Notícias

Indaiatuba divulga Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19

  • Publicação: 12/01/2021 20:23h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 24

Foto

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Indaiatuba divulga o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 seguindo cronograma divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. Cerca de 200 profissionais de saúde estarão envolvidos na vacinação do público alvo que será de aproximadamente 35 mil pessoas, entre idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. A previsão é aplicar cerca mais de 70 mil doses (1ª e 2ª dose) da vacina a partir do dia 25 de janeiro.

De acordo o prefeito da cidade, Nilson Gaspar (MDB), Indaiatuba está preparada para esse esquema vacinal e já tem todos os insumos necessários para a realizar a imunização. “A população que irá receber a vacina foi decidida pelo Governo do Estado e nós planejamos toda ação para que a população seja vacinada com segurança e de forma rápida. As pessoas que têm direito a vacina contra a Covid-19 farão um cadastro para agilizar o processo e também para o controle das doses, pois teremos que prestar conta de cada dose aplicada, e por isso, tudo foi muito bem organizado e planejado pela nossa equipe”, explica Gaspar.

O município fará a vacinação em três grandes polos, o Centro Esportivo do Trabalhador, o Complexo Esportivo Morada do Sol e o Complexo Esportivo Campo Bonito, cada ponto será equipa do com posto médico e estrutura adequada para evitar aglomeração. O estoque municipal de seringas é de 253 mil unidades e o de agulhas é de 589.100 unidades, sendo assim o Calendário Nacional de Vacinação não será prejudicado para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde, Graziela Garcia, ressalta a importância da colaboração da população para o cumprimento das datas e etapas da vacinação. “Esse é um momento histórico para todos e precisamos mais do que nunca da colaboração, compreensão, disciplina e paciência da população para cumprir exatamente as etapas da vacina. Teremos uma grande equipe treinada para a realização da imunização e três grandes polos para vacinar de forma ordenada. O sucesso dessa ação irá depender do trabalho de todos, tanto dos profissionais de saúde tanto da população. Lembrando que todas as datas são previsões de acordo com o Governo do Estado o qual enviará a vacina para nós”, destaca Graziela.

CADASTRO – MINHA VACINA

A Prefeitura de Indaiatuba está desenvolvendo um sistema de cadastro que será a primeira etapa do processo de vacinação. O sistema estará disponível no site da Prefeitura a partir de segunda-feira (18). Para realizar o cadastro o cidadão que tem direito a vacina, irá preencher com os dados pessoais e em seguida receberá a confirmação do cadastro por e-mail. Os profissionais de saúde devem apresentar documentação que comprove o vínculo. Quem não tiver acesso à internet poderá fazer o cadastro no Ponto Cidadão e o Terminal Rodoviário Maurílio Gonçalves Pinto.

Os profissionais de Saúde que se interessarem para trabalhar como voluntários na vacinação contra a Covid-19 poderão fazer o cadastro também no site da Prefeita www.indaiatuba.sp.gov.br.

FASE 1 – TRABALHADORES DE SAÚDE E IDOSOS

A vacinação da primeira fase está prevista para começar no dia 25 de janeiro e seguirá até 27 de março de acordo com o cronograma já divulgado pelo Estado de São Paulo. As datas estão sujeitas a alterações de acordo com orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Ministério da Saúde.

Em Indaiatuba os locais para vacinação serão:

Centro Esportivo do Trabalhador – Avenida Conceição, nº 1885, Cidade Nova I

Complexo Esportivo Morada do Sol – Rua Ricardo Bergamini, nº 230, Jardim Morada do Sol

Complexo Esportivo Campo Bonito – Avenida Ottilia Ferraz de Camargo, s/n, Campo Bonito

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e aos sábados das 8h às 17h.

Será obrigatório o uso de máscara para a vacinação, lembrando o cuidado com o distanciamento social e o uso de álcool gel. É orientado não ir acompanhado no dia da vacinação, caso necessário, apenas um acompanhante será permitido.

TRABALHADORES DE SAÚDE

1ª Dose – 25/01 a 30/01

2ª Dose – 15/02 a 20/02

Local: Apenas CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Obrigatório levar: cadastro, carteira de inscrição profissional ou holerite; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

IDOSOS acamados

Vacinação na residência, após cadastro.

IDOSOS moradores e Instituto de Longa Permanência

Vacinação pela equipe de enfermagem do próprio local, após o cadastro. Atualmente Indaiatuba conta com 22 Instituições e 350 institucionalizados.

IDOSOS ACIMA DE 75 ANOS

1ª Dose – 08/02 a 13/02

2ª Dose – 01/03 a 06/03

Local: Será definido após o cadastro

Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

IDOSOS DE 70 A 74 ANOS

1ª Dose – 15/02 a 20/02

2ª Dose – 08/03 a 13/03

Local: Será definido após o cadastro

Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

IDOSOS DE 65 A 69 ANOS

1ª Dose – 22/02 a 27/02

2ª Dose – 15/03 a 20/03

Local: Será definido após o cadastro

Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

IDOSOS DE 60 A 64 ANOS

1ª Dose – 01/03 a 06/03

2ª Dose – 22/03 a 27/03

Local: Será definido após o cadastro

Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.


Notícias relacionadas