A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Festival de Inverno de Indaiatuba reúne seis concertos virtuais entre 10 a 31 de julho

Pelo segundo ano consecutivo, evento será exibido pelo portal Cultura Online
06/07/2021 14:02h


Foto: Divulgação
Festival de Inverno de Indaiatuba reúne seis concertos virtuais entre 10 a 31 de julho

Assim como em 2020, a terceira edição do Festival de Inverno de Indaiatuba será online e reunirá apresentações da Orquestra Sinfônica e Orquestra Jovem, Camerata Filarmônica e Corporação Musical Villa-Lobos em seis apresentações que acontecem entre 10 a 31 de julho. Os concertos serão exibidos no portal Cultura Online e no YouTube da Prefeitura de Indaiatuba, que promove este evento por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Depois do sucesso do evento presencial em 2019, resolvemos mantê-lo online no ano passado com apresentações das orquestras parceiras da Secretaria Municipal de Cultura”, recorda a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Em 2021, mantemos esta fórmula, já torcendo para que, no próximo ano, possamos estar todos juntos novamente”.

O Festival de Inverno acontecerá virtualmente, com o objetivo de assegurar a proteção dos direitos culturais da população durante a situação de emergência em saúde, em virtude das ações de combate à pandemia de Covid-19.

A secretária convida a população a conferir os concertos. “As orquestras de Indaiatuba são reconhecidas por sua excelência e a programação está muito interessante, bastante eclética”, ressalta Tânia. Confira abaixo um pouco mais dos seis concertos que integram a programação do Festival de Inverno 2021.

Dia 10 de julho, às 20h

Abertura – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Solista convidado: Rafael Thomaz (violão)

Na abertura do Festival de Inverno, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba faz um concerto de caráter mais intimista, com um repertório escrito em sua maior parte para orquestra de cordas. Obras de compositores brasileiros como Ernesto Nazareth, Capiba, Adauto Santos, além de duas valsas de Nabor Pires Camargo, integram a programação.

Também fazem parte do concerto os compositores Cesar Frank e Vivaldi, de quem a Sinfônica apresentará o Concerto em Ré Maior para violão e orquestra de cordas, com a participação especial do violonista Rafael Thomaz.

Rafael Thomaz é doutor em música pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde obteve o título de mestre e cursou o Bacharelado em Música Popular. Atua como violonista, tanto no âmbito da música de concerto quanto na música popular. Tem seis álbuns lançados, dois com o grupo Algaravia, um em duo com Guilherme Lamas e três autorais: Paisagens Interiores (2015), Ainda Dá Tempo? Rafael Thomaz Septeto (2018) e Invenções para Violão e Percussão (2019). Direção artística e regência de Paulo de Paula.

Dia 11 de julho, às 20 horas

Brasilidades - Camerata Filarmônica de Indaiatuba

Professores da Camerata Comunidade: David França, Cláudia Carolyne, Sarah Genkawa, Mariana Trento, Pedro Franco e Pedro Bortolin

Concerto conta com professores que integram o projeto Camerata Comunidade, parceria entre a Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba e a Secretaria Municipal de Cultura, que desde 2019, traz à população uma forma inovadora de ensinar música e realizar concertos que mesclam música popular e erudita.

Para esta apresentação, o repertório reúne desde canções folclóricas e tradicionais do universo infantil, passando pelas músicas regionais representadas pelo baião e chorinho e finalizando com as releituras e influências da música popular na música erudita. Brasilidades possui direção artística e regência da maestrina Natália Larangeira e coordenação pedagógica de Sabrina Passarelli.

Dia 17 de julho, às 20 horas

Do Samba à Bossa Nova – Corporação Musical Villa-Lobos (CMVL)

A CMVL chega à terceira edição do Festival de Inverno de Indaiatuba com dois concertos virtuais: Do Samba à Bossa Nova e Raízes Sertanejas, com convidados especiais. No primeiro, a Banda Sinfônica de Indaiatuba traz Gostoso Veneno, samba de Wilson Moreira e Nei Lopes, sucesso na voz de Alcione. Com arranjo de Samuel Nascimento de Lima, contará com a voz de Rose da Sambrasil e da Corporação Musical União dos Artistas de Itu.

Na segunda parte, belas composições que marcaram o movimento musical de renovação do samba, nascido da Zona Sul carioca no final da década de 1950. Com o arranjo de Dico, um medley de sucessos de Tom Jobim com a participação do Madrigal Tons Brasileiros, sob a regência da maestrina Sonia Di Morais e depois The Girl from Ipanema, com a cantora Mônica Domingues.

Do Brasil para o mundo: na parte instrumental, destaque para a execução de Solo Bossa, do compositor austríaco Otto M. Schwarz, com solo de Flugelhorn do trompetista João Lenhari.

Dia 24 de julho, às 19 horas

Orquestra Jovem de Indaiatuba

A arte de The Beatles, uma das bandas mais populares da Europa, encontra-se com a obra exitosa de dois compositores do mesmo continente, Henry Purcell (Londres, 1659-1695) e Antonio Vivaldi (Itália, 1678-1741) em apresentação da Orquestra Jovem de Indaiatuba. Direção artística do maestro Felipe Oliveira e realização da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba.

Dia 30 de julho, às 20 horas

As Quatro Estações Portenhas – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Solista: Cármelo de Los Santos (violino)

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, sob direção artística e regência do maestro Paulo de Paula, apresenta As Quatro Estações Portenhas, de Astor Piazzola, com participação do violinista Cármelo de Los Santos. A obra é apontada, frequentemente, como um contraponto moderno da célebre As Quatro Estações, de Vivaldi, e mescla influências de tango e jazz.

Dia 31 de julho, às 20 horas

Raízes Sertanejas - Corporação Musical Villa-Lobos

No encerramento do Festival de Inverno, a Banda Sinfônica da CMVL convida cantores de Indaiatuba para interpretarem temas que marcaram a música sertaneja. No repertório estão o medley Sucessos de Daniel e uma versão de Evidências, composição de Paulo Cesar Valle e José Augusto, ambas com orquestração do 2º Sargento da PM Daniel Paulo.

...serviço...

Festival de Inverno de Indaiatuba 2021

Data: 10 a 31 de julho

Onde assistir:

Cultura Online em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/

Canal da Prefeitura de Indaiatuba no YouTube em www.youtube.com/prefeituraindaiatuba
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 752

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba