A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Virada SP Online de Indaiatuba contará com 20 atrações, sendo 16 delas locais

Apresentações acontecem neste sábado, 6 de março, pela plataforma #CulturaemCasa
03/03/2021 15:46h


Foto: Divulgação
Virada SP Online de Indaiatuba contará com 20 atrações, sendo 16 delas locais

Reunindo 20 atrações, sendo 16 delas locais, a plataforma #CulturaemCasa transmite a #ViradaSP Online neste sábado, 6 de março, a partir do meio-dia, em uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte, e a Prefeitura de Indaiatuba. Três shows serão transmitidos ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso, totalizando 13 horas de programação.

“Indaiatuba recebeu a Virada Cultural por diversos anos consecutivos, de forma presencial, e nossa organização sempre foi muito elogiada pelo Governo do Estado, com grande presença de público”, conta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Em 2021, recebemos a #ViradaSP Online para celebrar esta parceria que trouxe grandes nomes da música para os nossos palcos, mas desta vez de forma online, em virtude da pandemia de Covid-19”.

Ao vivo, do Teatro Sérgio Cardoso, serão realizados os shows do cantor Toquinho com participação especial de Camilla Faustino, considerada uma das mais belas vozes da “Nova MPB”, da banda de rap Pavilhão 9 com participação da rapper Tassia Reis, e de uma das bandas precursoras do rock'n'roll no Brasil, o Made in Brazil, símbolo de longevidade e personalidade na música.

Ainda ao vivo, porém de maneira remota, será apresentado o show da atriz e cantora Simone Mazzer. O evento consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes de diferentes linguagens artísticas e divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil.

Capital da Cultura

Indaiatuba foi selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntosPelaCultura. Para apresentar os parques e os diversos pontos turísticos da cidade, conhecida como capital da cultura, a programação traz algumas entrevistas com personagens locais, além de vídeos dedicados ao público infantil com a apresentação do Circo do Bocão, gravada no Parque Ecológico, e do show Brincando de Música, com Koringa e Banda.

Entre as atrações da #ViradaSP Online que representarão a música local estão o Trio DeChris, o grupo de forró Dois Dobrado, o conjunto Manteiga de Garrafa, trazendo o repertório completo de Pixinguinha, e a compositora e intérprete Juliana Alves.

Já a cena independente de Indaiatuba, o rap e o movimento negro também serão representados no evento com o movimento Sarau Complexidade, no qual artistas da região compartilham suas criações, sejam elas poesia, música, dança, grafite, fotografia e todas as demais expressões, além de uma entrevista com a artista e educadora Marina Costa, do Jongo Filhos da Semente.

Com forte influência na cidade, o rock’n’roll terá um bloco inteiro na #ViradaSP Online dedicado ao gênero, com apresentações da Banda Rock’n’Roça e do cantor e compositor Tavinho Rezende e sua banda Tavinho Rezende Blues Band, além de entrevista com o cantor Beto Tempesta.

Por fim, às 21h30, ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso, acontece o show de uma das bandas precursoras do rock’n’roll no Brasil, o Made in Brazil, com 53 anos de atividades na música.

“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e para outros países, além de apresentar e destacar as características turísticas de cada cidade selecionada no programa #JuntospelaCultura. E este é o objetivo tanto da #ViradaSP Online como da plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos nove primeiros meses, registrou cerca de 2,9 milhões de visualizações e 2,2 mil conteúdos disponibilizados.

A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri.

O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Na plataforma também é possível acessar a programação especial, transmitida em novembro passado, do mês da Consciência Negra. Entre as principais atrações estão o I Festival Cinema Negro em Ação, e o lançamento do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA), com show de Anelis Assumpção.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini.

Há também as lives do Intensivão #CulturaEmCasa. O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho de 2020, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas.

Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. E de setembro a outubro, a plataforma exibiu o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

...serviço...

Virada SP Online Indaiatuba

Data: 6 de março

Programação

12h: Brincando de Música

13h: Circo do Tio Bocão

13h30: Trio DeChris

14h20: Dois Dobrado

15h: Manteiga de garrafa

15h30: Juliana Alves

16h20: Toquinho + Camilla Faustino

18h: Simone Mazzer

19h20: Sarau ComplexCidade

20h: Pavilhão 9 + Tássia Reis

21h30: Made in Brazil + Simbas

23h: Banda Rock ‘N’ Roça

23h40: Tavinho Rezende Blues Band

Plataforma: www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

www.facebook.com/culturaemcasasp/

www.instragram.com/culturaemcasasp/

www.twitter.com/culturaemcasasp



  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 204

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba