A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba recebe o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista neste final de semana

Competição abre calendário da Confederação em 2024 e vale vaga para Mundial da categoria
15/01/2024 16:18h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Indaiatuba recebe o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista neste final de semana

Velódromo Municipal recebe novamente competição nacional de Paraciclismo

Indaiatuba se prepara para sediar o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista, que acontece no Velódromo ‘Joaracy Mariano Barros’ entre os dias 18 a 21 de janeiro. A competição reunirá cerca de 80 atletas das categorias Tandem e Ciclismo C1 a C5, masculino e feminino, em busca do título nacional e de uma vaga para a seleção brasileira que disputa o Mundial de Paraciclismo de Pista de 20 a 25 de março, no Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes em receber mais este grande evento em Indaiatuba, desta vez abrindo o calendário da CBC em 2024. Que os atletas sejam bem-vindos e que a população compareça para conferir estas provas de alto nível”, destaca o prefeito Nilson Gaspar.

O secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, agradece a confiança da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e o apoio do prefeito Nilson Gaspar. “Importante destacar a confiança da CBC em nosso trabalho e na qualidade de nosso Velódromo Municipal, sem falar no apoio que o prefeito Gaspar sempre nos dá quando recebemos a oportunidade de sediar importantes eventos como este”, enfatiza.

“Mais uma vez, Indaiatuba recebe de braços abertos o evento mais importante da temporada 2024 do Paraciclismo de Pista: o Campeonato Brasileiro, que será realizado de 18 a 21 de janeiro, no Velódromo Municipal”, ressalta José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo.

“O evento receberá representantes de todo o país para brigarem pelo principal título da temporada. Serão dias de grandes e acirradas disputas tendo como palco o Velódromo Joaracy Mariano Barros, importante obra do Legado Olímpico dos Jogos Rio 2016”, completa.

Seleção

Além de marcar o início do calendário esportivo nacional, a competição desempenha um papel crucial como seletiva para o Campeonato Mundial de Pista, programado para março deste ano no Rio de Janeiro. Uma oportunidade para os atletas demonstrarem seu talento e garantirem um lugar na seleção que representará o Brasil no cenário internacional.

Segundo Edilson Rocha, coordenador do paraciclismo na CBC, a competição assume um papel importante no desenvolvimento da modalidade. "O crescimento do paraciclismo de pista tem sido notável, e eventos como este são fundamentais para revelar novos talentos e fortalecer a modalidade”, destaca.

“O Brasileiro é uma vitrine para os atletas que almejam representar o país no cenário mundial. A comissão técnica estará presente avaliando os competidores e será uma oportunidade única para mostrar suas habilidades e buscar uma vaga na seleção brasileira que estará no mundial", completa o coordenador.

A equipe de Indaiatuba estará representada na competição pelos atletas Carolina Leite Barasnevicius, Carlos Alberto Gomes Soares, Ricardo Alafim Freitas de Oliveira e Soelito Gohr. A programação tem início na quinta-feira, dia 18, com a confirmação dos participantes e o Congresso Técnico para atletas e equipes. Os treinamentos acontecem na sexta, dia 19, no período da manhã. À tarde, têm início as provas oficiais. A programação completa pode ser conferida em www.cbc.esp.br. 

O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e Freeforce.

Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista 2024

Data: 18 a 21 de janeiro
Horário: confira a programação AQUI
Local: Velódromo ‘Joaracy Mariano Barros’
Endereço: Rua Miguel Domingues, 790, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Entrada gratuita 

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 30

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba