A-
A+

Comunicação

 

Notícias

Secretaria de Serviços Urbanos inicia montagem das estruturas da Feira Ambiental EcoPark

Terceira edição do evento acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, com atrações gratuitas para população
13/06/2024 17:10h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
#PraTodosVerem: a foto mostra a estrutura metálica de formato arredondado, montada no gramado do Parque Ecológico, sem cobertura. Ao fundo, é possível avistar alguns prédios da cidade, na região do Jardim Pau Preto. Fim da descrição.

Estrutura metálica da tenda principal da Feira Ambiental foi montada ao lado da Pista de Aeromodelismo

#PraTodosVerem: a foto mostra a estrutura metálica de formato arredondado, montada no gramado do Parque Ecológico, sem cobertura. Ao fundo, é possível avistar alguns prédios da cidade, na região do Jardim Pau Preto. Fim da descrição.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou a montagem das estruturas para a terceira edição da Feira Ambiental EcoPark, que será realizada nos dias 29 e 30 de junho. O evento acontecerá ao lado da Pista de Aeromodelismo do Parque Ecológico e fecha a programação do município para o Mês do Meio Ambiente.  As atrações serão gratuitas e com foco na educação ambiental. Nos dois dias do evento as atividades terão início às 9h e se estenderão até 17h.

O público poderá participar da soltura de alevinos no lago do Parque, assistir peças teatrais, levar mudas de árvores, suculentas e hortaliças para casa, e conhecer os serviços públicos de cuidado com o meio ambiente. A diversão das crianças também continua garantida com a exposição de mini animais e o passeio de carretinha puxada por trator.

Na exposição de mini animais Fazendinha Feliz, as crianças poderão conhecer mini vacas, coelhos, pôneis, cabra, mula, garnisés, ovelhas, bezerros e boi de sela. A Fazendinha também retorna na edição deste ano com a Casa Caipira, que fica na entrada da exposição e que deixa no ar aquele cheiro de cafezinho coado na hora, bem no estilo rural.

A exposição dos trabalhos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente levará para a Feira o Projeto Click Árvore, que é responsável pela doação das mudas de árvores e suculentas. A mini usina de Biodiesel também estará representada no evento, assim como a Van Laboratório do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), que mostra como é feita a análise da nossa água. Também haverá exposição do Programa Cata Bagulho e dos projetos Bairro Limpo e Bairro Verde, e orientações sobre Licenciamento Ambiental.

O Centro de Reabilitação Animal (CRA) promoverá uma feira de adoção de animais e, em parceria com o Conselho de Proteção dos Animais (Compda), montará um cenário com esculturas feitas em fibra, de tamanho real, onde será trabalhada a educação para os bons tratos dos animais de forma sensorial.

A equipe de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da Secretaria de Serviços Urbanos estará divulgando os trabalhos realizados dentro da Agenda Azul e Agenda Verde, e os trabalhos de educação e conservação do meio ambiente, baseados na legislação ambiental. Para isso, terão o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e da Defesa Civil do município, com circuito de jogos educacionais.

O público da Feira poderá visitar espaços com exposições de procedimentos e equipamentos usados no trabalho de preservação da flora, em ações de podas e contenção de queimadas montados pelo Departamento de Fiscalização Ambiental e a Defesa Civil.

O passeio ciclístico na Pista de Aeromodelismo é outra atração certa na EcoPark deste ano, sob a supervisão da equipe do Projeto Ecobike. Na ocasião, as crianças poderão conhecer as bicicletas feitas com plástico reciclável e que são disponibilizadas gratuitamente para a população, por meio de empréstimo, em uma das cinco estações do projeto espalhadas pela cidade.

Este ano, o Projeto Horta e a doação de hortaliças terá o reforço da parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comusans) e do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans). No recinto, além de ganhar as mudas, os visitantes vão aprender as técnicas de plantios e como isso é trabalhado pela Administração Municipal.

A programação do evento novamente contará com a participação dos grupos de escoteiros da cidade, que vão promover atividades recreativas e de conscientização ambiental nos dois dias da Ecopark.

Outros parceiros da Feira também já foram confirmados, entre eles a Associação Mata Ciliar, com seus jogos interativos e exposições, e a empresa Corpus, que utilizará sua Carreta Ecológica para promover atividades que reforçam a importância da reciclagem.

Apoio das secretarias

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou presença na Feira EcoPark com a equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue, que montará um estande com equipamentos e insumos informativos, incluindo material sobre o ciclo biológico do mosquito com amostras de larva, mosquitos e microscópio, alguns jogos interativos para crianças, exposição de veículos e equipamentos pesados, totens de vídeos, mini cinema com o tema “Conhecer para combater”, e tendas infláveis, faixas e banners.

A Saúde ainda montará um estande de Vacinação no recinto da Feira, no sábado e no domingo, das 9h às 16h30, com campanha de Multivacinação ofertando todas as vacinas do calendário de imunização (pólio, sarampo, rubéola e Covid) e de Influenza (contra a gripe). Os pais e responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação das crianças e um documento da pessoa que for receber a vacina.

Assim como já aconteceu no ano passado, a Secretaria da Educação levará as atividades do Domingo Ecológico para a Feira. A equipe da Escola Ambiental Bosque do Saber está preparando um espetáculo teatral para as crianças e também promoverá as tradicionais oficinas com materiais recicláveis, que os pequenos adoram.

Além de promovera segurança do recinto, a Secretaria de Segurança Pública coordenará a apresentação do canil da Guarda Civil no decorrer dos dois dias do evento.

A Secretaria de Cultura levará para o palco montado na EcoPark apresentações musicais, e o Koringa está circulando pelo local, animando a garotada.

A Praça de Alimentação ficará sob a responsabilidade das entidades assistenciais do município, como aconteceu nas edições anteriores. Estão confirmadas as participações das entidades Bolha de Sabão, Atos 4, Associação Deficientes Visuais de Indaiatuba (ADVI) e Comunidade Farol, com pastéis, hot-dog, lanche de linguiça e refrigerantes.

O cronograma das atividades será divulgado na semana do evento.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 480

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba | Mapa do Site