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Implantação do Sistema SET de comunicação é destaque nas ações da RIC

Projetos de acessibilidade foram inovações realizadas no decorrer do ano
14/12/2023 11:49h


Foto: Divulgação/RIC-PMI
Implantação do Sistema SET de comunicação é destaque nas ações da RIC

Foto ilustrativa

A Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação (RIC) implantou no último dia 22 de novembro o Sistema SET de comunicação que conta com a WEB TV SET, embrião da TV SET Digital em canal concedido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), por meio da portaria nº 6.557 de 30 de agosto de 2022. A previsão é que o canal digital vá ao ar no próximo ano com uma programação Educativa Cultural, De imediato, a WEB TV entreou com o Indaiatuba Podcast.

O Indaiatuba Podcast teve seu primeiro programa exibido no dia 29 de novembro pelo Youtube. E a partir desta data, todas as quartas-feiras são transmitidos novos episódios com duração de 40 minutos, as 19h30. A proposta é apresentar entrevistados, que possuem uma relação com a cidade e a região de forma descontraída para levar a melhor informação ao público.

De acordo com o prefeito, Nilson Gaspar (MDB), a inovação da comunicação é um meio de abranger cada vez mais pessoas com informações de qualidade “É mais um meio de comunicação que nos permitirá inovar, por meio da linguagem, produção e formato. A proposta é estar cada vez mais em sintonia com Indaiatuba e os novos tempos. A comunicação está sempre antenada para levar a informação para os mais variados públicos, mantendo sempre a qualidade e veracidade da informação”, explica.

Além disso, outras ações foram destaques da Secretaria neste ano como a criação do Censo da Comunidade Surda com o objetivo de traçar políticas públicas para conhecer melhor a comunidade e garantir a acessibilidade e inclusão. A pesquisa  visa  contabilizar quantos surdos residem em Indaiatuba visa obter informações como o grau de escolaridade e área de atuação profissional. Já na área da saúde, coletará os dados do estado geral de saúde com informações complementares de forma a entender se os entrevistados possuem algum convênio ou utilizam os serviços do SUS. Até o momento se inscreveram 69 pessoas. A coleta tem o prazo de conclusão de três meses, com término em janeiro, podendo ser prorrogado.  

Outra ferramenta que foi inserida para a Comunidade Surda foi o WhatsApp ligado diretamente com o COI (Centro de Operações e Inteligência)  denominado Programa Segurança Acessível. Para isso, foi disponibilizado o número (19) 9 9783-2927 que pode ser acionado sempre que um surdo precisar acionar a Guarda Civil. 

Ainda na parte de acessibilidade, o site da Prefeitura de Indaiatuba  ganhou o serviço de ledor, por meio de uma tecnologia avançada, que auxilia as pessoas com baixa visão ou cegas. Consiste no acesso ao conteúdo escrito da página por meio da leitura realizada por um aplicativo instalado no site de inteligência artificial. E também  a função alto contraste  que permite ao usuário inverter as cores do primeiro plano e do plano de fundo, o que geralmente ajuda o texto a se destacar melhor, facilitando a navegação pelo conteúdo da página pelos deficientes visuais.  O tamanho das fontes aumenta de acordo com a necessidade do leitor, podendo ser ajustado a fim de garantir a qualidade da leitura.

 

Foram distribuídos 205 abafadores de ruídos em unidades básicas de Saúde (UBS); escolas; núcleos esportivos, culturais, de lazer e da Assistência Social, além de departamentos administrativos de atendimento ao público com o objetivo de oferecer as pessoas que possuem sensibilidade auditiva o acesso ao equipamento de maneira gratuita quando estiverem nos espaços públicos.  E os eventos da Prefeitura contam com o equipamento, bem como, cadeira de rodas.

Neste ano, a secretaria pensando em atender ainda mais as demandas de acessibilidade do município integrou a equipe a intérprete de Libras, que já era tradutora nos eventos, para que pudesse atender e auxiliar na criação de ações. “Após a criação da Central de Libras notamos que precisávamos avançar para que realmente pudéssemos levar a acessibilidade a todos que precisam. Estamos em constante estudo para garantir a assertividade”, comenta a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani.

 

No papel desempenhado pela Secretaria estão as ferramentas tecnológicas de primeira linha para garantir a participação popular, permitir transparência e uma gestão eficiente. Dentro de suas soluções integradas para uma administração moderna estão:

 

  • Minha Indaiatuba
  • Sistema SET de Comunicação ( WEB TV SET que conta com o Indaiatuba Podcast e a Rádio SET)
  • Segurança Acessível
  • Censo da Comunidade Surda
  • Central de Libras
  • Site da Prefeitura
  • Integração online Prefeitura-Câmara
  • Central de Relacionamento com o Cidadão
  • Redes Sociais
  • Imprensa Oficial Online
  • Assessoria de Imprensa e Conteúdo
  • Site Institucional
  • Coordenação Inteligente de Eventos
  • Cerimonial

 

                                                                           

Minha Indaiatuba

 

Lançado no mês de setembro do ano passado, o Minha Indaiatuba,  é  um aplicativo on-line e gratuito, desenvolvido com objetivo de aproximar ainda mais a Administração Municipal do cidadão. Conceitos como transparência, gestão e inovação integram a base da gestão do prefeito Nilson Gaspar (MDB) desde o seu primeiro mandato. Na ferramenta digital disponível com apenas um clique é possível ter acesso a um painel de gestão pessoal para acessar informações e 10 abas de serviços. Prevendo um avanço no desenvolvimento de softwares, o Departamento de Informática não hospedou o produto em lojas de aplicativos, mas o deixou aberto em endereço específico, para facilitar e democratizar o acesso. O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, um trabalho que consumiu 18 meses de toda equipe

 

Neste ano foram contabilizados 62.076 usuários ativos. Desde a criação até o momento, foram contabilizados 1.706.023 acessos e 340.461 visitas no Painel do Gestor. A Minha Saúde aparece no primeiro lugar em consultas com 836.344 visitas. Próximo a ela está a aba Minha Empresa com 253.966 cliques. Outros acessos ficaram da seguinte forma:

 

89.015 no Minha Agenda Cidadã;

72.235  no Minha Escola;

35.735 na Minha Casa;

33.574 no Meus Tributos;

27.437 no Portal do Servidor;

17.256 em Minha Comunidade.

 

Em 2023 foram adicionados, no Minha Saúde, os serviços de Agendamento Online na Atenção Básica, através de ferramenta que disponibiliza as agendas dos médicos da unidade de saúde de referência do cidadão. Também passou a ser possível consultar a Unidade Básica de referência do cidadão, informando dados de contato e mapa para chegar à unidade.

 

Outra novidade foi a disponibilização de ferramenta que permite à rede de saúde fazer

campanhas direcionadas aos cidadãos por características, como idade, sexo, moradia,

enfermidade, entre outras. Com essa funcionalidade a comunicação com o cidadão alvo das

campanhas se torna mais eficiente e ágil.

 

Além disso, no Minha Casa, foram adicionados os serviços de atualização de endereços de correspondência de responsáveis por imóveis e opção por receber o IPTU Digital, acesso a planta e habite-se dosimóveis e acompanhamento do processo de aprovação de projetos de obras particulares.

 

Foi adicionado, na aba Minha Empresa, a possibilidade de abertura e acompanhamento de processos de abertura de empresa e atualização cadastral, integrado ao VRE (Via Rápida Empresa doGoverno do Estado). Essa funcionalidade eliminou, a necessidade de abertura de

7.597 processos administrativos físicos, deixando de serem utilizadas aproximadamente 100.000 folhas de papel, além de trazer maior agilidade e eficiência aos procedimentos.Na parte Meu Bem Estar foi acrescentada a Agenda Cult, que disponibiliza lista de eventos culturais com acessos às páginas com todos os detalhes do evento.

 

A função Meus Tributos ganhou a  possibilidade de pagamento dos tributos através do PIX. Essa

funcionalidade permitiu que os procedimentos de pagamento e baixa de débitos fossem agilizados, possibilitando o registro em tempo real na base da Prefeitura e a possibilidade de

emissão de certidão negativa do débito alguns segundos após a efetivação do pagamento.

 

Além da agilidade, esse procedimento trouxe economia, pois trata-se de serviço mais barato

que o método de pagamento dos documentos de arrecadação através do código de barras,

cuja baixa só ocorre no dia útil seguinte. Foram pagos através do PIX, em 2023, até 16 de

novembro, 82.387 documentos, o que representa uma economia de R$ 177.132,05 em tarifas

bancárias.

 

 

 

Atuação da Secretaria

 

A Secretaria engloba a Central de Relacionamento com o Cidadão, onde estão os atendimentos de telefone, e-mail, whatsapp, redes sociais e site. Todas as questões tramitam para as secretarias e são cobradas para que o cidadão receba suas respostas em prazos previamente estipulados. Dentro desse projeto estão o sistema SET de comunicação; a Imprensa Oficial Digital, além do suporte jurídico e cerimonial.

 

Apenas neste ano a Secretaria registrou 16.637 atendimentos a solicitações de munícipes encaminhados por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

 

Digitalização de Documentos

 

Implantada por meio da secretaria de relações institucionais e comunicação, e em conjunto com a Câmara de Vereadores, a digitalização das indicações de leis e ofícios foi colocada em prática em maio do ano passado. Neste ano,  foram recebidas e despachadas 3.063 indicações e ofícios, o que gerou a economia, por meio da tecnologia, de 27.567 folhas de papel. O objetivo é que com essa inovação diminua a impressão de papel e também garanta a  rapidez para repassar os pedidos aos departamentos pertinentes.

Com isso, não é necessário o gasto de papel e combustível para entrega e retirada de documentos. O processo gera agilidade e  transparencia, tendo em vista que todos podem ter acesso pelo celular ou computador a qualquer momento.

 Rádio SET

A Rádio SET, antiga Rádio Educ,  é um meio de comunicação que foi criado com o objetivo de levar até a população todas as informações oficiais da Prefeitura, fundações e autarquias municipais. E está sendo remodelada.

 

A transmissão é diária em seis pontos de áudios espalhados pela cidade: nas praças Dom Pedro II, Prudente de Moraes, Rui Barbosa e Praça do Cato, no Ponto Cidadão, Boulevard da Cecap e no Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”.  Além disso, as pessoas podem ter acesso ao conteúdo por meio do link disponível no site oficial da Prefeitura .

 

Central de Libras

No decorrer do ano acessaram o serviço 234 pessoas. Foram realizados treinamentos com profissionais da saúde, bombeiros, Guarda Civil, Policia Militar, dentre outros locais.

 

Desde 2021, a central de libras está disponível em setores públicos e privados. As empresas e munícipes que quiserem receber os treinamentos, obterem informações ou terem acesso aos cartazes impressos da Central de Libras podem entrar em contato com a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação pelo telefone  (19) 3834-9398 ou pelo WhatsApp 9 9773-4701.

 

Canais de Comunicação

Em 2023 foram atendidas mais 16.637 cidadãos, que entraram em contato com a Prefeitura para alguma reclamação ou sugestão. Por meio do e-mail indaiatuba@indaiatuba.sp.gov.br foram realizados 180 atendimentos. Já no E-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), que é um sistema web que centraliza todos os pedidos de informação amparados pela Lei de Acesso à Informação - nº 12.527/2011, os registros foram de 133 solicitações. Pelo telefone 0800-770-7702 muito utilizado pela população que precisa tirar dúvidas, fazer alguma reclamação ou solicitar algum serviço, foram atendidas um total de 3.630, pessoas. As solicitações advindas da Rádio Audiência foram de 353 pedidos pelos munícipes durante o programa realizado às quartas-feiras. O Facebook da Prefeitura de Indaiatuba registrou 565 pedidos oficiais e, nos últimos 12 meses, entraram em contato via WhatsApp 6.233 munícipes.  Neste ano, novos canais foram criados como o Minha Indaiatuba que somou 537 mensagens referente as ações disponibilizadas e o ChatBot, um chat  que está localizado no site oficial da Prefeitura de Indaiatuba, que ainda está em fase de teste, mas que já obteve o contato de 1800 munícipes. O Fale Conosco contou com 2.795 solicitações e foram computadas 411 denúncias.

 

Interações em redes sociais

A página do Facebook da Prefeitura de Indaiatuba conta com 108.224 seguidores. Só neste ano foram registradas cerca de 342.805 interações, que envolvem curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens no feed de notícias, também conhecida por linha do tempo. As 1.368 postagens do Facebook geraram 13.472 comentários.

Outra rede social de destaque utilizada para levar informação para a população é o Instagram da Prefeitura (@prefaindaiatuba), hoje com mais de 102 mil seguidores. Só neste ano foram publicados 3.824 stories com um total  de 14,6 milhões de interações. Foram 1.060 postagens com um total de 348.099 interações. Já os Reels foram 171 postados e somaram mais de 4 milhões de plays.

O Youtube foi outra ferramenta que obteve grande destaque no trabalho de comunicação da Administração Municipal. Com mais de 6 mil inscritos, os 90 vídeos publicados totalizaram 77.639 visualizações.

 

Assuntos mais buscados no site

O acesso à informação foi e continua sendo prioridade para sanar as dúvidas da população, a fim de orientar de forma correta e eficiente. Este ano foram registradas mais de 4,9 milhões de visitas no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br. De todas as matérias publicadas até agora, o assunto sobre Caminhões iluminados da Coca-Cola foi o mais buscado pela população.

O segundo assunto mais buscado pela população foi “Fiec abre concurso público para professores e agente de serviços administrativos”, e o terceiro assunto mais procurado foi “Decoração de Natal em frente à Prefeitura de Indaiatuba será apresentada no próximo dia 15”.

 

Fiscalização de Taxas e Posturas

O departamento de Fiscalização de Taxas e Posturas também integra a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, sob o comando da dra. Graziela Milani. Cabe ao departamento fiscalizar comércios e indústrias que estejam trabalhando de forma irregular, sem alvará, principalmente terrenos privados que estejam com mato alto, calçadas que estão irregulares, serviço de ambulantes, entre outros.

Em 2023 foram emitidas 386 notificações pelo setor de Taxas, que fiscaliza as licenças de funcionamento (alvarás) dos estabelecimentos comerciais e industriais, verificando se o mesmo possui ou não a licença para funcionar.

O departamento de Posturas, que cuida da parte da manutenção dos imóveis particulares: limpeza, muro, calçada, entulho, entre outros, emitiu neste ano 17.637 notificações, sendo atendidas 3.442 delas. A partir do momento que não houver o atendimento destas notificações, o departamento de Posturas gera as autuações, que somaram 1.560 multas.

O trabalho de acompanhamento das notificações e autuações para garantir que os citados estejam realmente seguindo a lei, resultou em 6.700  vistorias realizadas só neste ano.

A equipe de Taxas e Posturas emitiram 386 notificações a estabelecimentos comerciais que não estavam em acordo com  a legislação municipal. De acordo com as informações fornecidas, neste ano foram ao todo 29.296 ações realizadas como processos recebidos e enviados, notificações; multas; termo de apreensão; interdições; cerol;  vistorias;  dentre outros itens.  O departamento também é responsável pela fiscalização das feiras livres.         

 

Assessoria de imprensa

Este ano, a equipe de Assessoria de Imprensa da Secretaria publicou nos canais oficiais da Prefeitura e encaminhou aos veículos de imprensa mais de 1.051 releases. Além do atendimento à imprensa em geral, toda a produção de texto, releases, arte e vídeo que abastecem os canais oficiais de comunicação da Prefeitura são produzidos pela Secretaria.

 

A Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação obteve a economia de R$6.852.077,94 com relação a matérias veiculadas em emissoras de televisão de âmbito local e regional, de maneira espontânea mais de 8 horas de informações sobre as ações da Prefeitura de Indaiatuba em diversas áreas. Já nas emissoras de rádio o montante chegou a R$1.661.168,04 que contabilizou mais de 27 horas de divulgação. Somando um montante de economia de R$8.513.245,98 aos cofres públicos.

  

Imprensa oficial

Foram publicadas 284 edições da Imprensa Oficial do Município, que estão disponíveis para consulta pública no link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa-oficial/edicoes/. Este é o meio oficial de publicação e divulgação dos atos oficiais e matérias correlatas de interesse público dos poderes Executivo e Legislativo, das autarquias e fundações municipais.  O modelo digital também foi implantado neste Governo, em 2017, resultando principalmente em economia aos cofres públicos.

  

Memorandos

Nas funções da pasta ainda está a análise de processos das secretarias que este ano resultou em 1.237 memorandos relacionados a eventos.

 

 

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 1059

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