Pavilhão 9, Korzus e Plebe Rude integram a programação do 20º Festival de Rock de Indaiatuba

Cinquenta e três bandas disputam dez vagas na final do evento, marcada para 9 de outubro
13/09/2022 10:32h

Foto: Caru Leão

Cinquenta e três bandas tiveram suas inscrições efetivadas e participam do Festival de Rock de Indaiatuba, promovido pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. As eliminatórias acontecem nos dias 18, 24 e 25 de setembro, no Espaço Viber, e a final está marcada para 9 de outubro, em palco montado no Parque Ecológico. Para celebrar os 20 anos do festival, as eliminatórias também contarão com shows de encerramento das bandas Pavilhão 9 e Korzus, enquanto a final será comandada pela Plebe Rude.

“Para celebrar os 20 anos do Festival de Rock de Indaiatuba, teremos três grandes shows para o público, sendo dois deles nas eliminatórias, com as bandas Pavilhão 9 no dia 18 e Korzus no dia 25, além da Plebe Rude na grande final, que acontece dia 9 de outubro”, revela Tânia Castanho, secretária municipal de Cultura. “Depois de dois anos realizando o festival de forma online, voltamos com força total e nada melhor que uma programação recheada para celebrar os 20 anos deste importante evento”.

Participam do 20º Festival de Rock bandas de Indaiatuba, Araçatuba, Avaré, Campinas, Cerquilho, Goiânia, Guarulhos, Itu, Jundiaí, Louveira, Osasco, Rio de Janeiro, Salto, Santos, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista e São Paulo. A ordem de apresentações foi definida em reunião realizada no último dia 3, no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela (confira abaixo).

Durante as eliminatórias, dez bandas serão selecionadas para a final, quando serão premiadas as três melhores participantes, além de Melhor Intérprete e Melhor Composição. A classificação das músicas e a atribuição de prêmios ficará a cargo da Comissão Julgadora, composta por três profissionais ligados à música escolhidos pela Comissão Organizadora.

Os critérios de avaliação serão: Interpretação (expressão musical, afinação, dicção e presença de palco), Composição (letra, estrutura poética, prosódia musical e contexto da obra) e Desempenho Musical (criatividade, arranjo, técnica e entrosamento). Cada critério receberá notas de 0 a 10, que poderão ser fracionadas.

A banda Insone foi a vencedora do Festival de Rock Virtual de Indaiatuba 2021. A Triunfo ficou em segundo lugar, seguido pela Cries for Help. O prêmio de Melhor Composição foi para a Black Mapache e de Melhor Intérprete, para a Triunfo. Mais informações pelos telefones (19) 3875-8383 ou 3875-6144.

O 20º Festival de Rock de Indaiatuba conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Amigos da Arte. Conheça as bandas que integram a programação do 20º Festival de Rock de Indaiatuba.

Pavilhão 9

Conhecido por seu discurso forte, pelas letras engajadas que tratam de questões sociais, políticas e culturais, o Pavilhão 9 é considerado um dos principais grupos de hip hop da década de 90. Atualmente, a banda está de volta e conta com uma nova formação, que inclui os vocais de Rhossi e Doze, além do guitarrista Rafael Bombeck (ex-La Raza), o baterista Leco Canali (ex-Tolerência Zero) e o DJ MF.

Desde então, foram mais de 300 mil cópias vendidas, sete álbuns gravados ao longo da carreira, indicações a prêmios, shows pelo Brasil inteiro e participação em programas de TV e festivais importantes do cenário mundial, como Rock in Rio e Lollapalooza.

Foto: Rui Mendes

Korzus

Formada em 1983, a banda surgiu de um encontro de amigos adolescentes que almejavam fazer uma participação em um concurso musical da escola, uma brincadeira que deu totalmente certo. Trazendo uma respeitável discografia contando sete álbuns de estúdio, dois ao vivo e um DVD, a banda conseguiu ao longo destes 36 anos de atividades fazer o seu trash metal ecoar pelos quatro cantos do mundo.

Apesar dos aclamados álbuns Mass Illusion (1991) e KZS (1995), acompanhados por turnês na Europa e América do Norte, foi com Ties of Blood (2004) que o Korzus ganhou destaque. Em 2019, a banda lançou sua biografia, Guerreiros do Metal, escrita por Maurício ‘Hominho’ Panzone, que conta a trajetória da banda desde os primórdios, seus inegrantes, histórias de bastidores, eventos, shows e outras curiosidades. Atualmente, a banda conta em sua formação com Marcello Pompeu (vocal), Dick Siebert (baixo), Antonio Araújo (guitarra), Heros Trench (guitarra) e Rodrigo Oliveira (bateria).

Foto: Edu Firmo

Plebe Rude

A banda de rock formada em 1981, em Brasília, começou se destacando no meio punk rock por volta de 1982, numa época em que a efervescência roqueira da capital federal era grande. Intitulado O Concreto Já Rachou, o primeiro disco do grupo foi lançado em 1985, às vésperas da abertura política do país, em um período de redemocratização.

Depois dos lançamentos de Nunca Fomos Tão Brasileiros (1987), Plebe Rude (1988) e Mais Raiva do que Medo (1993), a banda fez uma pausa, voltando às atividades em 2000, com o álbum ao vivo Enquanto a Trégua Não Vem.  Quatro anos depois, o guitarrista Clemente Nascimento, da banda Inocentes, passou a integrar o grupo, trazendo um estilo mais punk e agressivo ao quinto álbum de estúdio, R ao Contrário (2006).

Celebrando os mais de 40 anos de carreira, a Plebe Rude apresenta a turnê Evolução. O show conta com faixas de destaque do último trabalho, além dos grandes sucessos que marcaram a trajetória da banda. A banda conta atualmente com Philippe Seabra (guitarra e voz), André X, (baixo), Clemente Nascimento (guitarra e voz) e Marcelo Capucci (bateria).

20º FESTIVAL DE ROCK DE INDAIATUBA - ORDEM DE APRESENTAÇÃO

Encerramento – Korzus

9 de outubro, a partir das 15h
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba