Secretaria de Serviços Urbanos alerta sobre golpes envolvendo serviço de poda de árvores

Prefeitura não realiza ou possui parcerias para a limpeza e poda de árvores na parte interna de imóveis
10/05/2024 15:09h

Foto: Arquivo RIC/PMI
#PraTodosVerem: na foto um funcionário da Secretaria de Serviços Urbanos faz a poda de uma árvore na calçada de um imóvel na cor cinza. Ele está vestido com um uniforme amarelo e laranja, com um avental cinza e boné na cabeça, sobre a carroceria de um caminhão branco da Secretaria, estacionado embaixo da árvore. No fundo, alguns comércios e veículos estacionados na rua. Fim da descrição.

Prefeitura realiza serviço de poda de árvores somente em calçadas, e mediante solicitação via Protocolo

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente informa que não possui nenhuma parceria com empresas ou pessoas que realizam poda de árvores na parte interna de residências. A Administração Municipal recebeu denúncias de uma pessoa “uniformizada” que se identifica como parceira da Prefeitura para oferecer esse tipo de serviço, e que estaria aplicando golpes na população. De acordo com as denúncias, que inclusive foram registradas em Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, um homem teria cobrado antecipado pelo serviço e não o realizou. A Prefeitura esclarece que tem equipe própria para a realização de poda de árvores em calçadas, o que é feito gratuitamente mediante solicitação do munícipe por meio do Departamento de Protocolo, localizado no Paço Municipal.

A poda na parte interna das propriedades é de competência exclusiva do proprietário ou locatário do imóvel, e a Secretaria de Serviços Urbanos reforça que não oferece esse tipo de serviço por meio de nenhuma parceria.

Ao ser abordado por indivíduos que se identifiquem como representantes da Prefeitura, a orientação é que utilize exclusivamente os canais de comunicação oficiais disponibilizados pelo município para confirmar a veracidade da informação. É importante ressaltar que os servidores públicos não estão autorizados a realizar cobranças no local por serviços oficiais que incorram em taxas, tarifas ou tributos para o cidadão. Todo pagamento de tributos ao município deve ser efetuado por meio do Documento de Arrecadação Municipal ou da Guia de Arrecadação Municipal emitido pelo órgão municipal competente pela fiscalização.

A Administração Municipal disponibiliza aos munícipes, os seguintes canais de comunicação oficiais: telefone 0800 770 7702; whatsapp (19) 99821-3120, e-mail indaiatuba@indaiatuba.sp.gov.br e pelo site (chat, formulário e E-Sic) – www.indaiatuba.sp.gov.br. Outras opção são a página oficial da Prefeitura de Indaiatuba no Facebook  https://www.facebook.com/prefeituradeindaiatuba/ e no Instagram @prefaindaiatuba.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno