Consórcio PCJ doa sementes de árvores nativas para Indaiatuba

06/12/2021 15:55h

Foto: Divulgação RIC/PMI
Consórcio PCJ doa sementes de árvores nativas para Indaiatuba

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente recebeu do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) a doação de aproximadamente 9 mil sementes de 12 espécies diferentes de árvores nativas da Mata Atlântica, mil plântulas de palmito Juçara e 3 mil saquinhos para a produção das mudas. A entrega aconteceu na sexta-feira (03) no Viveiro Municipal de Produção de Mudas. A ação faz parte do Programa de Proteção aos Mananciais mantido pelo PCJ para apoiar os municípios consorciados.

Estiveram presentes na entrega Jerry Willians Morais, representando o Consórcio, e Aline Faria, da empresa JW Ambiental, que foi contratada pelo PCJ para apoiar com projetos de reflorestamento em Área de Preservação Permanente (APP), distribuição de sementes e outros projetos na esfera e demandas ambientais.

A Prefeitura mantém um Viveiro Municipal de Produção de Mudas que foi implantado em 2014 pela Secretaria na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, onde são produzidas e recuperadas cerca de 300 mudas por mês. A proposta do Viveiro é atender os projetos de reflorestamento de matas ciliares, que fazem parte do trabalho de recuperação de nascentes do município, e os demais projetos de plantio e doação de mudas desenvolvidos pela Secretaria. O banco de sementes é abastecido com sementes e matrizes coletadas da flora do município e conta com mudas de mais de 150 espécies de árvores nativas.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno