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Plataforma digital Minha Indaiatuba completa um ano com mais de 290 mil acessos no painel de gestão

Serviço mais acessado foi o Minha Saúde com mais de 600 mil acessos
19/09/2023 14:34h


Foto: Divulgação RIC/PMI
Imagem com o logo da Plataforma Minha Indaiatuba e a palavra 1 ano ao lado

#PraTodosVerem: Imagem com o logo da Plataforma Minha Indaiatuba e a palavra 1 ano ao lado

Nesta terça-feira, 19 de setembro, o aplicativo on-line e gratuito, Minha Indaiatuba, completa um ano de aplicabilidade no município. Neste período, a ferramenta obteve o cadastro de 56.012 usuários e 299.944 acessos no painel de gestão pessoal para acessar informações. O intuito da plataforma é aproximar ainda mais a Administração Municipal do cidadão. Conceitos como transparência, gestão e inovação integram a base da gestão do prefeito Nilson Gaspar (MDB) desde o seu primeiro mandato.

 “Neste primeiro ano do aplicativo on-line pudemos notar a aceitação da população pelos resultados que tivemos. A plataforma digital foi idealizada para facilitar os atendimentos, que na grande maioria das vezes, não é necessário ser presencial e que apenas com o aplicativo o munícipe pode resolver suas pendencias e acompanhar, por exemplo, a situação escolar de seu filho. Além disso, o oferece o acesso a todas as informações com praticidade e garante a segurança dos dados pelo Gov.br. Hoje, a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e o nosso intuito é que a Prefeitura se atualize e acompanhe os avanços fornecendo agilidade nos serviços”, pontua o prefeito, Nilson Gaspar.

 O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, um trabalho que consumiu 18 meses de toda equipe. Desde o início da implantação até hoje, as abas criadas para atender a demanda da população contam com os seguintes números de acessos: Meus Tributos (28.958); Minha Saúde (643.079); Minha Casa (31.011); Minha Comunidade (13.846); Minha Empresa (200.692); Minha Escola (60.720); Portal do Servidor(21.151) e Agenda Cidadã (72.866).

Para a dra. Graziela Milani, secretária de Relações Institucionais e Comunicação, a plataforma ultrapassa as funcionalidades de serviços. “ A proposta do aplicativo tem sido cumprida que é facilitar e agilizar o atendimento do cidadão. Ofertamos às pessoas o acesso a informações e, mais do que isso, o histórico de seu relacionamento com a Prefeitura de forma individual e segura, o que garante uma transparência.  A tecnologia tem sido uma grande aliada da Administração Municipal e com isso, Indaiatuba tem se tornado uma cidade cada vez mais digital. Isso foi comprovado recentemente com o prêmio Cidades Amigas do 5G que fomos classificados como a segunda cidade da RMC mais preparadas para receber a tecnologia”, assegurou.

Para garantir a segurança do usuário nos serviços disponíveis, o acesso se realiza mediante o cadastro no sistema gov.br. Os dados do Governo Federal estão sincronizados com os do município fazendo com que a ferramenta mostra em cada um dos menus suas informações para acompanhamento.

 

+ Acesse aqui Minha Indaiatuba

 

Serviços Disponíveis

Minha Saúde

Está disponível neste campo o histórico de vacinação Covid-19 e emissão do cartão de vacinação; lista de medicamentos padronizados com a descrição dos locais que contêm a disponibilidade do remédio; consulta e aviso de agendamentos na rede de saúde; descrição de encaminhamentos, resumo e resultados dos exames realizados na Rede Municipal.

 

Minha Escola

O munícipe encontrará informações sobre o histórico escolar, como as notas e frequências dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, e informações da alimentação com o acesso ao cardápio servido às crianças.

 

Minha Casa

Ao acessar, o cidadão terá acesso à função “Meus Imóveis” que relaciona a lista de imóveis do munícipe e fornece detalhes sobre eles. Também terá a opção de consultar o status das parcelas do exercício e emissão de boletos para pagamento do carnê de IPTU. Possibilita a emissão do documento de certidão de valor venal e obter a certidão de débitos: negativa, positiva ou positiva com efeito de negativa.

 

Minha Empresa

No Minha Empresa será possível consultar o cadastro mobiliário com a lista de empresas do cidadão como sócio ou como contador, com acesso a informações detalhadas, além de permitir que sejam tomadas as providências referentes às pendências cadastrais. Outra opção é a certidão de débitos que o cidadão pode emitir, ou seja, a certidão negativa, positiva e positiva com efeito de negativa. Nesta área também é oferecida a possibilidade da emissão do documento de Alvará Digital.

 

Meu Bem Estar

Serão disponibilizados os serviços de Esportes, Lazer, Cultura, Turismo e Bem-Estar Social.

 

Minha Comunidade

Conta com o canal de interação da população com a Prefeitura chamado “Zeladoria”, por meio do qual as pessoas poderão realizar a solicitação de serviços, envio de reclamações e sugestões, com acompanhamento de todo o trâmite do processo.

 

Meus Tributos

Disponibiliza o serviço de emissão de guias e negociação de débitos com o município.

 

Portal do Servidor

Destinado a servidores públicos para obterem informações sobre a vida profissional e destaques de comunicados internos.

 

Minha Agenda Cidadã

Para manter o usuário sempre atualizado, a plataforma dispõe de um calendário com marcação de datas, eventos e compromissos do cidadão com os serviços da Prefeitura, como, por exemplo, o vencimento de impostos, consultas médicas, eventos culturais, entre outros.

 

Alertas e Notificações

Para todos os serviços destacados na “Minha Agenda Cidadã” ou uma nova atualização serão emitidos alertas e notificações ao usuário para informar ou avisar sobre o compromisso agendado. 

 

O secretário de Administração, Luiz Henrique Furlan, enaltece o trabalho da equipe de Tecnologia de Informação “É gratificante ver o número de acessos que obtivemos neste primeiro ano de aplicativo. Foi um desafio grande que abraçamos para criar do zero uma ferramenta completa que espelha os serviços da Prefeitura. Foram necessárias muitas horas de trabalho, empenho,  pesquisa e dedicação dos funcionários do Departamento de Tecnologia da Informação. Apesar de estarmos satisfeitos com esse resultado, estamos sempre buscando melhorar, pois o mundo virtual muda a todo tempo”.

 

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 809

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