A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba divulga programação da Temporada 2023 com mais de 20 concertos

Concerto geek e rock sinfônico integram o calendário de apresentações, que ainda inclui turnê regional
01/03/2023 10:26h


Foto: Felipe Gomes/AMOJI
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba divulga programação da Temporada 2023 com mais de 20 concertos

Sinfônica fará mais de 20 apresentações ao longo da temporada

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) lança oficialmente a Temporada de Concertos 2023, que terá mais de 20 apresentações ao longo do ano, todos com entrada gratuita. A abertura oficial acontece no dia 10 de março, com composições de Mozart e Beethoven e participação do solista convidado Davi Graton. O concerto será realizado na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação (Ciaei), a partir das 20 horas. O evento conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Neste ano, a Sinfônica divide sua temporada em séries. A Série Oficial é voltada para obras sinfônicas e contará com seis apresentações no Ciaei, todas com um solista convidado a cada concerto. A Série Especial terá foco em um repertório popular, que permite a interação da Orquestra com outros gêneros.

Além da tradicional participação no Maio Musical, em que a Sinfônica se apresenta ao lado de um grande nome da música brasileira, como foi com os Paralamas do Sucesso em 2022, também estão confirmados os concertos Rock Sinfônico, Geek Sinfônico e Woodstock Sinfônico.

“Estes concertos têm o objetivo de fazer a orquestra chegar a diferentes públicos, inclusive àqueles que, talvez, nunca pensaram em ir a um concerto tradicional e que acabam gostando tanto do que veem, que passam a frequentar também nossas apresentações no teatro”, destaca o maestro Paulo de Paula.

A Temporada 2023 apresenta ainda o projeto Concertos na Comunidade, uma iniciativa que permite à OSI levar a música orquestral para diferentes bairros do município. As primeiras apresentações foram realizadas no começo de fevereiro no Jardim Morada do Sol, Cidade Nova e Campo Bonito.

Repertório

Composta por grandes obras do repertório sinfônico, a Temporada 2023 reforça o alto nível artístico alcançado pela OSI, que já figura entre as maiores sinfônicas do Estado de São Paulo.

Ao longo de toda programação no Ciaei o público poderá conferir composições como: Sinfonia nº 8 de Ludwig van Beethoven; Scheherazade, de Nikolai Rimsky-Korsakov; Sinfonia Italiana, de Mendelssohn; Concerto para Violoncelo de Camille Saint-Saëns, com participação do solista Viktor Uzur; e obras brasileiras como a Bachiana 4, a abertura da ópera Il Guarany, de Antônio Carlos Gomes, e Santos Football Music, de Gilberto Mendes, que reproduz uma partida de futebol. “Esta obra é bem interessante, já que inclui a participação do público”, destaca o maestro.

Uma das novidades é a realização de uma turnê regional de E o Palhaço, tem Concerto?, encontro de duas artes, que mescla tropeços, tombos e caretas do Palhaço Azevedo, personagem do músico Mauro Braga, às obras de compositores como Mozart, Albinoni e Carlos Gomes, criando uma atmosfera lúdica e divertida para toda a família.

“Escolhemos esse concerto porque ele consegue apresentar a orquestra de um modo divertido, inteligente e sensível. É um espetáculo para todas as idades”, destaca o produtor cultural da Orquestra, Victor Lessa. Além de Indaiatuba, a turnê passará por Salto, Monte Mor, Jaguariúna, Itatiba, Elias Fausto e Itupeva.

EMIn

O Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn) chegou à sua terceira edição em 2022, tornando-se um festival de referência, tanto pelo nível dos professores, quanto pelo número de alunos participantes. Em 2023, o objetivo é ampliar esta experiência e entre as novidades está a participação da Corporação Musical Villa-Lobos como parceira na realização do EMIn.

“A Corporação Musical Villa-Lobos é uma instituição irmã, já temos um histórico de cooperação. Agora vamos trabalhar juntos também para a realização do EMIn”, destaca o maestro Paulo de Paula.

Orquestra Jovem

Criada para possibilitar que jovens instrumentistas de Indaiatuba aprofundem seu conhecimento musical por meio de práticas em grupo, desenvolvendo suas habilidades em instrumentos como violino, violoncelo, clarinete, saxofone, contrabaixo, flauta e viola clássica, a Orquestra Jovem fará quatro concertos oficiais gratuitos ao longo do ano, com músicas eruditas e populares.

A primeira apresentação integra a programação do Maio Musical e acontece no dia 16 de maio, a partir das 20 horas, com participação da Orquestra de Violeiros de Indaiatuba.

Escola de Música

Na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI) os alunos fazem aulas de instrumento e participam dos grupos musicais, com a disponibilização dos instrumentos, em forma de empréstimo, para quem não possui ou não tenha condições para adquirir.

A EMOSI atua em quatro polos: Centro, Jardim Morada do Sol, Estação Itaici e Jardim Teotônio Vilela. A Escola de Música é uma instituição cultural viva que permite à Associação fazer parte da vida dos moradores de Indaiatuba. “Além das crianças e jovens, que estudam música gratuitamente, a escola tem como missão fomentar a cultura através da música, já que as famílias destas crianças e jovens passam a frequentar as aulas, os recitais e os concertos da Orquestra Jovem e da Sinfônica”, pontua o produtor cultural Victor Lessa.

Banda Marcial

Outro projeto que deve ganhar força este ano é a Banda Marcial de Indaiatuba, idealizada pela secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho, que funciona na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Maria Benedicta Guimarães, no bairro Jardim Teotônio Vilela. Atualmente são 46 músicos, mas a perspectiva é que, até o final do ano, este número suba para 92. As inscrições para novas vagas devem ser abertas em breve.

Apoio e patrocínio

Além das empresas Tuberfil e Plastek, que em 2022 tornaram-se patrocinadoras, este ano a Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (AMOJI) ganhou o reforço da Toyota.

O maestro Paulo de Paula destaca também a importância da parceria com a Prefeitura de Indaiatuba e a Secretaria Municipal de Cultura. “Se hoje somos uma das principais instituições musicais do interior de São Paulo, isto se deve ao apoio integral e essencial que recebemos da Prefeitura de Indaiatuba, por intermédio da Cultura”, completa.

PROGRAMAÇÃO OSI – TEMPORADA 2023

Março
Dia 10 – Abertura da Temporada (Ciaei)

Abril
Dia 01 – Música Fantástica (Ciaei)

Maio
Data a definir - Maio Musical (Palco Externo)

Junho
Dias 2 e 3 - Concertos na Comunidade (local a definir)

Julho
Dia 7 – Festival de Inverno: Rock Sinfônico com Gambia Rock (Palco Externo)
Dia 18 – Abertura EMIn (Ciaei)

Agosto
Dia 18 – Concerto Oficial (Ciaei)
Dia 26 – Festival de Rock: Woodstock Sinfônico com Superbad (Palco Externo)

Setembro
Dia 30 – Concerto Oficial (Ciaei)

Outubro
Dia 6 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 7 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 8 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (palco externo)
Dia 18 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 19 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 20 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 21 – Concerto especial: O Palhaço tem Concerto (turnê regional)
Dia 29 – Geek Sinfônico (Palco Externo)

Novembro
Dia 11 – Encerramento oficial da temporada (Ciaei)

Dezembro
Dias 1º, 3 e 10 – Encantos de Natal (Palco Externo)

  • Redator(es): Fábio Alexandre e Samanta De Martino
  • Release N.º: 158

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba