A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Novas áreas de lazer e revitalizações compõem balanço da Secretaria de Serviços Urbanos

Na área de meio ambiente, o destaque este ano ficou com a segunda edição da Feira Ambiental Ecopark
05/12/2023 10:32h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Novas áreas de lazer e revitalizações compõem balanço da Secretaria de Serviços Urbanos

Revitalização da Praça Votura, localizada no Jardim Pau Preto foi concluída este ano

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente fechou o balanço deste ano com a entrega de duas novas áreas de lazer, a Praça Edna Casagrande Milani, localizada no Distrito Industrial Joia, e a Praça do Jardim Nova Veneza, ao lado no novo Ecoponto do bairro, que também entrou em operação em 2023. Entre as revitalizações entregues em 2023 estão a Praça Dr. Octávio do Amaral Gurgel, localizada na Vila Castelo Branco; a Praça Laércio Neumeister, na Vila Georgina; a Praça Nicolau Ru Cuebas, no Parque das Nações, e Praça Votura, no Jardim Pau Preto. Outras três revitalizações de áreas de lazer estão em andamento, no Jardim João Pioli, no Jardim Umuarama e Vila Brizola.

Para o secretário da Pasta, Guilherme Magnusson, o ano foi bastante atípico, com ocorrências de chuvas intensas, o que gerou muito trabalho extra de manutenção para as equipes de Serviços Urbanos, mas isso não impediu o avanço das urbanizações e as melhorias nos espaços públicos frequentados pela população. “Nossas equipes trabalharam com muita dedicação e empenho para conseguirmos entregar novos espaços de lazer e serviços e também melhorarmos aqueles espaços já existentes, focando no lazer e na qualidade de vida de nossos munícipes. Também avançamos com nossos projetos de arborização e de limpeza urbana, atendendo mais regiões da cidade ”, explicou.

O novo espaço de lazer localizado na rua Padre Arthur Lupurini Sampaio, no Jardim Nova Veneza, onde também foi construído um Ecoponto, abriga um espaço Pet, uma Academia ao Ar Livre, playground com grama sintética, meia quadra de basquete, bancos, lixeiras e paisagismo, além de iluminação LED. O secretário informou que na unidade foi montado um playground com brinquedos confeccionados com material reciclável, que poderá ser usado pelas famílias da região. “As crianças se divertem e ainda aprendem desde cedo que o lixo nem sempre precisa ir para um aterro, muitos materiais podem ser transformados e é possível reciclar de várias formas”, completou.

O projeto ambiental se completa com o Ecoponto colocado em operação em abril deste ano. O espaço é preparado para receber todos os tipos de materiais recicláveis, gratuitamente. O principal diferencial desse modelo de Ecoponto é o recebimento de entulhos de pequenas reformas. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda-feira a domingo. A criação desses espaços tem o objetivo de inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade, causando prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Outra urbanização que foi concluída este ano é a área de lazer do Distrito Industrial Recreio Campestre Joia, entre as ruas Esmeralda e Ouro Branco. Nela foi feita a formação de lagos, pista de caminhada, bancos para descanso, lixeiras, arborização, paisagismo e iluminação.

Revitalizações

A praça da Vila Castelo Branco está entre as revitalizações que serão concluídas ainda em 2023. O espaço ganhou uma Academia ao Ar Livre, o playground de areia substituído por grama sintética, calçadas novas, paisagismo e instalação de LED. A inauguração deve acontecer nas próximas semanas.

Em outubro a Prefeitura entregou a revitalização da Praça Laércio Neumeister, localizada na avenida Conceição, Vila Georgina. O espaço recebeu um novo paisagismo e ganhou áreas de convivência, com bicicletário e Ponto de Apoio ao Ciclista, bancos, lixeiras, playground e equipamentos de Academia ao Ar Livre.

A praça Nicolau Ru Cuebas, em frente à Escola Estadual Professora Maria Aparecida Pinto da Cunha, Parque das Nações, teve a revitalização concluída em julho. Os trabalhos incluíram a substituição do calçamento, além da manutenção dos equipamentos de lazer, instalação de meia quadra de basquete e um reforço na iluminação com lâmpadas LED.

Outro espaço de lazer que ganhou “roupagem” nova em 2023 foi a Praça Votura, que fica ao lado da Escola Estadual “Prof. Geraldo Enéas de Campos”. Além da instalação de uma Academia ao Ar Livre, foi feita a revitalização de todo o paisagismo, a iluminação foi reforçada com lâmpadas LED e foram restaurados e remanejados os equipamentos de madeira que compõem a Praça de Exercício do Idoso, para melhor atender à população.

A revitalização da Praça Ana Maria Ambiel Barnabé, localizada ao lado da Emeb Maria João de Campos, na rua Silvio Talli, está em andamento e deve ser concluída este mês. Entre as novidades foi construída meia quadra de basquete e uma Academia ao Ar Livre. A praça também recebeu um novo playground com grama sintética, terá o paisagismo todo renovado, calçadas acessíveis, bancos e lixeiras novos e uma iluminação mais eficiente com LED. A quadra de futebol society com grama sintética está em fase de execução. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos ainda em dezembro.

Também tem previsão de entrega em dezembro, a obra de revitalização da praça GCM Antônio Marcos Bezerra, no Jardim João Pioli. O espaço que fica ao lado da Emeb “Professora Maria Ignêz Pinezzi”, também receberá um bolsão de estacionamento. Os equipamentos de lazer como academia e playground passam por manutenção geral e o paisagismo será renovado.

A Secretaria de Serviços Urbanos dá andamento aos trabalhos de revitalização da praça Romeu Rodrigues Pedroso, no Jardim Umuarama. A praça receberá uma Academia ao Ar Livre, playground e meia quadra de basquete. O campo de areia será todo revitalizado e o espaço de lazer ganhará iluminação LED para dar mais conforto e segurança aos frequentadores.

Ainda este ano, no início de novembro a Administração Municipal entregou a obra do novo Cemitério Jardim da Paz, localizado na avenida Manoel Ruz Peres. O cemitério é linear, no modelo jardim, e o projeto tem capacidade para atender o crescimento da cidade pelo prazo de 25 a 30 anos. O espaço oferece velório com quatro salas de porte médio e duas de porte grande e uma capela com capacidade para 60 pessoas, além de banheiros com acessibilidade e lanchonete. A área administrativa funciona ao lado da guarita de entrada e o local ainda oferece área interna de estacionamento para visitantes.

Feira Ambiental

Dentro dos trabalhos de educação ambiental que a Secretaria desenvolveu em 2023, está a segunda edição da Feira Ambiental Ecopark, realizada em junho na Pista de Aeromodelismo do Parque Ecológico, que reuniu mais de 22 mil pessoas.  A Feira trouxe teatro e atrações musicais para complementar as exposições de serviços, Fazendinha, passeios de carretinha no trator e de Ecobike e soltura de peixes no lago e doação de mudas que repetiram o sucesso do ano passado. O balanço da Feira incluiu a doação de 665 mudas de árvores e outros 518 cadastros para plantios em calçadas, totalizando 1.183 árvores. A equipe do Projeto Click Árvore também doou 18 mil suculentas e hortaliças para as famílias que passaram pela Feira. No Centro de Reabilitação Animal foram registrados 54 cadastros para doações de cães e gatos. Os lagos do Parque receberam 8 mil peixinhos.

Coleta Seletiva

Com o novo Ecoponto que funciona na rua Padre Arthur Lupurini Sampaio, no Jardim Veneza, que foi entregue no primeiro semestre de 2023, a Prefeitura fecha o ano com quatro Ecopontos. Os outros três estão localizados no Jardim João Pioli, localizado na avenida Artes e Ofícios; no Jardim Eldorado, localizado na rua Reverendo Eliseu Narciso, esquina com a Rua do Badin, e no Jardim Olinda, na esquina da rua Tamoio com a rua Valdir Ferrari. Todos eles funcionam diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos domingos e feriados. Os espaços recebem recicláveis comuns (papel, plástico, alumínio e vidro), entulhos e restos de pequenas reformas de até 1m³, o que corresponde ao tamanho de uma caixa d’água de mil litros, madeiras e restos de podas, móveis, lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, lâmpadas, pilhas e baterias.

O projeto de Coleta Seletiva da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente conta, ainda, com 39 Ilhas Ecológicas (subterrâneas) totalizando 149 pontos de coleta atendendo a cidade, incluindo condomínios, empresas e associações. Juntos, esses pontos recolheram 2.645,67 toneladas de materiais recicláveis até novembro.

A venda do material reciclável coletado, que é separado e prensado no Centro de Triagem instalado no Aterro Sanitário, totalizou R$ 579 mil, cujo montante foi repassado para a manutenção dos projetos desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol).

No Aterro Sanitário também funciona a Usina de Compostagem, que produziu 312m³ de composto orgânico. O adubo resultante dos galhos de podas de árvores que são triturados na usina, é utilizado nas áreas verdes do município. O Aterro de Inertes recebeu um volume de 168 mil m³ de materiais.

A Usina de Biodiesel, que usa óleo de cozinha usado, este ano coletou 39.981 litros de óleo que foram transformados em 12.400 litros de biocombustível. A produção abastece máquinas e caminhões da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae).

Os pneus que são descartados pelas borracharias da cidade também são coletados pela Secretaria de Serviços Urbanos. Em 2023 foram recolhidas 54 toneladas de pneus e encaminhados para a reciclagem por meio de um convênio com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).

A equipe da Operação Cata-Bagulho recolheu 1.236,50 toneladas de materiais, que incluem objetos, móveis velhos e madeiras. O serviço atende toda a cidade seguindo um cronograma que está disponível para consulta no site da Prefeitura.

Para a coleta seletiva, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente ainda disponibiliza seis Papa-pilhas. Os coletores que recebem as pilhas e baterias de pequeno porte usadas estão no Museu da Água, Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”, Parque da Criança, no Ponto Azul, Museu Ferroviário e Supermercado Lopes.

Arborização Urbana

Este ano o município plantou 12.962 mudas de árvores, sendo 6.816 mudas doadas para munícipes que procuram a Secretaria e que realizam o plantio em suas propriedades. Outras 6.146 mudas foram plantadas pela Secretaria, sendo 1.735 por meio do Projeto Click Árvore, 752 com o Projeto Bairro Verde, e 3.659 mudas plantadas em ações da Pasta em áreas verdes, praças e canteiros de vias. 

O Projeto Bairro Verde foi lançado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente em 2021 com a proposta de buscar a participação da população no trabalho de reforço da arborização urbana do município. Até novembro já foram atendidos os bairros João Pioli, Jardim Europa, Jardim Kioto, Jardim Esplanada I; Jardim União; Jardim Piemonte; Jd Jequitibá; Parque Residencial Sabiás; Jardim Moryama, Jardim Europa II; Jardim Belo Horizonte e Jardim Portal do Sol, Jardim Turim e Jardim Florença e Santorini. Os moradores cadastrados escolhem a espécie e o plantio é feito pela Prefeitura, nas calçadas e áreas verdes do bairro.

Com o Projeto Click Árvore, os munícipes podem pedir o plantio nas calçadas fazendo o cadastro pelo link disponibilizado no site da Prefeitura - https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/projeto-click-arvore/. São oferecidas espécies específicas para esse tipo de plantio, que são realizados gratuitamente pela Secretaria.

Limpeza Urbana

O Projeto Bairro Limpo foi lançado no ano passado com a proposta de intensificar os serviços de manutenção e limpeza das vias públicas. Em 2023 foram retirados mais 500m³ de entulho dos 16 bairros atendidos, entre eles o Jardim Brasil, Parque Residencial Indaiá, Bairro Santa Cruz, o Jardim Morumbi, Jardim Tancredo Neves, Jardim Oliveira Camargo, Jardim Carlos Aldrovandi, Veredas da Conquista, Distrito Industrial Recreio Campestre Joia e Dimpe II. Durante o mutirão de limpeza, todas as ruas são atendidas pelos serviços de Cata Bagulho, raspagem de sarjetas, limpeza de bueiros, capina das calçadas, roçagem e manutenção de áreas públicas.

Causa animal

Até o final de outubro, o Centro de Reabilitação Animal (CRA) realizou 3.642 cirurgias de castrações. O serviço recolheu 188 animais e realizou 116 doações. 

Este ano a Prefeitura ainda resgatou e encaminhou 113 animais silvestres para a Associação Mata Ciliar. Na Associação os animais recebem os cuidados necessários para serem reencaminhados à natureza, posteriormente. O convênio da Prefeitura com a Associação foi firmado em 2015.

Ecobike

O Projeto Ecobike realizou 1.098 cadastros e 3.396 empréstimos de bicicletas de janeiro até novembro. O serviço conta com cinco estações na cidade, sendo duas no Parque Ecológico – Prefeitura e sede da Guarda Civil, uma na Praça Dom Pedro, uma na Praça do Cato e uma no Jardim João Pioli, que realizam empréstimos gratuitos de bicicletas para utilização da população.

Parque da Criança

O Parque da Criança registrou 54.086 agendamentos para a utilização das piscinas. Desde a inauguração, em 2017, o espaço recebeu mais de 215 mil cadastros para uso das atrações molhadas, e incluindo a parte seca do Parque passaram pelo local mais de 450 mil visitantes de Indaiatuba e região.

O horário de funcionamento das atrações aquáticas é das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, de quarta-feira a domingo. Para aproveitar as atrações aquáticas é necessário se cadastrar e agendar as visitas pelo site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br/parque-da-crianca/. A área seca funciona das 8h às 18h, também de quarta à domingo.

Para completar o balanço anual da Secretaria, a equipe de Fiscalização do Departamento de Meio Ambiente emitiu neste ano 86 novas Licenças Ambientais, 56 Renovações de Licenças Ambientais realizadas pelo município, além de nove Certificados de Dispensa de Licença.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1038

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba