NOTA COVID-19 – Nº09 – 20/03 – Indaiatuba decreta situação de emergência

Ponto Azul atenderá em horário reduzido a partir desta sexta-feira (20)
20/03/2020 18:10h

NOTA COVID-19 – Nº09 – 20/03 – Indaiatuba decreta situação de emergência

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) decretou situação de emergência por meio do Decreto 13.931, de 20 de março de 2020, que determina situação de emergência no município de Indaiatuba para o enfrentamento da pandemia decorrente do Novo Coronavírus (Covid-19). O anúncio foi realizado em coletiva online e garante mais agilidade nas tomadas de decisão. O Decreto está publicado na Imprensa Oficial do Município nº 1632 de 20 de março de 2020 que fica disponível para consulta no site da Prefeitura.

Foi publicado no Diário Oficial da União na data de hoje 20 de março a Deliberação nº185/2020 que dispõe sobre a ampliação e interrupção de prazos de processos e de procedimentos do Sistema Nacional de Trânsito. Ficam interrompidos por tempo indeterminado os prazos de apresentação de defesa de autuação; recursos de multa e prazo para identificação do condutor infrator.

O Ponto Azul atenderá em horário reduzido a partir desta sexta-feira (20). De segunda a sexta-feira o atendimento será das 12h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. No domingo o Ponto Azul não abre. A decisão dos lojistas foi tomada com base nas medidas de prevenção de contágio do novo Coronavírus.

A Secretaria de Saúde também recomenda que as clínicas odontológicas do município suspendam os atendimentos eletivos por 30 dias, priorizando apenas os atendimentos de urgência e emergência.

CASOS SUSPEITOS

Até este momento temos 69 casos suspeitos, 68 em análise, um descartado e nenhum confirmado.

RESUMO DAS MEDIDAS DA SEMANA

• As aulas da Rede Municipal de Educação serão suspensas a partir de segunda-feira (23) por 15 dias, podendo ser prorrogada a suspensão por mais 15 dias

• As aulas presenciais da Fiec (Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura) e o FIC (Curso de Formação Inicial e Continuada) seguem a mesma orientação. Os Cursos técnicos serão feitos em EAD (Ensino a Distância) durante o período de suspensão das aulas. As orientações serão passadas diretamente aos alunos.

• As aulas das oficinas da Secretaria de Cultura estão suspensas temporariamente. Vale destacar que isto não gerará faltas, muito menos cancelamento de vagas nas oficinas.

• Todas as oficinas da Secretaria de Assistência Social estão suspensas pelo mesmo período

• As aulas do Esporte Cidadão, Juventude Esportiva e Lazer também serão suspensas a partir de segunda-feira (23) por 15 dias podendo prorrogar por mais 15 dias. A secretaria de Esporte, junto com as entidades Aifa e Lidi estabelecem que os campeonatos de futebol e futsal de Indaiatuba estão suspensos por tempo indeterminado.

• A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba criou um serviço de atendimento via Whatsapp com plantão de segunda a sexta-feira das 7h às 19h para a população tirar dúvidas exclusivamente sobre Novo Coronavírus (Covid-19). Whatsapp Plantão de Dúvidas Novo Coronavírus (19) 9 9779-3856.

• Ficarão fechados por 30 dias: o Museu da Água; Bosque do Saber; área molhada do Parque da Criança, Museu Municipal Antonio Reginaldo Geiss; Biblioteca e Biblioteca Rui Barbosa.

• O Parque do Mirim, ficará fechado aos finais de semana a partir do dia 21 de março.

• A Prefeitura de Indaiatuba disponibiliza no site oficial um setor de Fatos ou Boatos sobre o Coronavírus. Neste local serão publicadas as Fake News e as informações corretas para que a população possa consultar e tirar as dúvidas. O serviço está disponível no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/fato-ou-boato-coronavirus/

• Ecobike ficará fechada a partir de sexta-feira (20) por tempo indeterminado.

• A partir de segunda-feira (23) a Farmácia Unificada, localizada na rua Regente Feijó fará a entrega domiciliar dos medicamentos e uso contínuo dos pacientes acima de 80 anos. Para as pessoas abaixo de 80 anos a Farmácia Unificada fará o atendimento nos sábados dia 21 e 28 das 7h às 19h. Durante a semana a partir de segunda-feira (23) o atendimento será estendido das 6h às 18h.

• Todas as atividades oferecidas pelas Unidades de Saúde, como: danças, caminhadas, artesanatos, grupos de apoio, práticas chinesas entre outras, estão suspensas por 30 dias; assim como o Projeto 100% Saúde. A Vigilância Sanitária está orientando os comércios locais sobre os procedimentos de limpeza e as medidas de prevenção.

• Está suspensa a atualização e novos cadastros habitacionais feitos no Paço Municipal. O projeto Acessa SP que funciona também dentro do prédio da Prefeitura está suspenso. Fica recomendado que as pessoas utilizem os serviços on-line da Prefeitura para evitar o deslocamento até o Paço municipal.

• Para as famílias que estão inscritas no Bolsa Família, e que tem crianças matriculadas na Rede Municipal de Educação, será disponibilizado durante a semana um kit de alimentação, o mesmo será entregue na residência.

• A direção da SOU Indaiatuba, empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo no município, informou que vai intensificar os cuidados com a higienização dos ônibus, incluindo o sistema de ar condicionado dos veículos, cuja limpeza é feita diariamente. Desde terça-feira (17), todos os veículos da frota estão circulando com avisos sobre os cuidados recomendados para evitar o contágio do novo coronavírus.

• Redator(es): Laís Fernandes