Fato ou Boato - Coronavírus

#BOATO

Contato que mandava mensagens no dia 6 de maio.



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba informa que não cria grupos em nome da mesma e nem tão pouco autoriza que o façam. Essa mensagem além de mentirosa tem o objetivo de enganar munícipes em tempos difíceis. Reiteramos nosso canais oficiais de informação: www.indaiatuba.sp.gov.br ou www.facebook.com/prefeituradeindaiatuba / Atualização 28/05 - O contato do qual era enviado as mensagens foi clonado. Munícipe abriu um boletim de ocorrência para apuração dos fatos.

#BOATO

Imagem que circula pelo Facebook nesta quinta-feira (21/05)



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba esclarece que esta imagem que circula na internet não passa de uma tentativa de tumultuar o trabalho da equipe de Assistência Social e também da Prefeitura. Reiteramos que a Prefeitura de Indaiatuba, inscrita no Programa Alimento Solidário, recebeu 1.189 cestas básicas provenientes do Governo do Estado para famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. Sendo assim, essas cestas já vêm destinadas às famílias através de uma lista finalizada da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, portanto, já com beneficiários definidos. A Prefeitura de Indaiatuba tem a responsabilidade de ratificar esta lista, notificar os beneficiados e distribuir. Caso alguma família não esteja neste cadastro do Governo do Estado, pedimos que procure a unidade mais próxima do Cras ou pela Secretaria de Assistência do Social da Prefeitura de Indaiatuba para o atendimento e triagem em programas municipais. Reiteramos nossos canais oficiais de comunicação no www.indaiatuba.sp.gov.br e quaisquer dúvidas que surjam o telefone da Secretaria de Assistência Social é o (019)3834-9050.

#BOATO

Está circulando um áudio no WhatsApp, nesta quinta-feira (07/05), de uma senhora que afirma que as máscaras que estão sendo entregues pelos postos de saúde, hospitais e entidades governamentais estão todas contaminadas, vindas da China.



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba afirma que este áudio não passa de um boato. A Secretaria de Saúde toma todos os cuidados com a higienização de materiais e equipamentos de proteção individual. Indaiatuba tem o compromisso com a população e em salvar vidas. Reiteramos nossos canais oficiais de informação: www.indaiatuba.sp.gov.br ou www.facebook.com/prefeituradeindaiatuba -

#BOATO

Mensagem que circula pelo WhatsApp na última semana



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba informa que esta mensagem não foi divulgada pelo HAOC e o hospital não pede “socorro” por contar com equipamentos de proteção individual suficientes para atender os funcionários. A mensagem é uma iniciativa de um grupo de pessoas que se prontificou em ajudar o hospital fazendo doações de materiais e de mão de obra. O HAOC agradece todas as iniciativas da sociedade em unir forças no combate ao vírus e enaltece: “Recebemos muitos gestos de carinho, que certamente incentivam nossa equipe.”

#BOATO

Texto compartilhado em grupos de Whatsapp no dia 22 de abril de 2020.



#FATO

A empresa Mann+Hummel Brasil emitiu uma nota nesta semana esclarecendo que o conteúdo divulgado nas redes sociais não reflete sua opinião e posicionamento em relação ao assunto. Em decorrência da pandemia de Covi-19 a empresa reformulou uma linha de produção para fabricar máscaras faciais, com o objetivo de atender os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento. Um lote experimental do produto foi enviado para análise e validação dos órgãos de saúde e a empresa esclarece que ainda estuda a possibilidade de ampliar sua capacidade de produção da máscaras faciais para contribuir no atendimento à demanda do mercado.

#BOATO

Mensagem do WhatsApp que circulou na última terça-feira.



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba informa que este link pode até ser utilizado por algum outro município, mas não em Indaiatuba. Por isso, aqui na cidade, o relato dessa imagem é considerado boato. Importante destacar, que em Indaiatuba, o fornecimento de cesta básica não prevê cadastro em site. Para solicitar basta procurar o Cras mais próximo da residência ou a Secretaria de Assistência Social, no Paço Municipal. As dúvidas podem ser sanadas também na Secretaria ou no Cras. O WhatsApp da Prefeitura é o (019)99773-4701.

#BOATO

Mensagem que circula no WhatsApp durante esta semana



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba orienta que o Ministério da Saúde informou que realizará uma pesquisa para identificar possíveis casos da Covid-19 utilizando cerca de 125 milhões de ligações automáticas, com a seguinte pergunta: Você tem apresentado febre e tosse ou febre e dor de garganta? – Nada mais será pedido ou questionado. Tudo aquilo que não se enquadrar nesta situação, desligue imediatamente e informe as autoridades competentes.

#BOATO

Mensagem compartilhada via Whatsapp no dia 02/04/2020.



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba informa que é falsa a "matéria" que está circulando pelo Whatsapp de que o prefeito de Indaiatuba teria autorizado por meio de Decreto a abertura de bares e lanchonetes na cidade, a partir de sábado. A fake news segue o mesmo modelo que circulou semana passada, envolvendo prefeitos de várias cidades do País. A mensagem vem em forma de um link falso de uma matéria publicada no portal de notícias G1. A matéria não existe. Quando o receptor da mensagem abre o arquivo, aparece o palhaço Tiririca dizendo que é mentira. O nome do prefeito na arte também está errado. A Administração Municipal reforça que todas as informações corretas sobre o Plano de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 no município estão disponibilizadas no site da Prefeitura e podem ser acessadas pelo link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/vigilancia-em-saude/vigilancia-epidemiologica/novo-coronavirus/.

.

#BOATO

Mensagem compartilhada pelo Whatsapp no dia 26/03/2020.



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba informa que é falsa a "informação" que está circulando pelo Whatsapp de que o prefeito de Indaiatuba teria determinado a volta às aulas e abertura total do comércio a partir da próxima segunda-feira (30). A mensagem vem em forma de um link falso de uma matéria publicada no portal de notícias G1. A matéria não existe. Quando o receptor da mensagem abre o arquivo, aparece o palhaço Tiririca dizendo que é mentira. A Administração Municipal reforça que todas as informações corretas sobre o Plano de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 estão disponibilizadas no site da Prefeitura - www.indaiatuba.sp.gov.br .

#BOATO

Mensagens enviadas de um munícipe no dia 24/03



#FATO

O SAAE vem por meio deste comunicado informar que estas mensagens se tratam de um boato e que embora o consumo de água nas residências aumente com o isolamento social o consumo nos comércios e indústrias como será reduzido drasticamente. O SAAE ainda informa que o abastecimento de água e outros serviços não podem parar, por isso os funcionários continuam trabalhando para manter todos abastecidos com água potável, nos próximos dias estará disponível informativos de como reduzir o consumo de água em tempos de isolamento social.

Ir para página: