A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Mês da luta contra aids começa sexta-feira com ação na Praça Prudente de Moraes

16ª Campanha Fique Sabendo ocorre de 1º a 7 de dezembro em Indaiatuba
29/11/2023 11:13h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Mês da luta contra aids começa sexta-feira com ação na Praça Prudente de Moraes

Campanha começa sexta na Praça Prudente de Moraes das 9h às 17h com testagem para HIV e sífilis

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, inicia a 16ª Campanha Fique Sabendo em alusão ao Dezembro Vermelho, mês da luta contra o vírus do HIV, aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). A primeira atividade acontece na próxima sexta-feira (1º) na Praça Prudente de Moraes das 9h às 17h, com a testagem rápida para o HIV e sífilis e auto teste HIV, além da distribuição de insumos de prevenção, como preservativos internos, externos e gel lubrificante e orientações.

Do dia 1º ao dia 7 de dezembro todas as unidades básicas de saúde do município estarão oferecendo à população testes rápidos para HIV e sífilis, afim de que a comunidade tenha o conhecimento do status sorológico individual. No dia 4, das 9h às 12h, no Hospital Dia, dia 5, das 9h às 12h na UBS do Jardim Oliveira Camargo e dia 6, das 9h às 17h, em frente ao Mercado São Vicente no Jd. Morada do Sol, as equipes de saúde também estarão oferecendo gratuitamente para a comunidade a possibilidade para testagem rápida para o HIV, sífilis e auto teste HIV, além dos insumos de prevenção citados acima.

No dia 7 de dezembro, último dia da Campanha, acontece no Museu da Água um treinamento interno para atualização dos profissionais de saúde sobre a abordagem sindrômica das ISTs, diagnóstico e vinculação dos casos de HIV.Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

16ª Campanha Estadual Fique Sabendo – 2023

O Dia Mundial da Luta contra a AIDS é comemorado em 1º de dezembro com o tema: “Faça o teste do HIV e sífilis”, mas no Brasil desde 2017 através da lei 13.504/2017 se instituiu o Dezembro Vermelho, onde as Prefeituras de todo o país desenvolvem atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

O HIV/aids é uma doença de transmissão sexual que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos sorotipos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais (oral, anal e vaginal) desprotegidas (sem uso da camisinha), pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não são tomadas as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A Campanha é uma ação de intensificação da testagem rápida junto as populações e vem sendo uma importante atividade para o cumprimento de metas, proposta pela Unaids para a erradicação do HIV/aids como pandemia mundial. Promover o acesso aos testes rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da aids.

 A Campanha tem como objetivo estimular a população sexualmente ativa e que nunca realizou nenhum exame para conhecer sua situação sorológica, a realizar a testagem para o HIV e sífilis, destacando a importância do diagnóstico precoce destes agravos.

  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 1020

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba