Doação de Sangue acontece neste sábado (23) na Fiec

18/02/2019 16:47h

Foto: Juliana Wolf - Fiec
Doação de Sangue acontece neste sábado (23) na Fiec

No sábado, 23 de fevereiro, a Prefeitura de Indaiatuba, através da Fiec, realiza a campanha mensal de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp. Os interessados devem comparecer a Fiec, localizada na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405, Jardim Regina, das 8h às 11h.

Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não poderá ser doador o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento, usando medicamento, estiver com gripe, ter tomado a vacina contra a febre amarela ou contra a gripe comum há menos de 30 dias, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de um ano, tiver piercing ou tatuagem também há menos de um ano, for diabético, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e fumar horas antes.

Segundo o Hemocentro, Indaiatuba é considerada uma das cidades mais importantes no que se refere à coleta de sangue, já que tem 80% de doadores assíduos e conta com uma divulgação contínua de incentivo, despertando o interesse da população em participar ativamente deste ato solidário.

As campanhas de Doação de Sangue realizadas na Fiec têm o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo normas da Unicamp (Universidade de Campinas).

Próximas datas

30/03 - 27/04 - 25/05 - 29/06 - 27/07 - 31/08 - 28/09 - 26/10 - 30/11 - 21/12

Vai doar pela primeira vez? Entenda as etapas da Doação:

1- Retirada da senha

O candidato é recebido por um representante da FIEC, antes de retirar a senha, é importante que avise sobre a participação pela primeira vez como doador, para que seja explicado como acontece a campanha e informado os principais motivos que possam impedir a sua doação.

2- Sala de espera

Nessa etapa o candidato aguarda até que seja chamado para o cadastro, na sala de espera também são passadas algumas orientações.

3- Cadastro

Obrigatório a apresentação de um documento oficial com Foto para cadastro. Nessa etapa informe se tem interesse em se cadastar para ser doador de Medula Óssea.

4- Exame físico

São realizados testes para: anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.

5- Entrevista

A entrevista é individual, são feitas perguntas específicas, e assinado um termo de responsabilidade quanto a veracidade das respostas.

6- Coleta

Será coletado uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais.

7- Lanche

Após a doação o candidato é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche.

• Redator(es): Wanielly Amorim