Fiec realiza palestra de sensibilização e conscientização da saúde mental

Palestra “Cuidar e amar para ter saúde mental”
15/09/2023 09:30h

Foto: RG/Fiec
Fiec realiza palestra de sensibilização e conscientização da saúde mental

Palestra para conscientização e sensibilização do setembro Amarelo

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) promoveu nesta quarta-feira(14) a palestra com o tema “Cuidar e amar para ter saúde mental”, com a psicóloga Liliane Balan. O evento foi destinado para funcionários, professores e alunos. A ocasião contou com 187 parparticipantes.

Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do “Setembro Amarelo”, a psicóloga abordou sobre os fatores de risco, prevenção e apoio às pessoas que enfrentam crises emocionais e psicológicas.

Durante a palestra, foi destacado a existência de fatores que podem contribuir para o cuidado da saúde mental, como: prática de atividades físicas, alimentação nutritiva, check-ups médicos, dispor de relacionamentos saudáveis, manter contato com a natureza, se permitir a ter momentos de diversão, administração de tempo e outros. Nesse contexto, pequenas atitudes podem ressignificar emoções, situações e momentos, além do autocuidado.

O mês de setembro foi escolhido para essa campanha porque, mundialmente, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, por isso, durante todo o mês diversas organizações, instituições de saúde, governos e a sociedade como um todo, promovem ações e eventos para conscientização sobre o referido tema. A cor amarela, por sua vez, foi escolhida devido à sua conexão com a luz, otimismo, atenção e  alegria.

Cada vez mais a Fiec busca desenvolver ações multiculturais e multidisciplinares que visam enriquecer a experiência educacional dos alunos e prepará-los para um mundo cada vez mais diverso e interconectado.

• Redator(es): Setor de Comunicação - RG