A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Parceria entre a Fiec e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo avança para 31 Municípios

Implementação visa oferecer a Educação Profissional Paulista
06/02/2024 17:18h


Foto: Juliana Wolf RIC/PMI
#PraTodosVerem: Grupo de alunos sentados em um ambiente de sala de aula, enquanto professores e gestores da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC, explicam sobre o programa Educação Profissional Paulista.

Fiec expande parceria com Secretaria da Educação de São Paulo, levando ensino técnico a 31 Municípios, beneficiando 5.300 alunos

#PraTodosVerem: Grupo de alunos sentados em um ambiente de sala de aula, enquanto professores e gestores da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC, explicam sobre o programa Educação Profissional Paulista.

Desde 2022, quando a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura  (Fiec) assinou o primeiro contrato, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo na implementação do ensino técnico nas Escolas Estaduais, a Fiec vem aumentando gradualmente sua abrangência nas escolas de diversos municípios.

No primeiro contrato, assinado em fevereiro de 2022, a Fiec atuava em nove municípios. Já no segundo contrato, celebrado em janeiro de 2023, passou a atuar em 15 municípios. Em janeiro deste ano, foi firmado o terceiro contrato, que passou a ser gerido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, atingindo agora os municípios de Indaiatuba , Americana, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Capivari, Cabreúva, Cosmópolis, Elias Fausto, Hortolândia, Iperó, Itatiba, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Monte Mor, Rafard, Rio Claro, Rio Das Pedras, Salto, Santa Gertrudes, Sorocaba, Sumaré, Várzea Paulista e Votorantim, totalizando 31 cidades. Ao todo são 11 Diretorias de Ensino, 87 Escolas Estaduais, 159 turmas e aproximadamente 5.300 alunos, distribuídos nos seguintes cursos técnicos: Administração; Agronegócio; Desenvolvimento de Sistemas; Enfermagem; Logística; Marketing; Recursos Humanos; Sistemas de Informação e Vendas.

O programa no Estado de São Paulo

Conhecido inicialmente como NOVOTEC e na atual Gestão Estadual como EPP – Ensino Profissional Paulista, tem como objetivo incluir o ensino técnico na grade do ensino médio das escolas estaduais do Estado de São Paulo, em todas as unidades escolares das 91 Diretorias de Ensino, através da adesão voluntária das mesmas.

O parceiro principal do Estado no desenvolvimento Ensino Profissional é a Fundação Paula Souza, porém, o Estado aceitou entidades parceiras para desenvolver este trabalho e a FIEC é uma dessas parceiras, sendo que nesse período que está atuando, foi muito bem avaliada pelas diretorias das escolas e pelos alunos.

O Estado também possibilita que as Escolas Estaduais, que desejarem, desenvolvam individualmente o Ensino Profissional Paulista, através da contratação de professores próprios.

O programa em Indaiatuba atende nove Escolas Estaduais

A Fiec está presente em Indaiatuba nas seguintes Escolas Estaduais: E.E. Profª Annunziatta Leonilda Virginelli Prado, E.E. Profª Helena de Campos Camargo, E.E. Jardim Morada do Sol, E.E. Joaquim Pedroso de Alvarenga, E.E. Dom José de Camargo Barros, E.E. Profª Maria Apparecida Pinto da Cunha, EE Profª Maria Bernadete Amgarten Peres, E.E. Randolfo Moreira Fernandes, ministrando os cursos técnicos de Administração, Logística, Marketing, Desenvolvimento de Sistemas e Informática para Internet, para 14 turmas e atendendo cerca de 450 alunos.

Sobre a Fiec

Em 1985, a Fiec implantou o seu primeiro curso técnico, na área de mecânica, atualmente oferece os seguintes Cursos Técnicos: Administração, Agronegócio, Análises Clínicas, Automação Industrial, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Gastronomia, Informática, Informática para Internet, Logística, Marketing, Mecânica Industrial, Mecatrônica, Meio Ambiente, Nutrição, Química e Técnico em Segurança do Trabalho, totalizando 20 cursos e em 2015 oferta o seu primeiro Curso Tecnólogo, na área de química.

Ao longo desses quase 40 anos, foram milhares de alunos formados que atuam no Brasil e no exterior.

No ano de 2024, a Fiec receberá em suas modernas instalações, cerca de 1.337 alunos, que cursaram seus cursos técnicos e tecnológicos. 


#PraTodosVerem: Grupo de alunos sentados em um ambiente de sala de aula, enquanto professores e gestores da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC, explicam sobre o programa Educação Profissional Paulista.

  • Redator(es): Setor de Comunicação da Fiec
  • Release N.º: 74

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba