Relações Institucionais

 

Notícias

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebe prêmio por histórico de realização em música

  • Publicação: 24/11/2020 17:21h
  • Redator(es): Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 899

Foto

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba ficou em primeiro lugar no Estado de São Paulo no “Prêmio por Histórico de Realização em Música”. A premiação é concedida pelo Governo do Estado à orquestras e grupos sinfônicos, como reconhecimento do mérito das realizações de organizações que atuam na área. A Orquestra obteve a maior nota entre as instituições que concorreram ao prêmio e receberá o valor de R$ 100 mil que serão investidos em novos projetos para 2021.

Segundo o maestro e diretor artístico Paulo de Paula, esse prêmio é um reconhecimento por todo trabalho realizado pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba nos últimos anos e que não se restringe somente aos concertos da orquestra. “Atualmente a instituição é responsável pela manutenção da Orquestra Jovem de Indaiatuba e da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que oferece gratuitamente cursos de música para crianças e jovens da cidade, além de concertos didáticos em escolas públicas do município e apresentações especiais voltadas para a formação de plateia para a música”, explicou.

O maestro pontuou que além do histórico de realizações na área musical, as instituições foram avaliadas por uma comissão julgadora especializada que considerou critérios como a qualidade e relevância artística e cultural das ações realizadas, a qualificação dos profissionais envolvidos e o reconhecimento pelo meio de atuação.

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba é administrada pela Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (Amoji), uma sociedade civil sem fins lucrativos que é subsidiada pela Prefeitura de Indaiatuba. A Orquestra desenvolve projetos em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de promover o desenvolvimento musical da cidade oferecendo a toda população apresentações de alto nível. “A Orquestra é um projeto de sucesso para o desenvolvimento cultural e artístico de nossa cidade. Com ela, o município também desenvolve um trabalho sério de formação musical de crianças e adolescentes por meio dos cursos que são oferecidos gratuitamente nos polos culturais distribuídos nos bairros. São oferecidas aulas gratuitas de violino e violoncelo, e até os instrumentos utilizados pelos alunos são oferecidos gratuitamente”, explicou a secretária da Cultura Tânia Castanho. “Este prêmio só comprova a excelência do trabalho que vem sendo realizado no município”, reforçou.

O grupo tem realizado na cidade um intenso trabalho de formação de público através de concertos comentados, tornando a música clássica acessível a uma grande parte da população além de possibilitar que os jovens instrumentistas se desenvolvam técnica e musicalmente através de aulas gratuitas de instrumento e teoria musical.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba