A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Cultura participa da 8ª Semana Nacional de Arquivos na primeira semana de junho

Evento celebra o Dia Internacional dos Arquivos
27/05/2024 14:56h


Foto: Divulgação
Na arte está escrito

Foto ilustrativa

#PraTodosVerem: Na arte está escrito "8ª Semana Nacional de Arquivos" e embaixo o tema "Arquivos Acessíveis de 3 a 9 de junho". Abaixo as logomarcas oficiais. Fim da descrição.

A Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, por meio do Departamento de Preservação e Memória e do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”, participa da 8ª Semana Nacional de Arquivos que acontece nos dias 4, 6 e 9 de junho, no Bosque do Casarão Pau Preto. O tema escolhido para esta edição é “Arquivos Acessíveis”. A semana foi lançada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa e é realizada de 3 a 9 de junho em todo o Brasil.

O objetivo é celebrar o Dia Internacional dos Arquivos que é comemorado no dia 9 de junho. Nestes dias, diversas instituições arquivísticas, centros de memória e documentação e demais entidades fazem uma programação especial com  eventos acadêmicos e artístico-cultural. O intuito desta ação é abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental desenvolvido no país. 

 

Programação da 8ª Semana Nacional de Arquivos

Neste ano, a novidade da programação são as ações educativas do Projeto “Arquivo em Movimento”  destinada aos 4 º anos do Ensino Público Municipal, em parceria com o Museu Municipal Antônio Reginaldo Geiss.  Serão realizadas  as ações a partir da “Galeria a Céu Aberto”  nos dias 4 e 6 de junho das 8h30 às 13h30, no Bosque do Casarão Pau Preto. O espaço foi entregue na última quinta-feira (23) com o intuito de celebrar a criatividade, sustentabilidade e a arte urbana com a exposição “A Cidade em Colagens Urbanas” que conta a história de lugares  de Indaiatuba, por meio de pesquisas realizadas por documentos do acervo do Arquivo Público Municipal. O visitante poderá acessar as informações de cada obra pelo código QR code disponibilizado.

 

Já no dia 9 de junho (domingo), das 10 às 12h, no Casarão Pau Preto acontece a  apresentação da Roda de Choro,  promovidas pelo Núcleo Musical Nabor Pires Camargo. A programação conta com um repertório de músicas do famoso compositor, na qual grande parte de suas partituras encontram-se em seu acervo doado ao Arquivo Público Municipal e fazem parte do projeto de divulgação desenvolvido pelos músicos que compõe o Núcleo.

 

                                                                        

Serviço

Projeto “Arquivo em Movimento”  

(Ação educativa  para os 4 º anos do Ensino Público Municipal)

Data: 4 e 6 de junho.  

Horário: 8h30 às 13h30.

Roda de Choro Núcleo Musical Nabor Pires Camargo

Data: 9 de junho. 

Horário: 10h às 12h.

Local:  Casarão Pau Preto - R. Pedro Gonçalves, 477.

Eventos gratuitos

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 420

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba