atração às 16h. Formado após a pandemia, o quarteto busca em sua formação instrumental pouco usual, trazer a leveza de sambas imortais. Do Feitiço da Vila nascido dos versos imortais de seu poeta maior, Noel Rosa, levados ao mundo pela voz macia e o canto sincopado de Martinho da Vila, ao berço do Samba em Madureira, dignificados pela elegância de Paulinho da Viola. Dois poetas do povo que, ao longo dos últimos 80 anos, tem retratado em seus versos as dores e amores de sua gente.

Com Nossa Praia, o Grupo Mixturadinn se apresenta às 17h. O grupo surgiu quando cinco amigos, todos apaixonados por pagode, resolveram levar alegria pelos bares da cidade. Na sequência, às 18h, Cesinha e Banda apresenta Nos Pagodes da Vida, com o melhor do samba e pagode.

Pintou o Samba Canta para Indaiatuba é atração às 19h, com o trio formado por Rafa Munhoz no vocal, Marcelinho Oliveira no cavaco e João Paulo Eugênio na percussão reunindo sucessos que acompanharam a trajetória do grupo, fundado em 2011, além de faixas autorais que marcaram esta trajetória.

Fechando o Samba no Parque, às 20h, é a vez do grupo Fundo de Quintal, que celebra seus 45 anos de sucesso na Música Popular Brasileira. A vitalidade e a longevidade do Fundo de Quintal não têm segredo e a receita é simples: generosidade musical. Ele é, orgulhosamente, o berço de Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cleber Augusto, Neoci, Mario Sérgio, Ronaldinho e Ubirany. Verdadeiros padrinhos das gerações de futuros sambistas.

O tempero dessa receita é a assinatura inconfundível do grupo. Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade. No palco, Bira Presidente, Sereno – que além de cantor e compositor é o inventor do tantã – Ademir Batera, Marcio Alexandre e Junior Itaguaí formam a principal referência do gênero.

Mostra

A 31ª edição do Maio Musical também marca presença na 1ª Mostra de Viola, promovida pela Associação Amigos de Bairro XII de Junho no domingo, 21 de maio, com três atrações. O evento tem inscrições gratuitas e cada artista pode apresentar até três músicas. São aceitos solos, duplas e bandas. Os interessados devem se dirigir à secretaria do clube, que fica na Rua Padre Francisco Cabral de Vasconcellos, 786, no Jardim Morada do Sol. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (19) 99518-3227.

O evento é aberto ao público e contará com praça de alimentação. Todos os participantes receberão um certificado. A 1ª Mostra de Viola terá início às 10 horas, mas a programação do Maio Musical tem início ao meio-dia, com show de Júnior Carvalho. Nascido em Indaiatuba, desde criança é apaixonado por música raiz e aprendeu seus primeiros acordes na viola caipira aos 9 anos.

Talento foi descoberto por seu avô, que lhe deu a viola. Desde então, Júnior Carvalho já gravou três CDs, conquistou vitórias em diversos festivais do Brasil e participou de vários programas de TV renomados. Hoje atua como Luthier (fabricante de instrumentos de cordas) e tem instrumentos espalhados por todo o Brasil. Na sequência, às 13h, é a vez da Orquestra de Viola Caipira, com grandes sucessos do sertanejo raiz, e às 14h, o evento recebe o Grupo de Viola Caipira das Oficinas Culturais.

Também no domingo, dia 21, às 10h, no Casarão Pau Preto, a atração é a Camerata SESI Indaiatuba. Desde 2013, através de seus Núcleos de Música, o Serviço Social da Indústria (SESI) promove o acesso democrático ao ensino de música com qualidade. No ano passado, os alunos das Cameratas SESI passaram a receber bolsas para aprofundarem seus estudos musicais.

Em seu concerto, os alunos da Camerata SESI Indaiatuba apresentam repertório com obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Jean Sibelius, Franz Schubert e Gustav Holst.

Reggae

Encerrando a terceira semana do Maio Musical, três atrações sobem ao palco do Parque Ecológico no domingo, 21 de maio. Às 17h, a La Plata apresenta seu Tributo a Charlie Brown Jr. A banda se dedica a manter viva a memória do Charlie Brown Jr e de seus integrantes que faleceram: Chorão e Champignon. Em 2023, completam-se 10 anos da morte deles e também 30 anos da estreia da banda que marcou história no rock nacional.

Por volta das 18h, Anderson Xavier se junta ao DJ Oitomão para a comemoração dos seus 17 anos de carreira. Os dois artistas irão apresentar um repertório que viaja pelas vertentes do rap, rock e reggae. Desde 2017, eles se reúnem em sessões de estúdios e shows na região.

Fechando a programação, às 19h, é a vez da banda Maneva com a turnê Mundo Novo, nome do 13º álbum do sexteto formado pelos amigos Tales de Polli (voz e violão), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Diego Andrade (percussão) e Fabinho Araújo (bateria). A banda apresenta hits como Seja Para Mim, O Destino Não Quis, Sem Jeito, Saudades do Tempo, Pisando Descalço, Corre Pro Meu Mar, Reviso Meus Planos e Não Vá Dizer Que Não.

Lágrimas de Alegria, mais recente sucesso da banda, recebeu ainda uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa e o álbum somou 11 certificações, incluindo um single de diamante.

PROGRAMAÇÃO

17 de maio, no CIAEI
19h30 – Campinas Jazz Big Band convida Fabio Augustinis

18 de maio, no Casarão Pau Preto
19h30 – Grupo Plano de Voo, com Paragens Brasileiras

18 de maio, no CIAEI
19h30 – Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo

19 de maio, no Parque Ecológico
Noite do Flashback
19h – Banda Dadyna, com Feito para Dançar
20h – Banda Fórmula 2, com Vem Bailar
21h – Banda Brexó

20 de maio, no Parque Ecológico
Samba no Parque
15h – Marina Costa, com Sem Amor Ninguém Vive!
16h – 4Samba, com 80 Anos de Samba: Paulinho da Viola e Martinho da Vila
17h – Grupo Mixturadinn, com Nossa Praia
18h – Cesinha e Banda, com Nos Pagodes da Vida!
19h – Pintou o Samba, com Pintou o Samba Canta para Indaiatuba!
20h – Fundo de Quintal

21 de maio, no Casarão Pau Preto
10 horas – Camerata SESI Indaiatuba

21 de maio, no XII de Junho
1ª Mostra de Viola
12h – Júnior Carvalho
13h – Orquestra de Viola Caipira
14h – Grupo de Viola Caipira das Oficinas Culturais

21 de maio, no Parque Ecológico
17h – La Plata, com Tributo a Charlie Brown Jr.
18h – Anderson Xavier & DJ Oitomão
19h – Maneva

LOCAIS
Casarão Cultural Pau Preto – entrada franca
Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro

Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei – ingressos disponíveis uma hora antes da apresentação
Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina

Palco do Parque Ecológico (em frente à Prefeitura de Indaiatuba) – aberto ao público
Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800, Jardim Esplanada

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 426

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba