Cultura


Editais Abertos

Edital Periodo das Inscrições Status Acesso Edital inscrição
Festival de Rock Virtual 19/08/2021 a 03/10/2021

Festival de Rock Virtual 


Estão disponíveis o Edital de Participação e a Ficha de Inscrição para o Festival de Rock Virtual de Indaiatuba 2021, promovido pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Como nos últimos anos, o evento compreenderá as seguintes etapas: Inscrição, Eliminatória, Final e Premiação. Para conferir o edital e preencher a inscrição, acesse www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/festival-de-rock/. As inscrições acontecem até o dia 3 de outubro.

3° Festival de Música Instrumental de Indaiatuba 08/09/2021 a 24/10/2021

Inscrições para 3º Festival de Música Instrumental de Indaiatuba seguem até 24 de outubro

  • Publicação: 13/09/2021 12:11h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1086

FotoFoto: Divulgação/RIC-PMI


Estão abertas as inscrições para o 3º Festival de Música Instrumental de Indaiatuba (Femusin), promovido pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura. Os objetivos são incentivar a produção instrumental regional, fomentar este gênero musical e revelar novos talentos. Os interessados têm até 24 de outubro para envio de documentos e obras. O Edital para Participação está disponível no site da Prefeitura.

“O Festival de Música Instrumental vem crescendo a cada ano e em 2021, será realizado novamente de forma virtual”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Teremos quatro diferentes etapas: Inscrição, Eliminatória, Final e Premiação. Pedimos aos músicos que leiam atentamente o edital e que todos participem, para que possamos, cada vez mais, fomentar a música instrumental e revelar novos talentos”.

Podem participar do Femusin: Coletivos Eruditos e Populares, Solistas Eruditos e Populares, compostos por participantes residentes em Indaiatuba ou com atuação musical comprovada na cidade. Para participar, é necessário que os integrantes participantes em todas as categorias tenham, no máximo, 29 anos de idade até a data de início das inscrições. Cada participante poderá concorrer em até duas categorias diferentes com uma música por categoria inscrita.

Além dos documentos, os inscritos deverão enviar um vídeo, que será analisado pela Comissão Julgadora. Os critérios de avaliação serão: idade dos participantes; interpretação, que engloba expressão musical, afinação e contextualização estilística da obra; composição executada, que envolve nível de dificuldade técnica e qualidade de execução; e por último, desempenho musical, em que serão avaliados criatividade, técnica e entrosamento.

Os quatro melhores avaliados pela comissão em cada categoria passam para a etapa final e o resultado será divulgado às 10h do dia 4 de novembro, no portal Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/) e demais canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Indaiatuba.

Voto popular

As performances dos finalistas serão registradas no formato “ao vivo” e disponibilizadas à população no portal Cultura Online a partir das 20h do dia 15 de novembro. Até o dia 21, os internautas poderão deixar o seu voto. Os três participantes mais votados receberão três, dois e um ponto respectivamente, que serão acrescidos à média da pontuação oferecida pela Comissão Julgadora.

A Comissão Julgadora será formada por três profissionais ligados à música, que darão seus votos de zero a dez. O resultado oficial com os vencedores será divulgado a partir das 10h do dia 23 de novembro no portal Cultura Online e nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Indaiatuba.

Melhor Coletivo Erudito e Melhor Coletivo Popular levam R$ 4 mil cada, Melhor Solo Erudito e Melhor Solo Popular garantem R$ 2 mil cada, e o Melhor Destaque Geral será premiado com R$ 1 mil. Mais informações pelos telefones (19) 3825-2057 ou 3894-1867.

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3º Festival de Música Instrumental de Indaiatuba

Inscrições: até 24 de outubro

Onde: www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/festival-de-musica-instrumental-de-indaiatuba/

Informações: (19) 3825-2057 ou 3894-1867

Premiação e Fomento a Apresentações Online de Artistas das Artes Cênicas 16/09/2021 a 10/11/2021

Secretaria de Cultura lança edital para aplicação de saldo remanescente da Lei Aldir Blanc

  • Publicação: 16/09/2021 16:57h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1110

FotoFoto: Divulgação/RIC-PMI


A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, disponibiliza um novo Edital para premiação e fomento a apresentações online, que selecionará até 40 trabalhos registrados no formato de vídeo, nas seguintes categorias: Artes Circenses, Dança, Música e Teatro. As inscrições começam hoje, dia 16, e seguem até 30 de outubro, e devem ser feitas através do site da Prefeitura.

O novo edital atende a Lei 14.150, de 12 de maio de 2021, que altera a Lei 14.017, de 29 de junho de 2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, e estabelece que “os Estados e o Distrito Federal estão autorizados a utilizar até 31 de dezembro de 2021 o saldo remanescente das contas específicas que foram criadas para receber as transferências da União e dos Municípios e gerir os recursos”.

Por meio da Lei Aldir Blanc, artistas de todo Brasil puderam participar de diversos editais em seu Estado e municípios, com o intuito de abrandar as dificuldades impostas ao setor cultural pela pandemia de Covid-19. Em Indaiatuba, nove editais do Inciso III da lei atenderam 216 artistas, totalizando um repasse de R$ 1.204.682,95 e mais R$ 231.000,00 para 23 empresas ou espaços artísticos e culturais da cidade, contemplados no Inciso II.

“Grande parte dos artistas de Indaiatuba foi atendida com os primeiros editais da Lei Aldir Blanc”, lembra a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Ainda assim, tivemos um saldo remanescente que, com o aval do Governo Federal, será novamente empenhado em prol da Cultura em todo o país”.

Podem se inscrever pessoas físicas, maiores de 18 anos (até o momento da inscrição), que tenham comprovada residência e domicílio em Indaiatuba nos 12 meses que antecedem a publicação deste edital e comprovação de atuação na categoria inscrita no ano de 2019; além de pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, com sede e atuação comprovada na área no município de Indaiatuba no ano de 2019.

Serão contempladas quatro categorias. Em Artes Circenses, o artista poderá promover um espetáculo que conte com malabarismo, palhaço (clown), acrobacia, contorcionismo, equilibrismo, mágica e outros. Em Dança, poderá ser escolhido um ritmo entre o Jazz, Ballet Clássico, Hip Hop e Dança de Salão. Nestes dois casos, o vídeo deve ter, no mínimo, 20 minutos.

Em Música, a apresentação poderá ser dos mais diversos gêneros, com vídeo de, no mínimo, 40 minutos. Em Teatro, a cena poderá ser gravada com um ou mais participantes, desde que sejam respeitadas as medidas de distanciamento social e segurança. As histórias deverão ter começo, meio e fim com o tempo mínimo de 30 minutos. Cada proponente poderá realizar uma inscrição por CPF ou CNPJ.

Inscrições

As inscrições começam no dia 16 de setembro e terminam em 30 de outubro, através do site da Prefeitura de Indaiatuba em www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/vigilancia-em-saude/vigilancia-epidemiologica/novo-coronavirus/lei-aldir-blanc/acoes-emergenciais/incisoiii/editais/.

“Pedimos a todos os artistas que leiam atentamente o Edital e todas as especificações para envio de documentos e do vídeo com a apresentação concorrente”, destaca Tânia. A seleção dos vídeos se dará em duas etapas: habilitação e avaliação.

A Comissão de Avaliação será composta por sete representantes da Secretaria Municipal de Cultura e um consultor de apoio. Entre os critérios estão: prioritário (para aqueles que vivem exclusivamente da arte); comprovação das atividades culturais e artísticas; qualidade cultural e artística; impacto cultural da proposta para o município; factibilidade (coerência da proposta com o valor contemplado); técnica (qualidade técnica do proponente) e originalidade.

Os vídeos contemplados serão disponibilizados à população por meio do portal Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online). Cada artista receberá o valor de R$ 5.000 pelo trabalho selecionado. Mais informações pelos telefones (19) 3825-2057 ou 3894-1867.


7o. SALÃO DE ARTES VISUAIS DE INDAIATUBA – 2021 08/10/2021 a 08/11/2021



Está disponível no site da Prefeitura de Indaiatuba o Edital para participação no 7º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba, que compreenderá as seguintes etapas: pré-inscrição, efetivação de inscrição, avaliação, seleção das obras e premiação. Os interessados têm até 8 de novembro para oficializar sua participação nas categorias Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura e Pintura.

“O grande objetivo do Salão, desde sua concepção, é incentivar a produção de Artes Visuais. E a cada ano que passa, observamos um crescimento no número de participantes e trabalhos cada vez melhores”, comenta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Mesmo durante a pandemia, nossos artistas se esforçaram para entregar grandes obras. Esperamos que todos participem novamente e que o público confira o resultado deste 7º Salão de Artes Visuais”.

A sétima edição do Salão adota a classificação internacional de artes visuais para categorização das inscrições e premiação. O conceito de Artes Visuais inclui diversos domínios da criação estética e acolhe todas as expressões artísticas, cujo denominador comum seja o visual, do desenho ao vídeo. Assim sendo, poderão ser inscritas obras de artistas residentes em Indaiatuba nas seguintes categorias: Desenho (história em quadrinhos, caricatura e charge), Escultura, Fotografia, Gravura e Pintura (tintas óleo, acrílica, aquarela e outras).

A pré-inscrição já pode ser realizada no site da Prefeitura de Indaiatuba (confira o link abaixo) até o dia 8 de novembro. Na sequência, um júri artístico-técnico fará a pré-seleção dos trabalhos, que deverão ser entregues presencialmente entre os dias 19 a 23 de novembro, das 8h às 16h30, no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela, que fica na Rua das Primaveras, 210, no Jardim Pompeia, para efetivação da inscrição.

Cada artista poderá inscrever-se em quantas categorias de Artes Visuais quiser, mas com limite de três obras por categoria, e somente serão aceitas obras produzidas a partir de 2020 e não expostas, nem premiadas, em qualquer outra mostra ou concurso de artes visuais, nacional ou internacional.

Os participantes selecionados serão notificados através do e-mail cultura.salaodeartesvisuais@indaiatuba.sp.gov.br a partir do dia 1º de dezembro. Três obras de cada categoria serão selecionadas pela Comissão Julgadora, sendo que cada artista receberá o prêmio de R$ 3.000 para o primeiro lugar, R$ 2.000 para o segundo e R$ 1.000 para o terceiro.

A data da cerimônia de premiação será divulgada posteriormente e os trabalhos premiados no 7º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba serão apresentados ao público entre os dias 8 a 19 de dezembro, em local a ser definido.

7º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba

Pré-Inscrição: 8 de outubro a 8 de novembro

Entrega das obras: 19 a 23 de novembro

Avaliação das obras: 25 a 29 de novembro

Divulgação dos selecionados: 1º de dezembro

Inscrições: www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/salao_de_artes_visuais/

E-mail: cultura.salaodeartesvisuais@indaiatuba.sp.gov.br

Informações: (19) 3875-6144 ou 3894-1867

17o PRÊMIO LITERÁRIO “ACRÍSIO DE CAMARGO” NOVA GERAÇÃO - 2021 (CONTO, CRÔNICA e POESIA) 08/10/2021 a 08/11/2021


Com o objetivo de divulgar o nome do autor da letra do Hino de Indaiatuba e incentivar a produção literária local, estão abertas as inscrições para o 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração. O Edital de Participação e a Ficha de Inscrição já estão disponíveis no site da Prefeitura de Indaiatuba até o dia 8 de novembro (confira o link abaixo).

“Desde 2018, o Prêmio Literário Acrísio de Camargo é voltado para jovens escritores entre 15 a 29 anos (conforme estabelece o Estatuto da Juventude), residentes em Indaiatuba, uma vez que o intuito é revelarmos novos talentos da literatura local”, explica a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Continuamos neste formato, pois acreditamos em oferecer a estes jovens escritores um espaço para apresentarem seus trabalhos”.

Os participantes poderão inscrever até três obras em cada uma das modalidades do concurso: Conto, Crônica ou Poesia. Todas devem ser obrigatoriamente inéditas, não publicadas e não participantes de nenhum outro concurso literário nacional ou internacional. Aos menores de 18 anos será exigida autorização do pai ou responsável, disponível para preenchimento em área específica da Ficha de Inscrição.

Os trabalhos serão julgados por profissionais da literatura, cujos nomes serão mantidos em sigilo até a solenidade de entrega dos prêmios. Todos receberão os textos inscritos sem a identificação dos autores. Três obras de cada modalidade serão selecionadas pela Comissão Julgadora, sendo que cada artista receberá o prêmio de R$ 3.000 para o primeiro lugar, R$ 2.000 para o segundo e R$ 1.000 para o terceiro.

Além das escolhas mencionadas, poderão ser indicadas outras três Menções Honrosas em cada modalidade. Os vencedores serão anunciados dia 1º de dezembro no site da Prefeitura de Indaiatuba. A entrega de prêmios e certificados será definida em data, horário e local a serem divulgados futuramente.

Homenageado

Nascido em 1899 em Jundiaí, Acrísio de Camargo morou em Indaiatuba, onde iniciou os estudos. Trabalhou como farmacêutico, mas foi nas artes que ganhou maior notoriedade, dedicando-se à poesia sertaneja, à pintura, folclore, teatro e radialismo.

Escreveu comédias teatrais, inúmeros poemas e pintou mais de 100 quadros. O Hino de Indaiatuba, com letra sua e melodia de Nabor Pires de Camargo, foi elaborado em 1930 a pedido do major Alfredo Camargo da Fonseca, prefeito de Indaiatuba na ocasião em que foi comemorado o 1º centenário de elevação de Indaiatuba a freguesia.

A contribuição do poeta para o desenvolvimento cultural do município é lembrada com a realização deste Concurso Literário Acrísio de Camargo, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura.

17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração

Inscrição com envio de documentos e obras: 8 de outubro a 8 de novembro

Divulgação dos contemplados: 1º de dezembro

Inscrições: www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/premio-literario-acrisio-de-camargo/

E-mail: cultura.premioacrisiodecamargo@indaiatuba.sp.gov.br

Informações: (19) 3875-6144 ou 3894-1867









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