A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Entrega da Vila dos Idosos e Condomínio Bruxelas foram destaques da Secretaria de Habitação

Foram entregues 208 unidades habitacionais do condomínio que integra o Céu Azul Residencial
12/12/2023 11:16h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Entrega da Vila dos Idosos e Condomínio Bruxelas foram destaques da Secretaria de Habitação

Condomínio Bruxelas

A Secretaria de Habitação encerra 2023 com grandes conquistas. O destaque deste ano foi a entrega das 40 unidades habitacionais do Residencial Vila dos Idosos “Luiz Carvalini”, que aconteceu no mês de março. A obra do complexo foi realizada com recursos próprios e foram investidos R$ 4,5 milhões pela Administração. Depois da entrega o complexo passou a ser administrado pela Secretaria de Assistência Social, junto com o Cecal (Centro de Convivência Amor sem Limites). “A Vila dos Idosos era algo que já estava no plano de Governo e agora já estamos planejando a segunda Vila dos Idosos”, lembra o Prefeito, Nilson Gaspar.

 

+ Seleção dos moradores do Residencial Vila dos Idosos “Luiz Carvalini”

 

Neste ano também foram entregues, no mês de agosto, as chaves do condomínio, de casas sobrepostas, Bruxelas que conta com 208 unidades habitacionais. O condomínio integra o projeto habitacional Céu Azul Residencial e é uma parceria da Prefeitura de Indaiatuba, do Governo Federal e a iniciativa privada, através do Programa Minha Casa Minha Vida. Entregamos um dos condomínios, mas ainda faltam 1.400 unidades. Indaiatuba não pára de investir em todas as áreas e temos como uma das prioridades a construção de moradias para que todos possam realizar o sonho da casa própria.”, explica o Prefeito, Nilson Gaspar. A empresa Vic Engenharia LTDA, foi responsável pela execução de toda a obra.

 

+ Entrega do condomínio Bruxelas

 

Projetos em andamento

 

Parque dos Pássaros

O projeto Parque dos Pássaros será implantado na área de 265.393,13 m² adquirida em 2019 pela Administração Municipal no bairro do Buru. O investimento no terreno, que tem o tamanho equivalente a 41 campos de futebol, foi de R$ 33 milhões com recursos provenientes do Fundo Municipal de Habitação, ou seja, sem comprometer o orçamento do município.

O projeto está em processo licitatório. Estão previstos apartamentos para solteiros, casas pelo programa federal Minha Casa Minha Vida e pelo programa Casa Paulista do Governo Estadual, lotes urbanizados, lotes comerciais e área de lazer completa.

 

Parceria entre Prefeitura Municipal e Iniciativa privada

 

As parcerias firmadas com a iniciativa privada no último ano possibilitarão que mais de cinco mil pessoas consigam adquirir a casa própria, através do Programa Minha Casa Minha Vida. Neste ano, foram beneficiados com a isenção do ITBI e IPTU mais de 1.576 munícipes, facilitando a aquisição da tão sonhada casa própria.

Os projetos habitacionais do município em parceria com a iniciativa privada em vigor são:

Céu Azul Residencial, The Palms Residencial, Smart City casas, Smart Apê, Jardim das Araras, Evo Residence, Vivere Residencial, Residencial Harmonia, Viva Parque e Residencial Somerville, somando 6.122 unidades de casas, casas sobrepostas e apartamentos.

 

Céu Azul Residencial

O Céu Azul é um projeto habitacional da Prefeitura de Indaiatuba executado em parceria com a iniciativa privada. O conjunto habitacional de 1.608 casas sobrepostas está sendo construído em uma área de 210.343,57m². Deste montante, faltam entregar 1.400 unidades dos cinco condomínios restantes.

O empreendimento é subdivido em seis condomínios: Bruxelas (208 unidades), Florença (248 unidades), Sardenha (312 unidades), Pisa (320 unidades), Sicília-Vittoria (248 unidades) e Sicília-Marsala (272 unidades).

 

 

Reurb- E

A Reurb E, como é conhecido, contempla donos de imóveis particulares localizados em áreas rurais que tiverem interesse em realizar a regularização. As pessoas contempladas devem ter adquirido as terras até a data de 22 de dezembro de 2016, de acordo com a lei n° 13.465.

Foram realizadas a entrega de 206 títulos, correspondentes aos bairros Jardim Presta, Vale do Sol II, Vila São Miguel, Vila Vale Verde e Canto da Sirema. Constam em tramitação 34 títulos. A Reurb E, pode ser solicitado por pessoas que moram nas propriedades localizadas nas glebas rurais do município, loteador que vendeu seu imóvel ou a Prefeitura, além de outros órgãos públicos competentes. Após ser solicitado, a Prefeitura de Indaiatuba regulariza, por meio de títulos, e faz um levantamento de dados e análise do local. Após este processo, efetua a convocação dos interessados para trazer a documentação necessária.

Reurb- S

Foram contemplados 86 imóveis dos bairros Jardim Teotonio Vilela, Igreja da Matroz , Jardim Juscelino Kubitschek e Caminho da Luz. Estão em tramitação 260 imóveis. Trata-se da regularização fundiária aplicável a núcleos urbanos informais ocupados de modo predominante pela população de baixa renda, sendo de interesse social.

Cadastros habitacionais

A Secretaria de Habitação realizou até o momento, 2.075 novos cadastros e 7.748 atualizações. Conforme determina a lei nº 6.812 de outubro de 2017, é necessário realizar atualização cadastral semestralmente para participar das seleções para novos programas.

O secretário de Habitação, engenheiro Osni Wulf, reafirma “Manter o cadastro sempre atualizado é importante para que a secretaria possa verificar a situação do munícipe e entender qual programa habitacional estão aptos a participarem. Cada programa tem regras especificas a serem atendidas”, pontua.

 

Atendimento social

A Secretaria de Habitação realizou 1.516 atendimentos de Serviço Social, que incluem visitas domiciliares, atendimentos relacionados aos programas Pró-Cidadão e Moradia Econômica.

Pelo programa Pró-Cidadão 64 plantas de imóveis encontram-se em fase de tramitação. A finalidade é beneficiar famílias de baixa renda com a regularização da planta do imóvel e concessão do Habite-se sem nenhum custo para o proprietário. Por meio deste programa são elaborados e aprovados projetos de regularização de imóveis residenciais com pavimento único e até 130m² de área construída, em terrenos com até 250m². O Pró-Cidadão é direcionado a pessoas com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Para as pessoas que precisam fazer a planta para a construção da casa própria a Administração Municipal disponibiliza o programa “Moradia Econômica”, que beneficia aqueles que possuam terreno (único imóvel) e pretendem construir a moradia com até 60 m² (área construída), cuja renda familiar não ultrapasse cinco salários mínimos.

 CDHU

Neste ano, foram entregues 13 Contratos de transferência, 5 Declarações de Quitação, 217 Instrumentos de Quitação, todos relacionados aos imóveis adquiridos em parceria com o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), além de outros atendimentos realizados por meio da Secretaria de Habitação, através do agente CDHU, Valdney Alves dos Santos, e de plantões realizados ao longo do ano. Ao todo foram realizados 295 atendimentos.

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 1053

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba