Indaiatuba conquista a primeira colocação do Brasil no Prêmio Band Cidades Excelentes

Município ainda ficou entre os três melhores colocados em Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
24/11/2021 10:19h

Foto: Divulgação

Indaiatuba é a primeira cidade do Brasil no Prêmio Band Cidades Excelentes, considerando os municípios com mais 100 mil habitantes. A cidade conquistou a melhor média dos cinco pilares de gestão pública analisados pelo Instituto Áquila, que desenvolveu o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA). O município também ficou entre os três melhores colocados em Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Em outubro, Indaiatuba venceu a etapa estadual da premiação. A etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu em Brasília, na noite desta terça-feira (23).

Entre as autoridades presentes no evento estavam o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Em seu discurso, o prefeito Nilson Gaspar (MDB) agradeceu ao Grupo Bandeirantes pela oportunidade e o reconhecimento dado aos prefeitos de mostrarem o trabalho em nível nacional. Agradeceu também o vice-prefeito Túlio Tomaz do Couto, que o acompanhou na premiação, e toda a equipe da Administração Municipal que tem trabalhado muito para deixar a cidade cada vez melhor. “Nós, em Indaiatuba, trabalhamos com planejamento e gestão e olhamos dez anos pra frente, o que vamos precisar em nossa cidade para atender a demanda do crescimento e desenvolvimento sustentável do nosso município pelos próximos dez anos. Isso tem transformado nossa cidade há duas décadas, por bons governos que passaram anterior a mim. Fico muito contente em estar aqui, recebendo este prêmio, e também parabenizo todos os prefeitos finalistas”, ressaltou.

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar as boas práticas da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. A avaliação é realizada por meio das informações públicas atualizadas de todas as cidades do país. O reconhecimento é baseado em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública.

Prêmio Band Cidades Excelentes

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila. O objetivo é premiar as cidades que souberam enfrentar as dificuldades e obtiveram os melhores resultados a partir da avaliação realizada pelo IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila). Os indicadores foram construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Os municípios inscritos foram divididos em três grupos: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Na etapa nacional foram incluídas duas novas categorias: cidades acima de 500 mil habitantes e capitais. O evento reuniu 52 municípios finalistas e a premiação elegeu as três melhores cidades do país em cada pilar

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi