A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Evento cultural "Raízes do Saber" acontece no dia 14 de abril

Ação acontece com o objetivo de conscientizar sobre a cultura popular
09/04/2024 08:43h


Foto: Divulgação
Arte na cor laranja com instrumentos de batuque e uma senhora negra ao fundo. Além disso, contem as informações do evento. Fim da descrição.

“Raízes do Saber”

#PraTodosVerem: Arte na cor laranja com instrumentos de batuque e uma senhora negra ao fundo. Além disso, contem as informações do evento. Fim da descrição.

No próximo dia 14 de abril o grupo Jongo Filhos da Semente apresentam o evento cultural “Raízes do Saber” das 11h às 20h30, na Comunidade Negra de Indaiatuba. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), e conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria de Cultura.

O projeto busca dar visibilidade aos mais velhos da cultura popular do estado de São Paulo como citar D.Anecide do Batuque de Umbigada (capivari), D'Adélia do Jongo Mistura da Raça (SJC),TiJuca (em memória); Jongo Filhos da Semente (Indaiatuba); D.Maria do Jongo Dito Ribeiro(campinas) e D.Tô do Jongo do Tamandaré (em memória)(guaratinguetá). Os mestres do jongo e de outras manifestações culturais  trazem conhecimento ancestral acerca da cultura afro-brasileira. Através de rodas de jongo e de conversa são propostas a expansão do acesso ao conhecimento tradicional afro-brasileiro criando um espaço de salvaguarda das práticas negras do sudeste do Brasil.

O objetivo é que os participantes absorvam o conteúdo por meio da experiência corporal ritmada, da musicalidade e da oralidade. O foco é oferecer um espaço de conversa sobre o tema e as nuances do projeto, além de abordar sobre prevenção contra ISTs e HIV. Ao final, será gravado um webdocumentário sobre a história de vida desses ancestrais, bem como, efetuados alguns registros da festa e da roda de conversa para que fique marcado para as gerações futuras.

Serviço

“Raizes do Saber”

Data: 14 de abril.

Horário: 11h às 20h30.

Local: Comunidade Negra de Indaiatuba - R. Comendador Antônio Nagib Ibrahim, 341 - Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima - Indaiatuba/SP.

 

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 264

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba