A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Delegação de Indaiatuba viaja para os 85º Jogos Abertos do Interior com 210 integrantes

Competição acontece até 14 de outubro, em São José do Rio Preto, e deve reunir oito mil atletas
03/10/2023 13:43h


Foto: Divulgação
Delegação de Indaiatuba viaja para os 85º Jogos Abertos do Interior com 210 integrantes

Edição de número 85 dos Jogos Abertos irá reunir 192 cidades paulistas e deve envolver mais de oito mil competidores

Maior competição poliesportiva da América Latina, a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’ acontece até o dia 14 de outubro, em São José do Rio Preto, e deve reunir cerca de oito mil atletas. Após garantir um histórico 10º lugar em 2022, em São Sebastião, Indaiatuba disputa a competição em 19 modalidades e com 210 integrantes em sua delegação.

“Nossa delegação está a caminho de mais uma edição dos Jogos Abertos e tenho certeza que nossos atletas darão o seu melhor”, destaca o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. “O nível da competição é muito alta, mas nossa equipe chega preparada para disputar medalhas nas 19 modalidades em que estaremos presentes. Boa sorte a todos”.

O coordenador do Departamento de Esporte Competitivo, Rafael de Oliveira e Silva, destaca a dificuldade dos Jogos Abertos. “Com certeza, é muito maior que dos Jogos Regionais. Os Jogos Abertos são as ‘Olimpíadas Caipiras’ e reúnem atletas que estão em busca de índices para Jogos Olímpicos de Paris em 2024”.

Rafael espera uma boa participação de Indaiatuba nos Jogos Abertos. “Em 2022, ficamos entre os dez primeiros colocados, o que foi histórico. Para 2023, não quero fazer previsões, mas estou confiante que será muito positivo para o nosso esporte competitivo”, conta. “Temos uma das cinco delegações mais jovens dos Jogos Abertos. Além disso, teremos adaptações nos horários das partidas, em função das altas temperaturas, o que deve ajudar no desempenho de todos os atletas”.

Entre as modalidades com maior chances de medalhas, o coordenador destaca a natação, futsal, xadrez, caratê, ciclismo, ginástica rítmica e ginástica artística.

A edição de número 85 dos Jogos Abertos irá reunir 192 cidades paulistas e deve envolver mais de oito mil competidores. Serão 28 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

A abertura oficial dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’ acontece na quinta-feira, 5 de outubro, a partir das 18h30, no Centro Regional de Eventos. A competição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Prefeitura.

Histórico

Criados em 1936, os Jogos Abertos do Interior são uma competição organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.

O evento teve início na cidade paulista de Monte Alto, por iniciativa do atleta Baby Barioni, com a disputa de apenas uma modalidade (cestobol ou basquetebol) e a participação de seis cidades fundadoras: Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia.

De 1936 para os dias de hoje, a competição foi crescendo e firmou-se como a maior competição esportiva amadora da América Latina, congregando atletas que, se já não despontaram no cenário esportivo, tem nesta competição uma grande mola propulsora.

Mais informações sobre a competição podem ser obtidas em www.riopreto.sp.gov.br/jogosabertos/.

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 846

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba