Portal Terceiro Setor INDAIATUBA

Organizações da Sociedade Civil

CASA DA PROVIDÊNCIA

CASA DA PROVIDENCIA
http://casadaprovidencia.org.br/



Em 22 de março de 1994, o Pe. Francisco de Paula Cabral de Vasconcelos iniciava a obra social da Paróquia Santa Rita de Cássia. Surgia, portanto a Casa da Providência, com o objetivo de acolher e proteger crianças e adolescentes em risco social de alta complexidade, com laços familiares rompidos ou em conflito.

O primeiro projeto, denominado Instituto de Amparo ao Menor – IAME estava localizado à Rua Ademar de Barros, mas logo mudou para a chácara da Paróquia, à Rua Alemanha, 288, chegando a atender até 60 crianças simultaneamente. O encerramento de suas atividades ocorreu em novembro de 2006. Esta foi a primeira unidade de atendimento assistencial da entidade.

Em março de 1996, começava também, no salão paroquial, a Escola Comunitária Pedacinho do Céu, atendendo 50 crianças de 2 a 5 anos, em dois períodos: manhã e tarde.

Em fevereiro de 2002 novas mudanças aconteceram. O antigo berçário foi transformado em creche, com o nome de Creche-Escola Pedacinho do Céu – atendendo 40 crianças de 04 meses a 02 anos e onze meses, em período integral. Esta foi a primeira de unidade de atendimento educacional da Casa da Providência e teve suas atividades encerradas em dezembro de 2015.

Em setembro de 2003, a Casa da Providência incluiu a Escola Comunitária Pedacinho como sua segunda unidade de atendimento educacional. Esta escola, comunitária e assistencial - hoje denominada Colégio Santa Rita- oferece educação infantil e ensino fundamental e destina bolsas integrais para crianças carentes, conforme as Leis 12.101/2009 e 12.868/2013, Decreto 8.242/2014. Atualmente o Colégio tem capacidade para atender 224 crianças.

A Oficina Santa Paulina atende gestantes carentes através da entrega de enxovais, confeccionados por voluntárias e entregando mais de 120 enxovais por ano.

Todas as creches recebem subvenção da Prefeitura e as demais unidades de atendimento assistenciais são mantidas através de eventos, doações e colaboração direta da Paróquia Santa Rita.

Fundada em 22/03/1994, pela Paróquia Santa Rita de Cássia e sob a presidência do Padre Francisco de Paula Cabral de Vasconcellos.
A Instituição Casa da Providência iniciou as atividades com o objetivo de acolher, proteger crianças e adolescentes em risco social de alta complexidade, com laços familiares rompidos ou em conflito, pelo projeto IAME – Instituto de Amparo ao menor, com a sede inicialmente na Rua Ademar de Barros. Em março de 1996, as nove crianças mudaram para a chácara da Paróquia, à Rua Alemanha, 288 – Chácara do Trevo. Neste local o abrigo, primeira unidade de atendimento assistência social da Casa da Providência, funcionou até o seu encerramento, em novembro de 2006.Com espaço adequado e equipe montada, a Instituição começou a crescer e logo já eram 40 crianças atendidas. Até chegar à sua capacidade máxima: 60 crianças.

Em março de 1996, começava também, no salão Paroquial, a Escola Comunitária Pedacinho do Céu, atendendo 50 crianças de 2 a 5 anos, nos dois períodos (manha e tarde).

Em fevereiro de 2002 novas mudanças aconteceram. O antigo berçário foi transformado em creche, iniciando suas atividades com 40 crianças de 04 meses a 03 anos e 11 meses, cujas pais/responsáveis trabalhassem em período integral. EsteProjeto passou a se chamar Creche-Escola Pedacinho do Céu e tornou-se a primeira unidade de atendimento educacional da Casa da Providência. E continua em pleno funcionamento na Rua 11 de Junho, Vila Furlan.

Em setembro de 2003, a Casa da Providência que tinha uma unidade de atendimento assistencial na chácara, e uma unidade de atendimento educacional na Vila Furlan, incluiu a Escola Comunitária Pedacinho do Céu como sua segunda unidade de atendimento educacional, no salão paroquial. Nesta época, começava a se delimitar com mais clareza a vocação da Casa da Providência: atendimento assistencial e atendimento educacional para famílias de baixa renda em situação de risco.

A escola comunitária e assistencial, que objetiva oferecer educação infantil e ensino fundamental I e II, há vagas destinadas a bolsas de estudo integrais para crianças carentes, conforme as Leis 12.101/2009 e 12.868/2013, Decreto 8.242/2014. Atualmente o Colégio tem capacidade para atender 224 crianças e adolescentes.

Em 2006 iniciaram as atividades da Padaria Belém - com o objetivo de fornecer pães e bolos para as crianças integrantes da Casa da Providência, bem como oferecer cursos na área de alimentação e panificação para as famílias assistidas nas creches, escola e comunidade. O fornecimento de pães foi suspenso no 2º semestre de 2008, para a reforma do prédio. No ano de 2012 as atividades retornaram. A oficina agora conhecida por Padaria Artesanal e Doces& Salgados, realizou as suas atividades em uma cozinha adaptada e estruturada na nossa sede administrativa na Rua Alberto Santos Dumont, 989, Cidade Nova. Em 2014 atendeu 42 pessoas, divididas em 03 turmas (07 pessoas por turma), por semestre, sendo realizadas as oficinas de Segunda, Terça e Sábado. Em 2015 a oficina Padaria Artesanal e Doces& Salgados, é conduzida por uma oficineira responsável e voluntários, que fazem os pães para vender, arrecadando verba para Instituição, sendo hoje uma forma de sustentabilidade e ajuda nos custos dos projetos, inteirando algumas necessidades institucionais.

Em 2008, a entidade agregou a quinta unidade de atendimento, - Oficina Santa Paulina - que atende gestantes carentes através da entrega de enxovais, que são confeccionados por voluntárias, e no ano 2014 foram entregues 144 enxovais.

Dados Gerais



Quadro de Dirigentes e Membros dos Conselhos




CONSELHO FISCAL
CONSELHO FISCAL - GESTÃO 2024-2025

Vigência: 01/01/2024 a 31/12/2025     

BENEDITO DE JESUS VALERIO DE ALMEIDA
SUPLENTE CONSELHO FISCAL

JOSÉ JAIME COGO
SUPLENTE CONSELHO FISCAL

PEDRO LUIZ MANFRI
SUPLENTE CONSELHO FISCAL

SUELY CALEFO DA SILVA
CONSELHO FISCAL

JOSUE ERALDO DA SILVA
CONSELHO FISCAL

ANTONIA NICEIA CARNEIRO
CONSELHO FISCAL

QUADRO DE DIRIGENTES
QUADRO DE DIRIGENTES - GESTÃO 2024-2025

Vigência: 01/01/2024 a 31/12/2025     

EDILENE CRISTINA WOLF
PRESIDENTE

FRANCISCO DE PAULA CABRAL VASCONCELLOS
VICE-PRESIDENTE

MARIA SUELY DENNY WOLF
2º SECRETÁRIO

MARCOS ANTONIO ARTURZZO
1º TESOUREIRO

JESUS DELGADO MORON
2º TESOUREIRO

MARIA DO CARMO SAGGION BERIAM ARTURZZO
1º SECRETÁRIO

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

SIMONE ALVES DE MIRANDA
PRESTAÇÃO CONTAS

DAIANA MACHADO
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CLAUDIA PADIAL SANCHEZ M CARRILHO
DIRETOR(A) PEDAGÓGICO(A)

SANDRA APARECIDA GRANJA DE MELLO
PRESTAÇÃO CONTAS

Endereços e Telefones



© Prefeitura Municipal de Indaiatuba | Secretaria da Família e Bem Estar Social
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900 - Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702
Desenvolvimento Web: Departamento de Informática (Secretaria Municipal de Administração)