Fato ou Boato - Coronavírus

#BOATO

Mensagem compartilhada pelo Whatsapp no dia 26/03/2020.



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba informa que é falsa a "informação" que está circulando pelo Whatsapp de que o prefeito de Indaiatuba teria determinado a volta às aulas e abertura total do comércio a partir da próxima segunda-feira (30). A mensagem vem em forma de um link falso de uma matéria publicada no portal de notícias G1. A matéria não existe. Quando o receptor da mensagem abre o arquivo, aparece o palhaço Tiririca dizendo que é mentira. A Administração Municipal reforça que todas as informações corretas sobre o Plano de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 estão disponibilizadas no site da Prefeitura - www.indaiatuba.sp.gov.br .

#BOATO

Mensagens enviadas de um munícipe no dia 24/03



#FATO

O SAAE vem por meio deste comunicado informar que estas mensagens se tratam de um boato e que embora o consumo de água nas residências aumente com o isolamento social o consumo nos comércios e indústrias como será reduzido drasticamente. O SAAE ainda informa que o abastecimento de água e outros serviços não podem parar, por isso os funcionários continuam trabalhando para manter todos abastecidos com água potável, nos próximos dias estará disponível informativos de como reduzir o consumo de água em tempos de isolamento social.

#BOATO

Imagem que circula pelas redes sociais no dia 23/03



#FATO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que esta imagem não passa de uma Fake News. Não existe ordem alfabética para a vacinação contra a gripe e influenza que acontece em Indaiatuba. Sendo assim, quando disponibilizada novas doses, será feita a vacinação por ordem de chegada a idosos acima de 60 anos nas unidades de saúde. Pessoas acima de 80 terão suas vacinas em casa com agentes da Saúde.

#BOATO

Está rolando um áudio de suposta médica que está afirmando que internou um bebê de 9 meses em estado gravíssimo na UTI suspeito da Covid-19, afirma também que na última sexta-feira morreu uma criança de 2 anos, ela diz que tem mais de 10 pessoas entubadas, mais 4 ou 5 em isolamento porque não tem respirador para essas pessoas. A mulher ainda diz que Indaiatuba não está preparada para o que está vindo.



#FATO

A Prefeitura informa que existe uma bebê de 9 meses internado na UTI com síndrome respiratória fazendo assim com este bebê entre nos casos suspeitos. A Saúde de Indaiatuba ainda esclarece que a morte de uma criança de 2 anos na última semana não passa de uma mentira. Não há, neste momento, falta de ventiladores para suporte respiratório no Hospital. Além dos respiradores que o mesmo já possuía, foram alugados mais 9 equipamentos para eventual aumento de demanda. No momento encontram-se internados 5 pacientes em ventilação espontânea e 2 pacientes em ventilação mecânica no hospital, destes, um paciente é pediátrico e está em ventilação espontânea, ou seja, não está intubado. O Hospital, assim como toda a rede de saúde, está se antecipando com medidas para aumento da oferta de serviços de cuidados intensivos além do cuidado de pacientes com síndrome gripal, estando no processo de adequação de uma Unidade Respiratória com 10 leitos de enfermaria e 8 leitos intensivos exclusivos para síndromes respiratórias. Informações oficiais acesse: www.indaiatuba.sp.gov.br

#BOATO

Outro áudio que está rolando nas redes sociais é de uma mulher que afirma que o exército está tomando conta do HAOC e que em casos graves as pessoas não devem procurar o hospital e sim o UPA. Ela afirma ainda que não adianta procurar hospital particulares porque os hospitais não têm condições de receber os possíveis infectados.



#FATO

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba informa que não foi notificada nem tão pouco avisada sobre qualquer medida imposta pelo Exército Brasileiro, desconhecendo assim a origem desta informação, fazendo nos crer que seja mais um boato. Sobre as unidades de saúde, a secretaria municipal de saúde pede para que os casos emergenciais sejam sim direcionados ao HAOC ou UPA imediatamente. A Saúde lembra para que sintomas leves, como tosse ou febre-baixa o munícipe mantenha-se isolado e atento a evolução dos sintomas.

#BOATO

Está correndo pelo WhatsApp um áudio de um indivíduo que afirma que ladrões estão roubando várias lojas do centro de Indaiatuba.



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba através da Secretaria de Segurança e da Guarda Municipal informa que nos últimos dias foi registrado apenas um boletim de ocorrência em uma única loja não tendo ciência alguma de outros roubos, ou furtos na região. Pedimos ao cidadão, para que toda situação estranha que possa culminar em um roubo ou furto, que entre em contato com a Guarda Municipal 153, sempre registrando um boletim de ocorrência

#BOATO

Imagem compartilhada nas redes sociais no dia 10/03



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba informa que A MP nº 922/2020 não foi editada pelo governo federal em 18 de março, mas em 28 de fevereiro, e não tem nenhuma relação com as medidas tomadas contra a Covid-19. Reiteramos que para obter informações de forma oficial, consulte o site do Ministério da Saúde, www.saude.gov.br ou www.previdencia.gov.br

#BOATO

Mensagem divulgada pelo WhatsApp no dia 20/03



#FATO

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba esclarece que não disponibiliza delivery para serviços particulares. Afirmamos que este logo não é da atual administração e de qualquer forma o uso do mesmo sem nossa autorização é irresponsável e de má fé.

#BOATO

Mensagem que circula no WhatsApp em 19 de março



#FATO

A Prefeitura de Indaiatuba esclarece que os exames são realizados apenas nos hospitais e unidades de saúde da rede, seguindo os critérios do Ministério da Saúde para pacientes com febre e sintomas respiratórios, que retornaram de viagem internacional há menos de 14 dias ou teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado da Covid-19. Não existe determinação para exame em domicílio até o momento. Qualquer situação contrária disque 190 para Polícia Militar ou 153 para Guarda Municipal.

#BOATO

Corre pelo WhatsApp um áudio de uma pessoa supostamente chamada “Cidinha” afirmando que a partir do dia 23 a cidade de Indaiatuba teria por decreto um toque de recolher em razão ao número excessivo de confirmados da Covid-19. No mesmo áudio ela afirma que a explosão do CoronaVirus vai se dar na próxima semana.



#FATO

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba confirma o cancelamento de eventos, de atividades escolares, oficinas culturais entre outros, mas, até o momento, não existe nenhuma decisão sobre “toque de recolher”, levando assim a desmentir o áudio que corre pelo aplicativo de mensagens. Para evitar a explosão da Covid-19 a administração municipal mantêm as orientações para o distanciamento social quando possível e as práticas de higienização padrão. Hoje, 19 de março, por hora, 11:15 da manhã, não temos nenhuma confirmação de infectados pela Covid-19

Ir para página:

Como podemos te ajudar?