No
dia 21 de novembro cinco alunos da Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminuti
participaram do 2º Encontro Nacional
do Programa Aluno Tutor promovido pela Colaborativa, empresa parceira Google
for Education, na sede
do Google Brasil, em São Paulo. O evento promoveu um dia de imersão com o
objetivo de viabilizar trocas de experiências, atividades interativas, desenvolver
habilidades de cidadania crítica e fortalecer a rede de aprendizagem a partir
do uso das ferramentas Google.
Os alunos foram selecionados a partir do nível de engajamento durante as atividades do Programa Tutor. Além dos alunos da Rede Municipal de Indaiatuba, também estiveram presentes os estudantes das redes públicas municipais de Americana (SP), Barueri (SP), Gaspar (SC), Itapevi (SP) e Piracicaba (SP), e das instituições privadas CEI Paraty, no Rio de Janeiro e Colégio Planck, de São José dos Campos (SP).
Programação
do 2º Encontro Nacional
Nesta segunda edição, o Encontro Nacional
do Programa Aluno Tutor apresentou a temática “Vamos colorir o mundo”, onde os
estudantes foram levados a pensar sobre formas de solucionar problemas da
realidade de forma lúdica e divertida. A partir desse contexto, eles
desenvolveram projetos de impacto por meio de desafios propostos em etapas,
partindo desde a análise e construção de ideias, até a simulação de uma
implementação de sua proposta. Em cada uma das fases, as ferramentas do Google
Workspace foram utilizadas como apoio para o desenvolvimento dos projetos. Ao
final das atividades, com os projetos finalizados, os alunos completaram a sua
missão de “colorir o mundo”.
Aluno Tutor
na Emeb Prof.
Antônio Luiz Balaminuti
Em outubro,
a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, em parceria com a
Colaborativa, empresa parceira do Google for Education, implantou
o Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, na Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminuti, com objetivo
de fomentar competências digitais dos estudantes na adoção de tecnologias no
ambiente escolar.
Os 21 alunos selecionados participam de 57 horas de formação à distância, realizado em uma plataforma gamificada, o Lúdicos Game, onde aprendem sobre as principais ferramentas do Google e noção de cidadania digital. O projeto também conta com encontros síncronos, presenciais e em ambiente virtual.