Organizações da Sociedade Civil
CRECHE PAJEM
CRECHE PROTECAO E AMPARO A CRIANCA JERONIMO MENDONCA
http://www.crechepajem.com.br/
A finalidade não é apenas os cuidados com as crianças de forma assistencialista, mas sim possibilitar o desenvolvimento da formação pessoal na sua fase de construção de caráter. Todo esse trabalho é feito respeitando as crenças e valores de cada um e no respeito ao próximo.
A proposta pedagógica adotada se objetiva na construção da identidade e autonomia das crianças, por meio de cuidados, brincadeiras e atividades pedagógicas, propiciando aprendizagens significativas.
De acordo com a faixa etária de cada etapa é realizada atividades com os eixos da educação infantil, linguagem oral e escrita, lógico e matemático, natureza e sociedade, movimento e expressão, artes visuais, identidade e musicalização. As famílias precisam trabalhar e encontram na creche uma grande parceira na educação e cuidado dos seus filhos.
O trabalho educativo é planejado com base na importância da afetividade, na construção de estruturas cognitivas através de uma aprendizagem medida para conseguir o equilíbrio, atingir uma posição estável após superar dificuldades e sobressaltos.
Nossa proposta pedagógica se baseia na teoria construtivista, na filosofia educativa inspirada em Reggio Emília, que busca revalorizar a imagem das crianças como um ser rico em potencialidades.
Inspiramos também nossa proposta pedagógica em Jean Piaget, “Não nascemos sabendo as coisas e não aprendemos nos impregnando do mundo, construímos ativamente nossos conhecimentos em nossas interações com pessoas e objetos, de acordo com nossas possibilidades e interesses”.
Buscamos uma educação que realmente promova o desenvolvimento humano das crianças. Um modelo que serve de inspiração a todos que sonham como uma educação de qualidade para os nossos pequenos aprendizes.
Ser criança permite-nos sonhar, inventar, imaginar, criar e descobrir. Por isso, sim, podemos unir “o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, o céu e a terra, a razão e o sonho". Tal como é possível mudar o mundo, basta acreditar e lutar.
Dados Gerais
- Razão Social: CRECHE PROTECAO E AMPARO A CRIANCA JERONIMO MENDONCA
- CNPJ: 00.548.380/0001-01
- Ano Fundação: 1992
- Missão: A Creche PAJEM – Proteção e Amparo a Criança Jerônimo Mendonça é uma Entidade voltada para o compromisso social e educacional desde sua criação e tem por missão proporcionar as crianças o desenvolvimento seguro de suas potencialidades. Proporcionar a sociedade mais dignidade, cidadania, educação, esperança, através de projetos que priorizem o desenvolvimento humano e educacional da criança.
- Visão: Ser reconhecida como Creche inovadora com excelência em qualidade e planejamento organizacional a qual constrói um relacionamento duradouro com seus parceiros, honrando seus compromissos e demonstrando espírito em equipe.
- Finalidade Estatutária: A Creche PAJEM tem como finalidade estatutária a Educação Infantil, de caráter assistencial à criança carentes de ambos os sexos, dando-lhe amparo, educação e instrução, sem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso.
- Atividades: BERÇÁRIO - I
Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou seja, todas estas reações constituem ponte para que o bebê ao observar possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem.
- Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons e brinquedos;
- Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias;
- Estimulação tátil, através de caricias e afagos;
- Estimulação na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo;
- Estimular e incentivar a criança na busca de objetos com mãos, arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
- Interesse e incentivo em alimentos;
- Desenvolver a motricidade: virar, rolar, arrastar, sentar, segurar, explorar, andar, levantar, fazer movimentos;
- Desenvolver aspectos sociais: sorrir, brincar, reconhecer amigos, imitar, abraçar, acenar, beijar, obedecer;
BERÇÁRIO - II
Fase marcada pela descoberta, assim, as atividades para esta fase devem ser pontuadas com oportunidades em que as crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou seja, as crianças aprendem sobre sim mesmas, mas sendo possibilitadas oportunidades de aprendizagem, estímulos, suas próprias competências e estabelecem uma relação de interação e confianças com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com a realidade.
Observa-se que é nesta faixa etária se evidencia nos brinquedos simbólicos, o faz de conta. O brincar de faz de conta é fundamental: imitar pessoas, animais, situações diferentes, construir sua história, além de participar de atividades de curta duração que envolve o coletivo, e de momentos para pequenas negociações e limites: permitindo-lhe assim, maior descontração e autonomia.
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em diversas situações de interação;
- Explorar os desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agindo com expressiva autonomia;
- Desenvolver as percepções visual, olfativa, tátil auditiva e gustativa;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Observar e identificar imagens diversas;
- Interessar-se por histórias;
- Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e objetos, manifestando curiosidade e interesse;
- Perceber as funções das partes do corpo e exercer um controle sobre elas;
- Socializar;
- Recrear;
- Descobrir e escrever as propriedades físicas dos objetos;
MATERNAL - I
Nesta faixa etária, a criança começa a se descobrir como individuo, com seus prazeres, seus temores e começa também a perceber o outro.
As atividades coletivas, os jogos e as brincadeiras livres e dirigidas fazem parte do dia-a-dia das aulas, e são instrumentos muito importantes para que as crianças se relacionem umas com as outras e possam expressar diferentes sentimentos podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.
Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, as atividades ajudam a construir o conhecimento, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.
- Propor situações que propiciem a troca de ideias sobre as representações;
- Propiciar a utilização de material massa de modelar de farinha de trigo com anilina;
- Construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar;
- Possibilitar a representação do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos de madeira ou encaixe);
- Estimulação verbal, através de conversas, canções, contos;
- Propor toques sobre diversos tipos de superfície como lixa, argila, papel liso, etc.;
- Cuidados básicos de higiene e saúde, como incentivo ao uso do banheiro; e uso da escova de dente;
- Organizar painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças;
- Oportunizar a criança audição de músicas do folclore brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números utilizados como forma de aproximação com a sequência numérica oral;
- Reconhecer cores;
- Reconhecer formas geométricas;
MATERNAL – II
Nessa faixa etária, iremos estimular a criança ao conhecimento de si e do outro, proporcionando a construção de sua identidade e ampliar o conhecimento do mundo da criança, partindo de seus conhecimentos, propriedades e possibilidades.
Compreender o ambiente natural e social em todos os aspectos em que se fundamenta a sociedade. Abordar todos os aspectos dentro do que dispomos de maneira de privilegiar o lúdico. Desenvolver o físico, emocional e o cognitivo.
- Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora;
- Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim);
- Desenvolver Orientação espacial;
- Pintura;
- Recorte e colagem;
- Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos;
- Percepção visual;
- Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
- Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
- Desenvolver a noção de diferentes medidas em relação aos objetos e ao tempo;
- Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família;
- Desenvolver socialização;
- Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país;
- Identificar diferentes profissões, sua importância para economia familiar e do país;
- Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
- Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horta;
- Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo;
- Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos;
- Nomear e reconhecer diferentes animais;
- Capacidade:
- Atendimento na educação infantil (creche) às crianças de 4 (quatro) meses a 3 (três) anos e 11 (onze) meses, residentes no município de Indaiatuba.
- Atendimento previsto 2020
- CRECHE PROF.ª MARTHA STEINER FRÜET: até 223 crianças
- Quantidade de Empregados: 36
- Quantidade de Empregados PNE: 0
- Quantidade de Voluntários: 0
Quadro de Dirigentes e Membros dos Conselhos
CONSELHO FISCAL
CONSELHO FISCAL - GESTÃO 2022/2025
Vigência: 26/09/2022 a 30/11/2025 Data da Eleição: 26/09/2022
ANTONIO CARLOS PELLEGRINO
MEMBRO TITULAR
SANDRO TUMIATTI
MEMBRO TITULAR
GILBERTO VALIM CAIRES
MEMBRO TITULAR
LUCIANO ALVES FILHO
MEMBRO SUPLENTE
CAUE CUNHA SAMELI
MEMBRO SUPLENTE
VAGNER ESTEVES VALIM
MEMBRO SUPLENTE
QUADRO DE DIRIGENTES
QUADRO DE DIRIGENTES - GESTÃO 2022/2025
Vigência: 26/09/2022 a 30/11/2025 Data da Eleição: 26/09/2022
RAFAEL DE GENARO BERTIPAGLIA
PRESIDENTE
GISLAINE ANDRADE STIVAL
VICE-PRESIDENTE
ALAN PESSOA DE ALBUQUERQUE
DIRETOR(A) TESOUREIRO(A)
JOSE PELLEGRINO NETO
DIRETOR(A) SECRETÁRIO(A)
GISLAINE ANDRADE STIVAL
REPRESENTANTE LEGAL
RAFAEL DE GENARO BERTIPAGLIA
REPRESENTANTE LEGAL
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS
LUCIANA CANAVESI FRANÇA
COORDENADOR ADMINISTRATIVO
Endereços e Telefones
- CRECHE PROF.ª MARTHA STEINER FRÜET
- Rua Pedro Savian, 164 - Jardim Adriana
- Indaiatuba/SP - CEP 13345-610
- Telefone(s):
- E-mail(s):
- Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 06h50 às 17h.