A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Origens é tema da edição 2023 do Natal Encantado promovido pela Prefeitura de Indaiatuba

Entre os dias 1º a 17 de dezembro, diversos eventos celebram também o aniversário de 193 anos da cidade
27/11/2023 16:07h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Origens é tema da edição 2023 do Natal Encantado promovido pela Prefeitura de Indaiatuba

Palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba receberá diversos eventos em dezembro

Diversas atrações integram a programação da edição 2023 do Natal Encantado promovido pela Prefeitura de Indaiatuba. Depois do acendimento da decoração e da passagem da Caravana Iluminada da Coca-Cola, as atenções se voltam para o dia 1º de dezembro, quando acontece a primeira de três apresentações do espetáculo Encantos de Natal. Outras surpresas estão reservadas, como a Parada de Natal Iluminada, a celebração dos 20 anos da Ginástica do Parque com o Aulão Natalino, sessões de cinema e Flashback de Natal, em uma programação que celebra também os 193 anos de Indaiatuba.

“Todos os anos, a programação do nosso Natal Encantado ganha novidades e atrai mais gente de Indaiatuba e toda a região. Isso é importante, pois estimula nosso turismo, gastronomia e o comércio neste final de ano”, enfatiza o prefeito Nilson Gaspar. “Por isso, nossa equipe se supera a cada ano e traz novidades que prometem encantar toda a família. Confira a programação e participe”.

A secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho, lembra que o trabalho é realizado ao longo do ano e é fruto de muito empenho e dedicação. “A realização do Natal Encantado é um desafio que envolve muitas pessoas e secretarias, em um esforço conjunto para entregar à população um espetáculo para encerrar o ano com chave de ouro”, destaca. “Por isso, é importante que todos participem e prestigiem nossos espetáculos e as mais diversas atrações que teremos em dezembro”.

Encantos de Natal

Origens é o título da edição 2023 do Encantos de Natal, que reunirá mais de 500 integrantes, entre alunos e professores das oficinas culturais de Dança e Teatro, músicos, cantores, artistas plásticos e equipe de apoio. O roteiro é de Rogério Barbatti, também ator e diretor artístico e de produção do espetáculo.

Na peça, Theo (Gui Vecchi), Davi (Luan Floriano), Clarinha (Mika Donadoni), Nina (Isa Antoniassi) e Mia (Alice Consani) ganham destaque. Em uma noite de Natal, enquanto seus pais (Nina Vinagre e Junior Grotto) estão ocupados com o trabalho, as crianças são deixadas aos cuidados dos avós. Às vésperas do feriado, adormecem e são transportadas para o fascinante “Mundo de Encantos”.

Guiados pela história que o vovô sempre contou, os pequenos se deparam com criaturas mágicas, danças deslumbrantes e músicas envolventes, interpretadas pelos alunos das oficinas de dança e os grupos de referência da Secretaria de Cultura. Todas as músicas serão executadas ao vivo, com a participação da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, Corporação Musical Villa-Lobos e Camerata Filarmônica de Indaiatuba, com a participação de Ricardo Gazzi.

As apresentações contarão com participações dos cantores Amanda Wohl, Sonia di Morais, Cesar Augusto, Arthur Raymundo, Mônica Domingues, Paulo Ataliba e Mika Donadoni (finalista do The Voice Brasil). A banda base do evento conta com Juninho Andrade (bateria), Danilo Campovilla (guitarra), Rodrigo Ribeiro (guitarra), Guilherme Picolo (baixo), Willian Alberti (piano) e Vicente Marangone (piano).

Na Terra de Encantos, os netinhos encontram seus avós Natanael (Nathan Barros) e Noélis (Janete Russ) e viverão experiências extraordinárias. Tudo muda quando Clarinha se perde e encontra Desacrediltis (Rogério Barbatti), uma criatura verde com mais de 10 mil anos, que guarda os sonhos não realizados, inclusive dos pais  das crianças.

O Encantos contará com a participação especial dos Grupos de Referência da Secretaria de Cultura, de Jazz, Danças Urbanas, Ballet e Teatro, juntamente com o grupo do Teatro Adulto e o Coral da Cidade de Indaiatuba, regido por Áurea Ambiel.

“Ao final, queremos passar a mensagem poderosa de que ser diferente é normal e que a fé e a autoconfiança são fundamentais para alcançar nossos sonhos”, destaca Barbatti, que terá Nina Vinagre e Fábio Pimenta como assistentes de direção. "Este espetáculo é uma celebração da cultura e do espírito natalino e convidamos todos a conferir este momento tão especial”, destaca Tânia.

Parada e atrações

As Origens do Natal é tema da Parada de Natal Iluminada, que acontece nos dias 2 e 9 de dezembro, sempre a partir das 19h30, na marginal esquerda da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, próximo ao Barco. No total, serão 50 alas e 1.117 integrantes.

Com apoio das secretarias de Educação, Saúde, Esportes e do Funssol (Fundo Social de Solidariedade), o desfile contará com a participação de alunos das redes municipal e estadual. A grande novidade desta edição serão as alas iluminadas, que prometem ainda mais encanto e magia à Parada de Natal.

Orquestra Sinfônica Infantil

Por meio de projeto criado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação no início deste ano, a Orquestra Sinfônica Municipal Infantil de Indaiatuba faz sua estreia nas duas primeiras apresentações do espetáculo Encantos de Natal. A terceira sessão contará com a participação da Orquestra de Viola.

O projeto é desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental do Complexo Educacional Laura Fahl Corrêa. As crianças do 1º e 2º ano participam de aulas de musicalização infantil e as do 3º, 4º e 5º escolheram um instrumento disponibilizado pelo projeto: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, trombone, tuba, flauta transversal, clarinete, oboé ou fagote.

O objetivo é consolidar o ensino musical, social e educacional, visando o lançamento da Orquestra Sinfônica Municipal Infantil de Indaiatuba, com crianças de 6 a 11 anos, que fazem sua estreia no Encantos de Natal. “No dia 1º, teremos cerca de 80 alunos abrindo o Encantos de Natal. No dia 3, outra turma da Orquestra Infantil. Será um momento muito especial e esperamos que todos possam prestigiar nossos jovens músicos”, convida Tânia.

O coordenador Weber Marely fala sobre o projeto. “O primeiro encontro dos alunos com a música é através de músicas do cotidiano deles, para que possam entender que as músicas que eles conhecem também pode ser tocada nos instrumentos de orquestra. Depois, os professores apresentam outras músicas, ligadas aos instrumentos que escolheram, e assim conseguimos ampliar não somente o conhecimento, como o acesso destas crianças a um mundo completamente novo”, explica.

“A orquestra possui instrumentos de tamanho reduzido para atender as crianças menores, de forma que elas também possam ter acesso à música, desde a mais tenra idade”, conta Weber. “Temos duas aulas por semana, individuais e coletivas. A parceria com a Secretaria de Educação foi essencial, assim como o fato da equipe gestora do Complexo Educacional Laura Fahl Corrêa ter abraçado o projeto”.

A proposta vai além do ensino da música. “Observamos uma melhora no ambiente escolar, proporcionada por estes momentos de socialização, além, é claro, da disciplina, algo importante no ensino da música”, afirma Weber. “Recentemente, levamos os alunos para a Sala São Paulo, onde puderam assistir uma apresentação. Foi um momento muito especial”.

Confira abaixo um pouco mais sobre cada evento que integra a programação do Natal Encantado 2023 da Prefeitura de Indaiatuba.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º, às 20 horas
Encantos de Natal com o espetáculo Origens
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800
Ficha técnica:
Roteiro, direção artística e de produção - Rogério Barbatti
Diretores assistentes - Nina Vinagre e Fábio Pimenta
Figurino - Fernanda D'Angelo
Produção artística - Bbeth Forini, Cristina Capelazzo, Cristian Psedks e Nina Vinagre
Direção de Dança - Dani Candello
Coreógrafo convidado - Renan Banov
Maquiagem - Lucas Gabriel
Direção Musical - Ricardo Gazzi e Weber Marely

Dia 2, das 10h às 13h
Trem das Artes de Natal com a chegada do Papai Noel
Local: Museu Ferroviário
Endereço: Praça Newton Prado, s/nº, Jardim Pompeia
A chegada do Papai Noel acontece em edição especial do Trem das Artes, que contará com uma recepção especial preparada pela GMP Brass Band e a Cia da Edufina, com clássicos apresentados de um jeito especial. No repertório, elementos envolventes do jazz e singles natalinos.O evento contará com a Feira de Troca de Livros, Feira de Escritores e expositores da Feira das Artes de Indaiatuba.

Dia 2, às 19h30
Parada Iluminada: As Origens do Natal 
Local: marginal esquerda da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, próximo ao Barco

Dia 3, às 19h30
Encantos de Natal com o espetáculo Origens
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba

Dia 5, às 19 horas
2º Pedal de Natal
Saída: Museu Ferroviário
Chegada: em frente à Prefeitura de Indaiatuba
Saiba mais: neste LINK 

Dia 6, às 18h30
Aulão Natalino: 20 anos de Ginástica no Parque

Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba
O projeto Ginástica no Parque celebra 20 anos com uma edição especial, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Cultura. O projeto reúne um bom público todas as quartas-feiras, próximo ao Barco, para aulas de alongamento e ritmo. Esta comemoração acontece no palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba e terá início com aulas de alongamento e funcional, e depois as aulas de ritmos. Nove professores comandam as atividades.

Dia 7, às 19h30 
Oficinas Corais da Secretaria de Cultura apresentam Um Cartão Sonoro de Natal
Local: escadarias do Paço Municipal
Alunos das oficinas infantojuvenil, juvenil e Terceira Idade se unem ao Coral Cidade de Indaiatuba em uma apresentação especial. Cerca de 100 cantores levam ao público um repertório com faixas que no repertório cristão desde o século XVI até os dias atuais como Alegria de Natal (melodia gaulesa), Vinde Cantai (Haendel), Psalitte (Michael Praetorius), Adeste fideles (John Francis Wade, séc. XVIII), entre outras.

Dia 8, às 20 horas
Corporação Musical Villa-Lobos apresenta A Magia do Natal
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba
A Corporação Musical Villa-Lobos, uma das mais tradicionais e renomadas bandas do Estado de São Paulo, irá se apresentar com sua banda completa, sob a regência do maestro Samuel Lima, com participação dos alunos dos projetos educacionais Banda Escola e Banda e Comunidade, que irão mostrar seu talento e o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Dia 9, às 19h30
Parada Iluminada: As Origens do Natal 
Local: marginal esquerda da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, próximo ao Barco

Dia 10, às 19h30
Encantos de Natal com o espetáculo Origens
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba

Dias 12 a 15, às 19h30
Natal em Família na Telona
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba
Dia 12 - O Grinch (2018)
Dia 13 - Shrek no Natal + Feliz Natal Madagascar + Natal Shrektacular do Burro
Dia 14 - A Origem dos Guardiões
Dia 15 - Os Smurfs: Um Conto de Natal + A Era do Gelo: Especial de Natal + Feliz Natal da Turma da Mônica
- IMPORTANTE: leve sua cadeira ou banquinho para curtir o filme em família

Dia 16, das 16h às 21h
Flashback Especial de Natal
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba
Depois do sucesso da edição de outubro, realizado na Concha Acústica do Parque Ecológico, a Galera do Flashback se une novamente com quatro DJs convidados para uma edição especial de Natal, encerrando a temporada 2023 com grandes sucessos das décadas de 80, 90 e 2000.  

Dia 17, às 18h30
Banda Ancestrais com o show Natal Rock
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba
A Banda Ancestrais, composta por Eduardo Previatto nos vocais, Gilton Foschiani na guitarra, violão e backing vocal, Giuliano Gama no baixo e Rogério Cataneo na bateria, prepara um show com clássicos das décadas de 80 e 90 que marcaram uma geração, unindo o espírito natalino à paixão pelo Rock Nacional.

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1013

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba