Relações Institucionais

 

Notícias

Secretaria de Segurança anuncia Projeto Vizinhança Solidária no Jardim Primavera

  • Publicação: 28/02/2018 15:47h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 133

Foto

Foto: RIC/PMI

O Jardim Primavera será atendido pelo Projeto Vizinhança Solidária, da Secretaria Municipal de Segurança, e desenvolvido pela Guarda Civil em parceria com a Polícia Militar e com o Comseg (Conselho Municipal de Segurança Pública). O anúncio foi feito no dia 22 pelo secretário adjunto de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, que é o coordenador do projeto, durante reunião do Comseg. A reunião foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes e contou com a participação de moradores dos jardins América, Primavera e Monte Carlo.

O projeto promove a integração dos vizinhos, que formam um vínculo de cooperação e contato direto com as forças policiais. Com a aproximação dos moradores do bairro, um conhece a rotina do outro e em conjunto monitoram o cotidiano do local, ficando alertas para qualquer situação suspeita.

Todo bairro tem um Tutor que é o responsável pela coordenação dos vizinhos. O tutor cria um grupo no WhatsApp, onde os vizinhos escrevem caso constatem qualquer anormalidade no bairro e avisam se já ligaram para a Guarda Civil ou para a Policia Militar. Os moradores que têm câmeras de monitoramento na residência, muitas vezes até enviam no grupo as fotos dos suspeitos, o que auxilia os vizinhos e as Forças de Segurança Pública a localizar os indivíduos.

A iniciativa tem apresentado resultados muito positivos com a grande diminuição da criminalidade onde é implantado. No total são 29 bairros envolvidos no projeto, incluindo o Jardim Primavera. Nos bairros onde já foi implementado, o projeto reduziu drasticamente o número de delitos e a sensação de segurança é muito maior.

O projeto é organizado e implantado pela Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba e tem o apoio do Comseg (Conselho Municipal de Segurança de Indaiatuba) e das Polícias Civil e Militar.





A reunião também contou com as presenças do secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, representando o prefeito Nilson Gaspar (MDB), e a diretora da Guarda Civil de Indaiatuba, Marilsa Aparecida Souza; o presidente da Câmara Municipal, Hélio Ribeiro, e o vereador João de Souza Neto, o Januba, entre outras autoridades.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba