Cronograma do serviço de coleta de lixo domiciliar é atualizado a partir de 12 de outubro

População deve ficar atenta aos bairros que sofrerão mudanças nos dias ou horários da coleta
27/09/2022 12:20h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

As mudanças abrangem 65 bairros, que correspondem a 30% dos domicílios do município atendidos pelo serviço

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente informa que o calendário de coleta de lixo domiciliar de Indaiatuba será atualizado a partir do dia 12 de outubro. Em algumas regiões da cidade, a coleta passará a acontecer em dias ou horários diferentes. A mudança é necessária para atender o crescimento urbano, as modificações do trânsito e, principalmente, para melhor adequar a prestação de serviço às necessidades dos munícipes.  A atualização abrange 65 bairros, que corresponde a 30% dos domicílios do município atendidos pelo serviço.

A maioria das alterações é referente ao turno de coleta, mas para algumas localidades a frequência também foi alterada, por isso a população deve ficar atenta ao novo calendário. Os bairros que terão novo cronograma de coleta podem ser conferidos no endereço eletrônico www.corpus.com.br/coletaindaiatuba.

O secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, explica que Indaiatuba está crescendo e é preciso atender os novos bairros que estão se formando. “Esse novo cronograma desenvolvido pela Corpus está bem completo, tanto que no itinerário do serviço já foi previsto e incluído os novos zoneamentos como o Parque Reserva Santa Maria, Park Meraki e o loteamento Monte Carlos”, ressaltou. “O cuidado com o trânsito também foi considerado, tanto que as áreas mais próximas à região central da cidade, passarão a contar com o serviço somente após às 17 horas, para se evitar congestionamentos e acidentes durante o dia, quando é registrada uma maior movimentação de pessoas e veículos no local”, completou.

A coleta no período diurno ficou com as regiões mais periféricas e zonas rurais da cidade, pois são locais mais afastados, possuem ruas de difícil acesso e, algumas, ainda possuem estradas de terra, o que dificulta a passagem dos caminhões compactadores.

A direção da Corpus Saneamento e Obras, empresa responsável pelo serviço no município, reforça que a participação popular nesse processo é importante para manter a cidade limpa e bem cuidada. O serviço conta com o apoio do cidadão porque é dele a função de colocar o lixo para fora, bem ensacado e somente nos dias indicados no calendário.

A recomendação é que o resíduo doméstico só seja colocado nas calçadas bem próximo ao horário do início de cada turno de coleta, que é às 6hs para a diurna e às 17h no período noturno. A atitude colabora com o meio ambiente, considerando que o lixo mal embalado ou que fica muito tempo nas calçadas, durante as estações chuvosas pode ser levado pelas águas, entupindo bueiros, contaminando vias pluviais e poluindo rios e lençóis freáticos.

Sacos de lixo bem fechados e abrigados e colocados na calçada próximo ao horário da coleta, evitam também que animais rasguem à procura de alimentos, sujando as ruas e causando transtornos como o mau cheiro e a proliferação de pragas urbanas, como ratos e baratas, ou podem virar criadouros de transmissores de doenças como a dengue, por exemplo.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno