A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Saúde de Indaiatuba libera vacina da dengue para crianças de 10 a 14 anos

Jovens podem ser levados a partir da próxima segunda-feira em todas as UBSs de Indaiatuba
03/05/2024 10:44h


Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI
#PraTodosVerem: Foto colorida mostra enfermeira à esquerda aplicando a vacina da dengue em um menino sentado à direita. Eles estão dentro de um consultório em uma unidade básica de saúde. A enfermeira utiliza máscara e o menino uma camiseta e uma bermuda laranja. Fim da descrição.

Unidades passam a vacinar crianças de 10 a 14 anos a partir da próxima segunda-feira (6)

#PraTodosVerem: Foto colorida mostra enfermeira à esquerda aplicando a vacina da dengue em um menino sentado à direita. Eles estão dentro de um consultório em uma unidade básica de saúde. A enfermeira utiliza máscara e o menino uma camiseta e uma bermuda laranja. Fim da descrição.

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, liberou a vacina da dengue para crianças de 10 a 14 anos a partir da próxima segunda-feira (6), em todas as unidades básicas de saúde, das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Até o momento 1.703 crianças já foram imunizadas em Indaiatuba.

A dengue é uma doença transmitida por mosquitos que pode ser grave e até fatal. Vacinar crianças nessa faixa etária pode ajudar a reduzir a transmissão da doença na comunidade, protegendo não apenas as crianças, mas também pessoas mais vulneráveis, como idosos e aqueles com sistemas imunológicos comprometidos. Embora a dengue geralmente seja uma doença autolimitada, em alguns casos pode levar a complicações graves, como dengue hemorrágica. A vacinação pode reduzir significativamente o risco de desenvolver essas complicações.

Além do mais, a dengue pode levar a períodos prolongados de doença, o que pode resultar em ausências escolares prolongadas. Vacinar crianças pode ajudar a manter a continuidade do ensino e evitar interrupções no aprendizado.

É importante pontuar que a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. O mosquito Aedes aegypti se torna infectado ao picar uma pessoa que já está infectada com o vírus da doença. Uma vez infectado, o mosquito pode transmitir o vírus a outras pessoas durante toda a sua vida. Após a picada do mosquito infectado, ocorre um período de incubação no corpo humano, que geralmente dura de 4 a 10 dias, mas pode se estender por até duas semanas. Durante o período de incubação, o vírus se replica no organismo humano, entrando na corrente sanguínea e causando uma condição conhecida como viremia, onde o vírus se espalha pelo corpo.

Ao perceber qualquer sintoma da dengue, um médico deverá ser consultado.

  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 336

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba