A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Serviços Urbanos e Corpus promovem Capacitação Ambiental para profissionais da Educação

Treinamento foi retomado em março, com aula teórica e visitas técnicas aos espaços educacionais
14/03/2024 11:54h


Foto: Arquivo RIC/PMI
#PraTodosVerem: a foto mostra um grupo de professores sentados na sala do Centro de Educação Ambiental do Aterro Sanitário de Indaiatuba, assistindo a apresentação da agente ambiental Mariane Pintor. Todos estão olhando para a imagem projetada na parede, que traz informações sobre objetivo e contextualização da capacitação em Limpeza Urbana. Fim da descrição.

Este ano, mais de 185 professores e agentes de ensino da Rede Municipal já passaram pelo treinamento

#PraTodosVerem: a foto mostra um grupo de professores sentados na sala do Centro de Educação Ambiental do Aterro Sanitário de Indaiatuba, assistindo a apresentação da agente ambiental Mariane Pintor. Todos estão olhando para a imagem projetada na parede, que traz informações sobre objetivo e contextualização da capacitação em Limpeza Urbana. Fim da descrição.

O Departamento de Educação Ambiental da Corpus Saneamento e Obras, em parceria com as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de Educação, dão andamento à Capacitação Ambiental dos profissionais da Educação neste mês de março. Desde janeiro, mais de 185 professores e agentes de ensino da Rede Municipal de Indaiatuba já passaram pelo treinamento, que é realizado no Centro de Educação Ambiental do Complexo do Aterro Sanitário de Indaiatuba. O projeto faz parte do Programa de Informação e Educação Ambiental (Piea) realizado pela empresa em parceria com a Administração Municipal.

A proposta do projeto é criar fomentadores que ajudem a intensificar o diálogo sobre a coleta seletiva, limpeza urbana e responsabilidade compartilhada para ação cidadã com os munícipes. A expectativa é que até o final do ano mais 210 servidores municipais participem do roteiro educacional.

Conforme explicou o secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, a escolha do público para a capacitação levou em consideração o papel estratégico dos educadores na aproximação com a população. “Os professores são os grandes exemplos e fontes de informações relevantes aos estudantes e suas famílias. Por isso a importância de ajudá-los a tornar essa abordagem mais prática, correlacionando a limpeza urbana e o cuidado com o meio ambiente”, explicou.

No circuito do treinamento os profissionais são apresentados às estruturas disponíveis na cidade para atender à população de forma gratuita, as formas corretas de segregação e descarte dos resíduos. Além de reforçar sobre a finalidade das estruturas de limpeza urbana, a gestora ambiental Mariane Pintor faz a associação entre os locais e os espaços de Educação Ambiental, com visita guiada ao Ecoponto Quintal, situado no Jardim Eldorado, e ao Complexo do Aterro Sanitário.

Magnusson explica que o objetivo é informar e educar os profissionais para que sejam multiplicadores de informações para o uso correto das Ilhas Ecológicas e Ecopontos disponíveis em Indaiatuba. “Além dos professores auxiliarem a disseminar entre os estudantes sobre a necessidade de combater o descarte irregular de resíduos, eles ainda podem ajudar a incentivar a separação correta dos resíduos para melhorar a qualidade e a quantidade da nossa coleta seletiva”, complementou o secretário.

Até o final do ano, a Administração Municipal espera atender, também, mais de 5.500 alunos do Ensino Fundamental em suas estruturas de educação.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 173

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba