A-
A+

Comunicação

 

Notícias

Secretaria da Saúde intensifica ações de combate à dengue durante o Dia D Estadual

Município promove atividades educativas, aplicação de larvicida e instalação de painel de eliminação de mosquitos em diversos pontos da
07/11/2025 09:22h


Foto: Arquivo Eliandro Figueira GP/PMI
A imagem mostra uma criança olhando por um microscópio um pote de água com larvas

#PraTodosVerem: A imagem mostra uma criança olhando por um microscópio um pote de água com larvas

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, participa do Dia D Estadual de Combate à Dengue, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo no dia 8 de novembro. A ação integra a mobilização estadual para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Neste sábado (8/11), na praça Dom Pedro, das 8h às 13h, como parte das atividades, Indaiatuba levará um stand interativo com microscópios e lupas para visualização do ciclo de vida do mosquito, além de apresentar os equipamentos utilizados no controle do vetor. O espaço também contará com jogos e atividades educativas voltadas às crianças, reforçando a importância dos cuidados no dia a dia. Caso esteja chovendo forte, a ação será transferida para o sábado, 15/11.

Para ampliar a visibilidade da campanha, serão instalados windbanners em locais de grande circulação do município, como a Avenida Presidente Kennedy, o Parque Ecológico e a Avenida Francisco de Paula Leite, entre outros pontos.

 Durante a semana de 10 a 14 de novembro, a equipe da Vigilância em Saúde realizará aplicação de larvicida veicular nos bairros Jardim Itamaracá, Vila Maria Helena, Vila Homero e Parque São Lourenço. Além disso, será feita a instalação do Pemosq (Painel de Eliminação de Mosquito) no bairro Jardim Oliveira Camargo, equipamento que elimina os mosquitos adultos em poucas horas, contribuindo para a redução da infestação na região.

A secretária de Saúde, Dra. Heloísa Salatino, destaca que a mobilização é essencial para manter o controle da doença. “A Prefeitura tem trabalhado de forma contínua no monitoramento e combate ao Aedes aegypti, mas o envolvimento da população é fundamental. Pequenas atitudes, como eliminar recipientes que acumulam água, fazem toda a diferença para evitar a proliferação do mosquito e proteger a saúde de todos”, ressalta a secretária.

O coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ulisses Bernardinetti, salienta sobre a importância dos 10 minutos semanais para cada um fazer a sua parte. “A Prefeitura reforça a importância da participação da comunidade nas ações de combate, mantendo quintais e áreas comuns livres de criadouros, destinando corretamente materiais recicláveis e eliminando qualquer recipiente que possa acumular água parada”.

 

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 1081

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba | Mapa do Site