Fundação Pró-Memória promove 13ª Primavera de Museus de 23 a 29 de setembro

19/09/2019 14:23h

Foto: Arquivo RIC/PMI
Fundação Pró-Memória promove 13ª Primavera de Museus de 23 a 29 de setembro

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba promove de 23 a 29 de setembro a 13ª Primavera de Museus, temporada cultural proposta pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) na qual museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais. O tema deste ano “Museus por dentro, por dentro dos Museus”, tem como inspiração a tragédia ocorrida no Museu Nacional, mostrando a importância do bom funcionamento que uma instituição deve ter.

A intenção é abordar a relação entre o museu, o público e os bens, expondo não apenas o funcionamento tangível de um museu, mas também o que acontece em seus bastidores, buscando envolver o público em todas as esferas do cotidiano museológico.

Nesta edição da Primavera de Museus, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba promoverá diversas atividades e ações gratuitas, com destaque para a exposição sobre Nabor Pires de Camargo e a atividade educativa em parceria com a escola EMEB Profa. Renata Guimarães. Haverá ainda Oficina Sensorial para bebês; Oficina Casarão 60+ - vasos reciclados; Edição Especial do Sarau Todas Palavras; Contação de Histórias e oficinas de slimes. As atividades acontecerão no Museu Municipal Casarão Pau Preto e também na Casa da Memória José Luiz Sigrist.

“NAS NOTAS DE NABOR”

Juntamente com a abertura da Primavera de Museus, a Fundação Pró-Memória lançará dia 24 de setembro a exposição de longa duração “Nas notas de Nabor”, que visa homenagear Nabor Pires de Camargo, um dos mais ilustres indaiatubanos. A sala pretende mostrar ao público quem foi esse importante clarinetista de forma interativa, aludindo a uma memória que não pertence apenas à Indaiatuba, mas sim à cultura nacional de uma maneira geral. Para isso serão expostas peças referentes ao mesmo (com destaque para o piano original do músico), cópias de documentos como partituras e fotos, e painel explicativos.

A exposição poderá ser conferida a partir de 24 de setembro no Museu Municipal Casarão Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto. Confira a programação completa:

AÇÃO EDUCATIVA - UM DIA NO MUSEU

Estão previstos três dias de atividade (de 24 a 27 de setembro) em parceria com a escola EMEB Profa. Renata Guimarães, na qual as turmas dos quartos anos deverão produzir sua própria exposição na escola. Inicialmente será realizada uma palestra na Tulha do Museu, onde as crianças aprenderão um pouco mais sobre o funcionamento de um Museu e como é feita uma exposição (seleção do tema, das peças, catalogação, criação da comunicação e mediação).

OFICINA SENSORIAL PARA BEBÊS - CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE

Horário: das 9h às 11h

Vagas: 10 bebês + respectivos pais (pais ou responsáveis deverão permanecer nas dependências do Museu durante a realização de toda a atividade)

CASARÃO 60+

Oficina de vasos reciclados (com mudinhas de suculentas do Museu)

Horário: das14h às 16h

Responsáveis: Tami Coelho Ocar e Yara Raquel S. Cruz

Público máximo: 30 idosos

SARAU TODAS PALAVRAS - EDIÇÃO ESPECIAL PRIMAVERA DE MUSEUS

Horário: das 19h às 22h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Data: 28 de setembro de 2019

Local: Casa da Memória José Luiz Sigrist - R. das Primaveras, 450.

OFICINA DE SLIME TEXTURIZADO PARA CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE

Público máximo: 12 crianças