Notícias

Fundação Pró-Memória realiza nomeação do Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ no dia 29

  • Publicação: 26/02/2020 16:15h
  • Redator(es): Ana Paula Cervio e Fábio Alexandre
  • Release N.º: 130

Foto

Foto: Arquivo RIC/PMI

No próximo dia 29 de fevereiro, a partir das 11 horas, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba realiza a nomeação do Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ (Casarão Pau Preto), homenageando um importante símbolo para a cidade de Indaiatuba, que durante toda sua vida se doou em prol da preservação da História, Memória e desenvolvimento da cidade, além de ser um dos fundadores do Pró-Memória e presidente de seu Conselho Administrativo durante muitos anos.

O Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ foi criado pela Lei Municipal 7.236, de 25 de outubro de 2019, substituindo o antigo nome Museu Municipal ‘Casarão Pau Preto’. O local ainda é sede da Fundação Pró-Memória, que também conta com a Casa da Memória ‘José Luis Sigrist’, que fica na Rua das Primaveras, 450, Vila Bérgamo, e abriga a Biblioteca Municipal Rui Barbosa e os Arquivos Municipais, Permanente e Intermediário.

Nos dias que antecedem a homenagem, a Fundação Pró-Memória realizará atividades no Museu. Na quinta-feira (27), às 18h30, acontece a oficina ‘Jogo das Memórias, voltada para crianças de 4 a 10 anos de idade. A atividade visa ensinar de forma lúdica o que é patrimônio, utilizando fotos do Arquivo Municipal. Na sequência, as crianças confeccionarão seu próprio Jogo da Memória, que terá como tema o patrimônio de Indaiatuba.

A oficina ‘Sorteio de História’ é atração na sexta-feira (28), às 15 horas. Criada para estimular a memória do público idoso de forma lúdica, a atividade consiste em colocar papéis dentro de um chapéu com instruções como “conte um causo engraçado de sua vida” ou “qual era seu maior medo quando criança”. Os participantes sorteiam e realizam as tarefas.

No sábado (29), as atividades terão início na Biblioteca Pública Rui Barbosa às 10 horas, com ‘Contação de Histórias’ comandada pela professora Suellen Barbosa, formada em pedagogia, psicopedagogia e contação de histórias. Já no período da tarde, o Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ recebe o jogo ‘História em Movimento’, que tem como objetivo ensinar para as crianças de forma dinâmica e divertida sobre os patrimônios de Indaiatuba. Para descobrir cada um deles, elas deverão seguir regras que serão ditadas. As crianças também poderão colorir as imagens dos patrimônios locais e levar para a casa seus respectivos desenhos. A atividade tem início às 14 horas e 20 vagas serão disponibilizadas.

As inscrições para as oficinas serão realizadas no dia de cada atividade, por ordem de chegada, diretamente no Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’, localizado na Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto. Mais informações pelo telefone (19) 3875-8383.


Notícias relacionadas