Casarão se torna polo do programa Pontos MIS com atrações e oficinas gratuitas

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Casarão se torna polo do programa Pontos MIS com atrações e oficinas gratuitas

Filmes com entrada franca começam a ser exibidos neste sábado, dia 21

O Pontos MIS nasceu com o objetivo de promover a circulação e difusão audiovisual, a formação de público e a circulação de obras do cinema, estabelecendo parcerias entre o Museu da Imagem e do Som (MIS) e os municípios. Em Indaiatuba, o Casarão Cultural Pau Preto é o mais novo Ponto MIS do Estado de São Paulo e receberá filmes, oficinas e palestras, todas gratuitas. A programação tem início neste sábado, dia 21, com a Mostra Desenhos 90’s e a exibição do filme animado Doug (1999). A parceria com a Prefeitura de Indaiatuba é realizada através da Secretaria Municipal de Cultura.

O Pontos MIS atinge mais de 100 municípios do interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo - alcançando todas as regiões administrativas -, que realizam programações culturais regulares a partir da experiência do programa.

Como objetivos principais, a iniciativa visa possibilitar o acesso e circulação de obras cinematográficas diversas; promover o acesso e capacitação através de oficinas audiovisuais diversas; dinamizar os espaços culturais nas cidades e promover o desenvolvimento de processos criativos continuados; e capacitar os responsáveis técnicos locais.

“Estamos muito felizes por receber em Indaiatuba mais este programa em parceria com o Governo do Estado”, ressalta Tânia Castanho, secretária municipal de Cultura. “As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema”.

A Tulha do Casarão Pau Preto receberá sessões gratuitas e abertas ao público, com o objetivo de criar, em médio e longo prazo, um espaço cultural atuante e vivo. Para cada sessão, serão disponibilizados 50 ingressos, que podem ser retirados uma hora antes da exibição dos filmes (confira a programação abaixo).

Mensalmente, o Ponto MIS disponibiliza oficinas e/ou palestras gratuitas sobre cinema, fotografia e gestão cultural para os públicos das cidades parceiras. As oficinas acontecem de forma virtual e presencial.

O programa envolve ainda a seleção e acompanhamento de projetos de curta-metragem, em diferentes etapas de sua realização, e a itinerância de exposições fotográficas do MIS, visto que a linguagem artística já integra o escopo do programa por meio das oficinas.

A parceria envolve ainda atividades online e bate-papo de cinema com exibições virtuais, além de encontros regionais e oficinas de capacitação para gestores culturais. “Esta nova parceria com o Pontos MIS está apenas começando e teremos muitas novidades em breve. Nosso objetivo é fortalecer o audiovisual em Indaiatuba e oferecer oportunidades aos talentos de nossa cidade. Vale a pena acompanhar o que vem por aí”, destaca Tânia.

PROGRAMAÇÃO DE FILMES

21 de maio, às 15 horas
Mostra: Desenhos dos 90’s

Doug (EUA - 1999)
Direção: Jim Jinkins
Duração: 123 minutos
Classificação: livre

Doug é um jovem tímido, porém cheio de imaginação, que mora na cidade fictícia de Bluffington. Ao lado de seu cachorro de estimação, Costelinha, e de seu melhor amigo, Skeeter Valentine, ele tenta não parecer um perdedor no colégio, ao mesmo tempo que vive uma paixão platônica pela alegre Patti Maionese. O dia a dia dele é contado através de seu diário, que também mostra a grande imaginação de Doug, que sonha com aventuras nas quais ele é um super-herói e até espião.

26 de maio, às 19 horas
Mostra: Também Sou Hype

O Iluminado (EUA/Reino Unido – 1980)
Direção: Stanley Kubrick
Duração: 146 minutos
Classificação: 16 anos

Jack Torrance aceita ser caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa, Wendy, e o filho, Danny. O garoto logo começa a ser atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras.

28 de maio, às 15 horas
Mostra: Desenhos dos 90’s

Mulan (EUA – 1998)
Direção: Tony Bancroft e Barry Cook
Duração: 118 minutos
Classificação: livre

Mulan, uma jovem chinesa que não se encaixa na sociedade, teme que seu pai, um homem doente, seja convocado para lutar na guerra que se aproxima. A garota então se disfarça de homem e assume o posto de seu pai no exército chinês. Acompanhada por seu dragão Mushu, Mulan parte para a linha de batalha, faz amizade com os outros soldados e usa sua inteligência para ajudar a combater a invasão dos hunos enquanto luta para esconder sua verdadeira identidade.

• Redator(es): Fábio Alexandre