A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Alunos da Emeb Balaminuti são selecionados para 2º Encontro Nacional do Programa Aluno Tutor

Evento promove imersão com o objetivo de fortalecer a rede de aprendizagem a partir do uso das ferramentas Google
28/11/2023 16:38h


Foto: Leonardo Cruz - PMI
Alunos da Emeb Balaminuti são selecionados para  2º Encontro Nacional do Programa Aluno Tutor

No dia 21 de novembro cinco alunos da Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminuti participaram do 2º Encontro Nacional do Programa Aluno Tutor promovido pela Colaborativa, empresa parceira Google for Education,    na sede do Google Brasil, em São Paulo. O evento promoveu um dia de imersão com o objetivo de viabilizar trocas de experiências, atividades interativas, desenvolver habilidades de cidadania crítica e fortalecer a rede de aprendizagem a partir do uso das ferramentas Google.

Os alunos foram selecionados a partir do nível de engajamento durante as atividades do Programa Tutor. Além dos alunos da Rede Municipal de Indaiatuba, também estiveram presentes os estudantes das redes públicas municipais de Americana (SP), Barueri (SP), Gaspar (SC), Itapevi (SP) e Piracicaba (SP), e das instituições privadas CEI Paraty, no Rio de Janeiro e Colégio Planck, de São José dos Campos (SP).

Programação do 2º Encontro Nacional

Nesta segunda edição, o Encontro Nacional do Programa Aluno Tutor apresentou a temática “Vamos colorir o mundo”, onde os estudantes foram levados a pensar sobre formas de solucionar problemas da realidade de forma lúdica e divertida. A partir desse contexto, eles desenvolveram projetos de impacto por meio de desafios propostos em etapas, partindo desde a análise e construção de ideias, até a simulação de uma implementação de sua proposta. Em cada uma das fases, as ferramentas do Google Workspace foram utilizadas como apoio para o desenvolvimento dos projetos. Ao final das atividades, com os projetos finalizados, os alunos completaram a sua missão de “colorir o mundo”.

Aluno Tutor na Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminuti

Em outubro, a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education, implantou o Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, na Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminuti, com objetivo de fomentar competências digitais dos estudantes na adoção de tecnologias no ambiente escolar.

Os 21 alunos selecionados participam de 57 horas de formação à distância, realizado em uma plataforma gamificada, o Lúdicos Game, onde aprendem sobre as principais ferramentas do Google e noção de cidadania digital. O projeto também conta com encontros síncronos, presenciais e em ambiente virtual.