Nesta terça-feira, 19 de setembro, o aplicativo on-line e
gratuito, Minha Indaiatuba, completa um ano de aplicabilidade no município.
Neste período, a ferramenta obteve o cadastro de 56.012 usuários e 299.944
acessos no painel de gestão pessoal para acessar informações. O intuito da
plataforma é aproximar ainda mais a Administração Municipal do cidadão.
Conceitos como transparência, gestão e inovação integram a base da gestão do
prefeito Nilson Gaspar (MDB) desde o seu primeiro mandato.
“Neste primeiro ano do aplicativo on-line pudemos
notar a aceitação da população pelos resultados que tivemos. A plataforma
digital foi idealizada para facilitar os atendimentos, que na grande maioria
das vezes, não é necessário ser presencial e que apenas com o aplicativo o
munícipe pode resolver suas pendencias e acompanhar, por exemplo, a situação
escolar de seu filho. Além disso, o oferece o acesso a todas as informações com
praticidade e garante a segurança dos dados pelo Gov.br. Hoje, a tecnologia está
cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e o nosso intuito é que a
Prefeitura se atualize e acompanhe os avanços fornecendo agilidade nos
serviços”, pontua o prefeito, Nilson Gaspar.
O sistema foi
desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de
Administração com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação,
um trabalho que consumiu 18 meses de toda equipe. Desde o início da implantação
até hoje, as abas criadas para atender a demanda da população contam com os
seguintes números de acessos: Meus Tributos (28.958); Minha Saúde (643.079);
Minha Casa (31.011); Minha Comunidade (13.846); Minha Empresa (200.692); Minha
Escola (60.720); Portal do Servidor(21.151) e Agenda Cidadã (72.866).
Para a dra. Graziela Milani, secretária
de Relações Institucionais e Comunicação, a plataforma ultrapassa as
funcionalidades de serviços. “ A proposta do aplicativo tem sido cumprida que é
facilitar e agilizar o atendimento do cidadão. Ofertamos às pessoas o acesso a
informações e, mais do que isso, o histórico de seu relacionamento com a
Prefeitura de forma individual e segura, o que garante uma transparência. A tecnologia tem sido uma grande aliada da
Administração Municipal e com isso, Indaiatuba tem se tornado uma cidade cada vez
mais digital. Isso foi comprovado recentemente com o prêmio Cidades Amigas do
5G que fomos classificados como a segunda cidade da RMC mais preparadas para receber
a tecnologia”, assegurou.
Para garantir a segurança do usuário nos serviços
disponíveis, o acesso se realiza mediante o cadastro no sistema gov.br. Os
dados do Governo Federal estão sincronizados com os do município fazendo com
que a ferramenta mostra em cada um dos menus suas informações para
acompanhamento.
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Acesse aqui Minha Indaiatuba
Serviços
Disponíveis
Minha
Saúde
Está disponível neste campo o histórico de vacinação
Covid-19 e emissão do cartão de vacinação; lista de medicamentos padronizados
com a descrição dos locais que contêm a disponibilidade do remédio; consulta e
aviso de agendamentos na rede de saúde; descrição de encaminhamentos, resumo e
resultados dos exames realizados na Rede Municipal.
Minha
Escola
O munícipe encontrará informações sobre o histórico
escolar, como as notas e frequências dos alunos matriculados na Rede Municipal
de Ensino, e informações da alimentação com o acesso ao cardápio servido às
crianças.
Minha
Casa
Ao acessar, o cidadão terá acesso à função “Meus Imóveis”
que relaciona a lista de imóveis do munícipe e fornece detalhes sobre eles.
Também terá a opção de consultar o status das parcelas do exercício e
emissão de boletos para pagamento do carnê de IPTU. Possibilita a emissão do
documento de certidão de valor venal e obter a certidão de débitos: negativa,
positiva ou positiva com efeito de negativa.
Minha
Empresa
No Minha Empresa será possível consultar o cadastro
mobiliário com a lista de empresas do cidadão como sócio ou como contador, com
acesso a informações detalhadas, além de permitir que sejam tomadas as
providências referentes às pendências cadastrais. Outra opção é a certidão de
débitos que o cidadão pode emitir, ou seja, a certidão negativa, positiva e
positiva com efeito de negativa. Nesta área também é oferecida a possibilidade
da emissão do documento de Alvará Digital.
Meu
Bem Estar
Serão disponibilizados os serviços de Esportes, Lazer,
Cultura, Turismo e Bem-Estar Social.
Minha
Comunidade
Conta com o canal de interação da população com a
Prefeitura chamado “Zeladoria”, por meio do qual as pessoas poderão realizar a
solicitação de serviços, envio de reclamações e sugestões, com acompanhamento
de todo o trâmite do processo.
Meus
Tributos
Disponibiliza o serviço de emissão de guias e negociação
de débitos com o município.
Portal
do Servidor
Destinado a servidores públicos para obterem informações
sobre a vida profissional e destaques de comunicados internos.
Minha
Agenda Cidadã
Para manter o usuário sempre atualizado, a plataforma
dispõe de um calendário com marcação de datas, eventos e compromissos do
cidadão com os serviços da Prefeitura, como, por exemplo, o vencimento de
impostos, consultas médicas, eventos culturais, entre outros.
Alertas
e Notificações
Para todos os serviços destacados na “Minha Agenda
Cidadã” ou uma nova atualização serão emitidos alertas e notificações ao
usuário para informar ou avisar sobre o compromisso agendado.
O secretário de
Administração, Luiz Henrique Furlan, enaltece o trabalho da equipe de
Tecnologia de Informação “É gratificante ver o número de acessos que obtivemos
neste primeiro ano de aplicativo. Foi um desafio grande que abraçamos para
criar do zero uma ferramenta completa que espelha os serviços da Prefeitura.
Foram necessárias muitas horas de trabalho, empenho, pesquisa e dedicação dos funcionários do
Departamento de Tecnologia da Informação. Apesar de estarmos satisfeitos com
esse resultado, estamos sempre buscando melhorar, pois o mundo virtual muda a
todo tempo”.
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