A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Sinfônica de Campinas faz apresentação especial em homenagem ao mês da consciência negra

Concerto gratuito será neste domingo (25) no Ciaei
23/11/2018 11:13h


Foto:
Sinfônica de Campinas faz apresentação especial em homenagem ao mês da consciência negra

Com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, a Orquestra Sinfônica de Campinas faz um concerto mais que especial neste domingo (25) no Ciaei, em homenagem ao mês da consciência negra. O regente é o maestro Victor Hugo Toro, que escolheu cinco sequências especiais de composições e obras de compositores negros e que contam histórias de negros. O concerto terá a presença dos solistas, Erika Muniz (Soprano, Brasil) e Saulo Javán (Barítono, Brasil).

A apresentação tem início com a “Abertura Zemira”, de José Maurício Nunes Garcia, compositor brasileiro nascido em 22 de setembro de 1767, filho de pais alforriados, e desde cedo enfrentou as contradições de uma ascendência negra em período escravocrata. Em seguida teremos a “Sinfonía op. 11 no. 2”, do compositor Joseph Bologne, Chevalier de Saint Georges. Hoje Saint-Georges é conhecido popularmente por "Mozart Negro", um dos primeiros músicos na Europa conhecido por ter ascendência africana.

Na sequência será a vez do compositor, Antonio Carlos Gomes, com uma das obras mais importantes do cenário operístico brasileiro e mundial, “Lo Schiavo”. O programa prestigia também o compositor negro norte americano Scott Joplin, com sua obra prima “Three Original Rags”. Joplin que é considerado “O Rei do Ragtime”. "Original Rags" é um medley de ragtime para piano. Foi o primeiro dos rags de Scott Joplin a aparecer impresso, no início de 1899. O ragtime, juntamente com o blues, foi uma das principais influências para o nascimento do jazz.

O concerto será encerrado com a música do único compositor branco do programa, George Gershwin. A obra aqui apresentada, “Porgy and Bess” retrata o amor de Porgy, um mendigo, pela bela e viciada Bess, como também o cotidiano no bairro negro de Charleston, Carolina do Sul, na década de 1920.



SERVIÇO:

Orquestra Sinfônica de Campinas

Data: 25/11/2018

Horário: 17h

Local: CIAEI - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina, Indaiatuba

Entrada Gratuita

  • Redator(es): Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 981

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba